quarta-feira, 17 de abril de 2013

Derby: Fundador do Benfica dá vitória ao Sporting no 1º derby da história


A tentativa de fazer passar a chuva por desculpa louvável para falhar o jogo quase custou aos leões a primeira vitória de sempre.

Era uma vez podia ser o começo desta fantástica história desportiva, recheada de finais felizes, a todos dedicados, a tempos distintos. Tudo começou há 100 anos, quando Benfica, ainda Sport Lisboa, e Sporting não passavam de novatos, sem a expressão que o presente lhes confere e o futuro lhes garante. O futebol dava os primeiros pontapés em Portugal e em Lisboa experimentava-se, timidamente, a nova modalidade. Dezembro foi o mês destinado ao primeiro derby e a tentativa de fazer passar a chuva por desculpa louvável para falhar o jogo quase custou aos leões a primeira vitória de sempre. Decorria o ano de 1907, o início de uma rivalidade sem precedentes.

Entre o anúncio do primeiro derby alfacinha, a 1 de Dezembro de 1907, - «Desafios da Liga - Devem realizar-se hoje no campo do Carcavelos os desafios da Liga entre o Sporting e o Sport Lisboa», anunciava a secção «Vida Sportiva» do Diário de Notícias da véspera, mas sem garantias - ao primeiro resultado, a história do jogo contava-se, então, em poucas linhas. Outras modalidades, mais enraizadas na cultura portuguesa, como a caça ou o xadrez reuniam a preferência dos leitores e, claro, dos editores.

Mas apesar da aparente reserva quanto à realização da terceira jornada do Campeonato de Lisboa, esta teve mesmo lugar, indiferente ao frio, à chuva, ao granizo ou à lama. «Realizaram-se ontem no campo do Carcavelos, os desafios entre o Sporting e o Sport Lisboa, e entre o Club Internacional de Football e o Carcavelos Club. Apesar da chuva forte e do granizo que caíram, não afrouxaram os jogadores dos quatro mencionados clubes. O jogo decorreu com animação, sendo a concorrência regular. O Sporting marcou dois golos contra um, e o Carcavelos 13 contra zero», relatou o mesmo periódico, com o primeiro golo dos leões a ser marcado por Cândido Rodrigues, um dos irmãos Catatau, que deixara o Sport Lisboa, por falta de condições.

Dentro de campo o Sporting, que apresentou o equipamento que mais tarde seria conhecido por Stromp, não «afrouxou», como reportou o jornal, venceu por 2-1 o derby inaugural e bem pode agradecê-lo ao árbitro de então, Burtenshaw, jogador do Carcavelos, que obrigou os leões a entrarem em cena, quando estes queriam abandonar o jogo devido à chuva. Foi o começo de uma longa rivalidade, com a atenuante para os encarnados de que ainda eram o... Sport Lisboa.

Ficha de jogo

Época 1907/08

Campeonato de Lisboa - 3ª jornada
1 de Dezembro de 1907
Campo da Quinta Nova, em Carcavelos

Árbitro: Burtenshaw (Carcavelinhos)

Benfica
:
João Persónio; Luís Vieira e Leopoldo Mocho; António Alves, Cosme Damião e Marcolino Bragança; Félix Bermudes, António Costa, Eduardo Corga, António Meireles e Carlos França

Sporting:
Emílio de Carvalho; Queirós dos Santos e Belo; Albano dos Santos, Couto e Nóbrega de Lima; António Rodrigues, Cândido Rodrigues, Eagleson, Viegas e Henrique Costa


Marcadores: 0-1, Cândido Rodrigues; 1-1, Corga; 1-2, Cosme Damião (p.b.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!