quarta-feira, 17 de abril de 2013

Derby: Estreia de Eusébio deu vitória ao Sporting


O primeiro «derby» do rei terminou com vitória do rival de Alvalade. E o triunfo valeu o título nacional aos leões, num jogo decidido antes do intervalo.

O Eusébio que o Sporting desejou e que o Benfica assegurou marcou no seu primeiro derby, a 27 de Maio de 1962, em Alvalade, apesar da derrota por 3-1. Foi na última jornada da época 1961/62, aquela que decidiria o campeão nacional, Sporting ou F.C. Porto. Uma tarefa hercúlea para os leões, que não ganhavam há três anos e tinham pela frente não só o campeão português em título, como os detentores do ceptro europeu, que ganharam 5-3 ao Real Madrid com dois golos do pantera negra.

Foi também o primeiro derby de Libânio, guarda-redes do Sporting, na sua terceira missão da temporada! Uma responsabilidade imensa, que o homem da baliza reconheceu na véspera do encontro: «Em cada minuto, em cada lance pode estar a resolução dos nossos anseios.»

Eusébio era a principal preocupação de Libânio, apesar de toda a frente encarnada - «sem dúvida, a melhor linha avançada portuguesa», considerou - ser digna de semelhante destaque. O guarda-redes nunca tinha visto Eusébio jogar, mas a reputação do avançado era uma verdade inquestionável. «Pelo que vi e tenho lido é um rematador de respeito», assumiu o jogador do Sporting, na altura.

Mas o pantera negra, que um dia Salazar classificou de «património nacional», não conseguiu melhor sorte para o Benfica que um golo aos 29 minutos, numa altura em que perdia por 2-0. Morais e Hugo, aos 20 e 27, colocaram o Sporting na frente do marcador, uma equipa que teve para ser sua e só por pouco não foi. Eusébio, nascido em Lourenço Marques [actual Maputo], jogava no Sporting local, filial do Sporting da metrópole, mas os leões deixaram-se antecipar pelos encarnados que, por 250 contos, garantiram os serviços do melhor jogador português de todos os tempos.

Na presença de 70 mil adeptos, grande parte a remoer ainda a perda de Eusébio, o Sporting fez a festa do título, mas nem todos os encarnados viraram as costas aos festejos: o pantera negra, José Augusto e Cavém fizeram questão de cumprimentar os campeões nacionais, numa demonstração inestimável de desportivismo e que os vencedores muito apreciaram. Afinal, Eusébio nascera felino para o mundo do futebol.

Ficha de jogo:

Época 1961/62
I Liga - 26ª jornada
27 de Maio de 1962
Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Décio Freitas (Lisboa)

Sporting
Libânio; Lino, Lúcio e Hilário; Pérides e Mendes; Hugo, Figueiredo, Diego, Geo e Morais
Treinador: Juca (português)


Benfica
Costa Pereira; Mário João, Germano e Ângelo; Cavém e Cruz; José Augusto, Eusébio, Águas (cap.), Coluna e Simões  
Treinador: Bela Guttmann (húngaro)


Marcadores: 1-0, Morais (20); 2-0, Hugo (27); 2-1, Eusébio (29); 3-1, Costa Pereira (40, p.b)

1 comentário:

  1. mais parece noticias enccomeendadas do recoreco fogo onde andas com a cabeça não queres fazer mais cronicas com as vitorias do cp

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!