sábado, 27 de abril de 2013

Nuno Farinha explica a "Liga da Verdade" do jornal Record


A Liga da Verdade, que Record publica semanalmente, atribuiu nota negativa à arbitragem de João Capela no Benfica-Sporting. No conjunto das avaliações feitas aos árbitros que apitaram na 26.ª jornada, a soma entre as pontuações de Record, “Correio da Manhã”, “A Bola” e Rádio Renascença não vai além de um 13 numa escala de 0 a 30. Um mau trabalho, portanto.

De resto, como o nosso jornal já havia considerado no próprio dia do jogo através de uma sentença que indicou “dois penáltis por marcar a favor do Sporting”. Joaquim Campos, ex-árbitro internacional e colaborador de Record, veio a considerar o mesmo: faltas de Maxi sobre Capel e Viola, com a respetiva expulsão que, assim, teria de acontecer.

A nota dada pelo observador do Conselho de Arbitragem é uma daquelas coisas que o adepto não entende. Nem vale a pena recordar, um por um, os casos do dérbi. Foram vários. O tal observador – Luís Ferreira – não entendeu assim e deu-lhe nota positiva: de 0 a 5, Capela mereceu 3,7. Ou seja, um “Bom Mais”. Quer isto dizer que o árbitro “teve razão em todos os lances polémicos”. Não teve, claro. Falhou tanto ou mais do que Proença no Benfica-FC Porto da última época, o clássico que ficou marcado por um golo de Maicon em fora-de-jogo. Erro que viria a ser admitido pelo próprio árbitro assistente. Há um ano o Benfica teve motivo para se queixar, como agora têm o Sporting… e o FCP.

Curiosamente, na mesma Liga da Verdade que Record publica, águias e dragões estão em plano de igualdade: cada um deles deveria ter, segundo os critérios utilizados, mais 2 pontos na classificação. Em situação muito diferente está o Sporting, com um benefício direto de 5 pontos. Isto é, os leões deveriam ter 28 pontos e não os 33 que valem o 10.º lugar atual.

A tabela indica ainda que se alguém tem tido azar com as arbitragens é o Beira-Mar: prejudicada em quatro jornadas, a equipa de Aveiro deveria ter mais 7 pontos. O suficiente para estar praticamente a salvo da descida de divisão, em vez de ocupar, como ocupa, o último lugar na tabela.

-Nuno Farinha, jornal Record, 27 de Abril 2013

1 comentário:

  1. Têm razões de queixa do jogo Benfica-Porto do ano passado arbitrado pelo Proença?
    Principais erros:
    Amarelo para Maxi aos 2 minutos
    novo amarelo para Maxi aos 36 (expulsão)
    mais um amarelo para Maxi aos 90 (nova expulsão?)
    Penalty por assinalar aos 80 e devido cartão amarelo para Cardozo (expulsão)
    Golo mal validado aos 86 ao Porto por fora de jogo.
    Jogavam 1 hora com menos 1 e 10 minutos com menos 2, mais o penalty por assinalar e foram prejudicados?
    Podem confirmar aqui e revejam o jogo para ver se não bate certo!
    http://www.quatrolinhas.pt/teams/game.php?id=56&gameid=214
    Podem ter queixas de outros jogos mas desse com certeza só tem quem não souber ver futebol!
    Sejam sérios!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!