quarta-feira, 24 de abril de 2013

António Simões discorda de Jesualdo: Sporting não foi melhor do que o Benfica


Meu caro prof. Jesualdo Ferreira: Sim, eu sei que da sua boca não ouvi explicitamente o que ouvi de outros sportinguistas: que João Capela perdoou quatro (ou se calhar três ou se calhar dois...) penalties ao Benfica, mas ouvi, sibilina, a insinuação: «Tirou ao Sporting a possibilidade de ganhar!» 


Porém, não é disso que lhe venho falar, é de outra parte da sua intervenção. Quando afirmou: «O Sporting foi melhor do que o Benfica». (Sublinhando que não tinha dúvida alguma.) Percebo, mas discordo. (No futebol a discussão sobre o que é jogar melhor é uma questão metafísica ou uma bizantinice em torno do sexo dos anjos - pelo que eu, pragmático, acho que, normalmente, joga melhor, seja lá o que isso for, quem ganha.) 

Eu explico: nos primeiros 30 minutos (pelo menos) o Sporting foi mais insinuante do que o Benfica, atrevidote. Só que tal não significa jogar melhor porque, para mim, não joga melhor quem tem a bola e não sabe o que fazer com ela - joga melhor quem tem a argúcia e o ser que, de um momento para o outro, o tira das trevas, lhe transforma o génio em lance desconcertante, em golos. Ou quem, quando parece que a equipa está encerrada em prisão de alta segurança ou a cair no abismo, arranja, subversiva, a forma de escapar de uma coisa ou de outra. Foi o que o Benfica teve. 

Aliás, tem tido toda esta época: se não é Gaitán ou Salvio é Lima ou Cardozo, se não é Matic ou Ola John, é Enzo ou Melgarejo (ou... ou...) - razão porque acabará por ser o que me parece seu destino: campeão. 

E, sendo-o, sê-lo-á com justiça. Como o FC Porto no ano passado. Que apesar de haver quem, depois, entrasse, fariseu, em jogo fazendo crer que o fora porque Ricardo Santos não vira off-side de Maicon (que só o vídeo mostrou) - o foi porque (no sentido que isso tem para mim) foi melhor que o Benfíca. 

E se, então, eu achei que não era justa para FC Porto essa mácula, agora acho o mesmo: que é injusto que a história venha a ligar o (putativo) título do Benfica não à obra da sua arte (que é...) - mas a obra de outra arte: retorcida e à Capela (que pode ser...)» 

- António Simões, jornal a Bola, 23 de Abril de 2013

2 comentários:

  1. A`gente que em Portugal tenta criar uma realidade diferente da verdadeira,ja no classico tinha sido assim,Que o Porto foi melhor,que dominou..como é que dominou se na 2 parte nao fez 1 remate á baliza e ainda viu a bola a ir ao poste deles duas vezes entre outras?

    ResponderEliminar
  2. Mas e novidade para alguem que e mais facil encontrar no porto uma puta virgem que um portista honesto , ja com os lagartos e mais do mesmo uns javardos q só sabem vomitar bosta ,o resto e falclore verde para cães azuis grunhir ..

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!