terça-feira, 23 de abril de 2013

Vítor Serpa: De Nico Gáitan a Lionel Messi


É uma bênção dos deuses do futebol que os grandes jogadores continuem a decidir jogos. O futebol evoluiu muito nos últimos cem anos, tornou-se mais físico, mais resistente, criou grandes atletas e chega-se muitas vezes a discutir, até, se, por este caminho, o futebol não precisará de rever, um dia, o número de jogadores em campo, tal a maneira como as equipas conseguem controlar o espaço no terreno de jogo. 

Penso, porém, que a melhor resposta a quem propõe alterações de regras para ter mais espetáculo é dada, da forma mais eloquente, sempre que um artista do futebol concebe com a maior criatividade lances que culminam em golos, como sucedeu no último derby com Nico Gaitán. 

Visto e revisto pelo mundo inteiro, os lances de Gaitán que estiveram na origem dos dois golos do Benfica foram, de facto, obras de arte que, por si só, se apresentam como verdadeiros hinos ao futebol espetáculo e por isso foram apreciados em todo o planeta. 

É, de facto, um bem essencial ao jogo a preservação da espécie muito rara dos grandes jogadores, como são os casos mais celebrados de Ronaldo e de Messi. Por isso, o mundo inteiro torce para que o génio argentino do Barcelona esteja em condições de defrontar hoje o Bayern, em Munique, naquele que se prevê ser um dos maiores e mais belos desafios do ano. 

Porque sendo o Barcelona uma equipa de notável qualidade, não é a mesma sem Lionel Messi e se é verdade que o Barça, mesmo sem Messi, é capaz de vencer quase todas as equipas da Terra, precisa do pequeno grande génio no seu melhor quando o adversário é o Bayern que, legitimamente, se candidata a provar ser a atual melhor equipa do mundo. 

O que só provará se conseguir destronar o Barcelona de Messi.» 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 23 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!