sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nuno Farinha: "Benfica jogou pouco e ganhou, o FC Porto jogou pouco e empatou"



Vítor Pereira protagonizou ontem a conferência de imprensa mais agitada desde o dia em que sucedeu a André Villas-Boas. 


O treinador do FC Porto já não disfarça o incómodo causado pela posição delicada em que agora se encontra. Vive-se o culminar de uma época que, para os dragões, corresponderá a uma das mais fracas campanhas na história recente do clube em caso de insucesso no campeonato. 

A Supertaça é igual a quase nada. É uma verdade inquestionável que o FC Porto atingiu um nível brilhante em determinada fase da temporada. 

É também verdade que o FC Porto não perdeu ainda qualquer jogo na Liga 2012/13. É ainda verdade que nas duas épocas de Vítor Pereira o FC Porto teve apenas uma derrota nos 55 jogos a contar para o campeonato nacional. 

É obra. Mas há outras verdades. A primeira diz que os responsáveis pela arquitetura do plantel dos dragões não fizeram desta vez um bom trabalho. 

Porque deixaram o grupo altamente desequilibrado em termos de soluções; porque gastaram 25 milhões de euros em dois (excelentes) laterais e não cuidaram de posições onde existiam debilidades; porque continuam por entender as contratações de Izmailov e Liedson; e também porque não se percebe como é que uma das equipas europeias que nos últimos anos melhor se exibiu em 4x3x3 teve a ousadia de manter o desenho tático não havendo qualquer extremo puro no onze. 

Nenhum 4x3x3 resiste sem extremos. E na final da Taça da Liga, por exemplo, Vítor Pereira teve James de um lado e Defour do outro. Impensável. 

Ainda alguém consegue ficar intrigado com a quebra de rendimento de Jackson? O FC Porto foi espetacular durante meia temporada - até mais espetacular do que o 8enfica. A diferença é que a equipa de Jesus foi capaz de ganhar mesmo quando jogou mal, enquanto os dragões esbanjaram pontos decisivos nos primeiros jogos em que faltou a nota artística. 

Essa foi a chave: o 8enfica jogou pouco e ganhou, o FC Porto jogou pouco e empatou. Possivelmente, decidiu-se aí.» 

- Nuno Farinha, jornal Record, 20 de Abril de 2013

2 comentários:

  1. patriarca disse:


    Isso aconteceu porque não são farinha do mesmo saco.

    ResponderEliminar
  2. Farinhadas, haja paciência

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!