sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fenerbahçe: Raio-X à equipa turca


Segundo classificado da Liga da Turquia conta no plantel com jogadores como Meireles, Kuyt, Krasic, Demirel, Moussa Sow e Webó.

O Fenerbahçe, adversário do Benfica nas meias-finais da Liga Europa, é uma das equipas mais fortes da Turquia. Treinada por Aykut Kocaman, há quatro épocas no clube, teve um início de época muito atribulado. Perdeu a Supertaça turca para o Galatasaray e saiu da Liga dos Campeões, no "play-off", aos pés do Spartak de Moscovo.

Um golpe duro numa temporada em que o clube apostava muito na participação na fase de grupos da Champions, depois de na época passada ter sido impedido de participar, devido ao envolvimento do presidente Aziz Yaldirim, num escândalo de combinação de resultados.

O investimento foi sério. O clube foi capaz de contratar Raul Meireles, ao Chelsea, Dirk Kuyt, ao Liverpool, Topal, ao Valencia, Krasic e Ziegler (Janeiro), à Juventus, Yobo, ao Everton, Emre, ao Atlético Madrid, e Webó, em Janeiro, ao Istambul BB. Um sério contingente de reforços a juntar a um plantel já recheado de bons valores, como são exemplos o brasileiro Cristian, o eslovaco Miroslav Stoch e o goleador senegalês Mouss Sow.

Aos nomes internacionais, há que juntar as mais-valias internas. Além de Topal e Emre, há que contar com o guarda-redes Demirel, os defesas Gonul, Kormaz, Irtegun e Ali Kaldirim, e Erkin, um médio com dois golos na Liga Europa e que falha o encontro da 1ª mão, devido a castigo.

Números e onze tipo

Moussa Sow, avançado contratado ao Lille na época passada, é o goleador de serviço do Fenerbahçe. O senegalês é o terceiro melhor marcador do campeonato, com 15 golos, e o melhor da equipa. Curiosamente, o quarto melhor marcador da Liga da Turquia também faz parte dos quadros do Fenerbahçe. Trata-se de Pierre Webó, camaronês contratado ao Istambul BB, em Janeiro. Webó tem 14 golos, quatro dos quais ao serviço do adversário do Benfica.

Na Liga Europa, curiosamente, Cristian, médio defensivo, e Kuyt são os que mostram mais pontaria, com três golos cada. Webó já tem dois. Raul Meireles é um dos indiscutíveis no onze de Kocaman. O médio português, com 29 jogos, só não tem mais partidas disputadas, devido a castigos.

Além do poder ofensivo, a equipa apresenta também um bom acerto defensivo. O Benfica é a equipa que menos golos sofre, em média, na Europa. O Fenerbahçe ocupa o oitavo lugar dessa tabela.

Onze tipo: Demirel, Gonul, Irtegun, Yobo e Ziegler; Cristian, Raul Meireles e Topal; Erkin, Kuyt e Moussa Sow.

Os objectivos do Fenerbahçe

Além da óbvia esperança de estar na final da Liga Europa, o Fenerbahçe está, tal como o Benfica, envolvido noutras frentes. O clube de Istambul está na meia-final da Taça da Turquia, tal como o Benfica, mas ao contrário dos encarnados não está na liderança do campeonato. A seis jornadas do fim, o Fenerbahçe está em segundo lugar, quatro pontos atrás do Galatasaray.

Nos quartos-de-final da Liga Europa, o Fenerbahçe eliminou a Lazio.

-Noticia retirada do site da Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!