sábado, 20 de abril de 2013

Rui Santos: Pinto da Costa no fim da linha


Houve um tempo em que se dizia à boca pequena que o problema do Benfica era não ter um presidente como Pinto da Costa e Joe Berardo até conta uma história segundo a qual tentou "comprar o passe" do presidente do FC Porto para assim enfraquecer o rival dos encarnados. A comunidade futebolística reconhece o papel protagonizado por PC na quebra da hegemonia dos clubes de Lisboa, principalmente no que diz respeito ao enfraquecimento do Benfica. O trabalho está feito. Os adeptos e sócios do FC Porto estar-lhe-ão sempre gratos. Adiar o tema da sucessão pode resultar no entanto, em prejuízo do clube do dragão. O FC Porto tem, em tese, três anos para encontrar um novo líder, uma vez que Pinto da Costa está no "fim da linha". Mas a ausência de preparação desse novo tempo (insistência num certo centralismo) encerra o perigo de o FC Porto não se adaptar a uma nova liderança. E isso PC poderia evitar, disponibilizando-se a fazer uma transição... sem dor. Será capaz? 

A decisão de se recandidatar a mais um mandato como presidente do FC Porto estava dependente da luz verde dos médicos. Essa luz verde foi dada e PC, confessando-se a 100 por cento, decidiu avançar. Entende-se. Não é fácil a um homem que dedicou quase toda a sua vida à consagração de uma instituição desportiva no plano do desporto profissional dizer "basta". Não foi apenas dedicação. Foi uma luta pela implantação de um estilo, primeiro dentro de portas; depois externamente. Agora em ambos os tabuleiros.

Pinto da Costa construiu uma teia em seu redor: eliminou (potenciais) inimigos, travou batalhas com quem não o bajulou e, através de um hábil "concurso" de alianças e parcerias, foi gerando o "centralismo"que tanto se empenhou em fustigar, na "versão Terreiro do Paço". Com o apoio de muitos govemantes e do poder político - ao contrário do que quis fazer crer depois da "populista" intervenção do presidente colombiano Juan Manuel Santos.

Esta época não está a correr bem ao FC Porto e, se o Benfica conseguir gerir a vantagem que entretanto adregou, não se vê forma de não se falar de uma época totalmente falhada. E a pergunta impõe-se: com um presidente menos activo, em função de circunstâncias muito respeitáveis, está justificada a menor eficácia da (estrangulada) SAD portista desde que André Villas-Boas decidiu, unilateralmente, "desertar"? Menor eficácia, sim, porque Jackson Martínez foi uma solução tardia e porque Vítor Pereira foi o "remendo" que se achou para atenuar o impacto de uma "fuga" não controlada.

Acresce que uma SAD controlada (bem paga) não tem espaço para se movimentar. Reinaldo Teles e Antero Henriques são dirigentes de tempos diferentes, eles próprios com visões diferenciadas, mas antes como agora (e sempre) com "autonomia" condicionada. esta Pinto da Costa concluir que, neste último mandato, é importante preparar a sucessão. E mais valia prepará-la "dentro do FC Porto", num papel não executivo, do que fora do FC Porto, quando já não houver nada a fazer perante uma situação inelutável. Ignorar a transição é não proteger o próprio edifício construído por Pinto da Costa.»

- Rui Santos, jornal Record, 20 de Abril de 2013

6 comentários:

  1. E quando é que chega o fim da linha para o Boi Santos?? Credo meu que personagem mais ridicula esta,este homem é uma vergonha para Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Não merece grande comentário, este Sr. por vezes dá uma no cravo outra na ferradura, desta vez como foi no "sapato" do PC...tudo bem!

    ResponderEliminar
  3. É incrível como um bandalho destes sem coluna vertebrla, tem o tempo de antena que tem....
    Está aqui estará num "big brother" qualquer....
    RA

    ResponderEliminar
  4. Normal, o tempo passa e os pastores sao sempre os mesmos!!!! Tito Serra

    ResponderEliminar
  5. https://www.youtube.com/watch?v=8E0oQxgXKYk

    Um aviso á navegacao para todos os Benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que o problema não está em Rui Santos. Está sim em quem o põe onde ele está!
    Ele é a voz de lobbyes de poder, lobbies esses que se estendem, tranversalmente. á generalidade da comunicação social deste país!
    As pessoas deveriam perguntar-se qual terá sido, na sua génese, a razão de aparecer uma Benfica Tv!...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!