quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fernando Guerra sobre o derby: "Vitória do Benfica é inatacável"


Em conclusão, esgrime o Sporting motivos suficientes para reclamar o seu prejuízo mas não o suficiente para alterar o essencial da coisa; ou seja, a vitória benfiquista é inatacável, porque, à parte os erros capelianos quantas oportunidades de golo o Sporting criou? Assim mesmo, oportunidade para marcar? Nenhuma. 


Neste ponto, e só neste, foi «limpinho», como apregoou Jesus, o que não chega para desvalorizar o desempenho da equipa leonina que foi enorme em face das suas muitas limitações. Defendo até que, em matéria de preparação e organização, Jesualdo Ferreira encostou Jorge Jesus às cordas, mas faltou-lhe poder de soco para o derrubar, por dispor unicamente de meninos empenhados e promissores. 

Julgo que é esta imagem que merece ser valorizada, o projeto de futuro que do nada Jesualdo começou a desenhar, o exemplo do Bayern a seguir ou o Benfica ter vencido sem dominar como foi focado em conferência de Imprensa.

Sinais de recuperação que não devem diluir-se em minudências, nem em confluências de interesses de significado duvidoso: não tendo estado Bruno de Carvalho à altura do cargo na hora de verberar o trabalho do árbitro, limitando-se a frases de circunstâncias, críticas, sim, mas elegantes, sentiu-se, por isso, o presidente portista entusiasmado a exercitar a sua veia irónica e intrometer-se em assunto que não lhe diz respeito, provavelmente embevecido por ver o colega leonino seguir-lhe as pisadas, trocando a tribuna pelo banco de suplentes, em medida populista e inadequada a um clube de dimensão nacional. 

Foi esse «provincianismo», aliás, tão grato à estratégia de controlo de PC, que jamais permitiu ao FC Porto libertar-se do rótulo de «grande clube regional».

-Fernando Guerra, jornal A Bola, 23 Abril 2013

1 comentário:

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!