quinta-feira, 18 de abril de 2013

Benfica - Sporting: 10 dos mais insólitos episódios da história dos derbies


1. Em Janeiro de 1909, o Benfica derrotou o Sporting (2-1), através de uma grande penalidade muito polémica, assinalada pelo árbitro, de nacionalidade inglesa. O Sporting protestou e o Benfica solicitou à Liga a anulação do jogo, pedido que não foi satisfeito mas que demonstra o desportivismo do Clube.

2. O Sporting recusa-se a jogar contra o Benfica, a 18 de Julho de 1911, alegando que os benfiquistas não são dignos de pisar as suas instalações.

3. Em 1945, Peyroteo, mitico avançado leonino, foi expulso pela primeira e única vez na sua carreira. Isto porque um jogador do Benfica o insultou em murmúrio e Peyroteo respondeu-lhe a soco, para limpar a honra beliscada da mãe.

4. Em 1946 o Benfica estreou as meias vermelhas com listas brancas num jogo frente ao Sporting. Aos 21 min o Benfica já vencia por 3-0 mas no final o Sporting venceria por 4-3.

5. 17 de Novembro de 1946, no Campo Grande, é a grande data de Azevedo. O guarda-redes do Sporting garantiu o campeonato de Lisboa na última jornada frente ao Benfica com o braço esquerdo... ao peito.

6. No dia 23 de Maio de 1976, em Alvalade, não houve árbitro para apitar o jogo. O juiz que estava designado não compareceu, tendo havido necessidade de recrutar um árbitro da assistência, recaíndo a escolha em Nemésio de Castro.

7. Em 1977/78 o golo de letra de Vítor Baptista valeu a vitória ao Benfica e uma história eterna. Uma palmada de felicitações de Cavungi fez cair o brinco do polémico médio, que atrasou o reinício do jogo para procurar o adorno. Nunca apareceu e a mágoa de Vítor Baptista ficou para sempre: «Perdi dinheiro a trabalhar. O brinco valia 12 contos e o prémio de jogo era oito...»

8. Em 1982/83 o Benfica já festejava o seu 25º título. Chalana marcou o único golo, mas o protagonista desta história é Bento. O guarda-redes, já desaparecido, tentou marcar de penalty, mas Meszaros defendeu. Na sua baliza, Bento negou em contrapartida um penalty a Jordão. «Há dez anos que andava a tentar defender um penalty do Jordão», desabafou no final.

9. Em 1994/95 o derby teve direito a repetição. O primeiro jogo foi vencido pelo Sprting por 2-1, num desafio marcado pela actuação do árbitro Jorge Coroado que expulsou o avançado benfiquista Caniggia. O Benfica protestou o jogo e a liga mandou repetir a partida. O segundo jogo foi no Restelo e o Benfica venceu por 2-0 mas a FIFA não concordou com a decisão da liga e mandou anular a segunda partida, prevalecendo o resultado do primeiro jogo.

10. Em 1998/99 o Benfica venceu em Alvalade por 2-1 com dois auto-golos do defesa leonino Beto.

1 comentário:

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!