terça-feira, 2 de abril de 2013

António Simões compara Jorge Jesus a Brian Clough


Em Inglaterra houve um José Mourinho antes de José Mourinho? 

Houve: Brian Clough, que fez de uma equipa de província bicampeã da Europa, o Nottingham Forest. 

Pois, mas o que eu acho é que há também esse Brian Clough em Jorge Jesus, não nos seus traços excêntricos e polémicos, mas nos outros, nos imprevisíveis e instintivos. 

Viu-o, sábado, naquele golo de Melgarejo ao Rio Ave (mas não só...),lembrando-me de Martin O'Neill, que fora treinado por ele, terrontado que, certa vez, um dos seus rapazes lhe foi perguntar, muito tímido, o que poderia fazer para o tornar melhor lateral. 

Fechado no seu rosto luminoso, Clough respondeu-lhe que não sabia, o pupilo murmurou-lhe: - Senão sabe isso, como é que pode continuar a treinar-me? e recebeu em contra-ataque: - Aprende então: não sou eu que tenho de te ensinar a seres melhor jogador, tens de ser tu. Eu só tenho de estar demasiado ocupado a ganhar jogos. 

Sim, este ano mais do que em qualquer outro, Jorge Jesus descobriu a quadratura desse círculo, o segredo de estar apenas demasiado ocupado a ganhar jogos - e com isso conseguiu tudo o resto: ensinar um lateral a ser o que não se imaginava que pudesse ser, o Melgarejo - produção sua como já fora Coentrão; inventar um novo Enzo Perez; ou fazer de Matic, Ola John, Lima, Gaitán, jogadores bem melhores do que eram... 

Foi por acaso? Não, não foi. Nem foi só. No futebol, inventar uma ideia é tão eficaz como transmitir uma emoção - e, mesmo que, às vezes, fosse pelos caminhos trocados das palavras, Jesus fez, como Clough fazia, o que precisava de ser feito: ter o sonho no infinito, o impossível no possível. 

Com esse poder de convicção, que chegou a parecer quase delírio, ganhou jogos - e deixou o Benfica no ponto em que está, e, continuando a jogar como jogou contra o Rio Ave, vai acabar por ser o que eu suspeito que será: campeão. (O que a acontecer terá o mérito maior que pode haver: o ganho ser por mérito dele, do Jesus - e não por demérito doutro, do Vítor Pereira...)» 

- António Simões, jornal A Bola, 2 de Abril de 2013

2 comentários:

  1. Este António Simões, não é a nossa Glória... é jornalista d'A Bola.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro abidos, obrigado pelo alerta. Já foi rectificada a foto.

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!