quarta-feira, 24 de abril de 2013

António Tadeia: Capela não gosta de marcar penaltis




Tal como há jogadores que driblam mais e outros que passam mais a bola, há árbitros que apitam mais faltas (e, por inerência, penaltis) e outros que o fazem com menor frequência. A atuação de João Capela no dérbi lisboeta, no qual deixou por marcar duas grandes penalidades a favor dos leões, foi coerente com aquilo que ele é como árbitro: trata-se do juiz que menos penaltis marca na Liga portuguesa e esta época ainda só tinha apontado um, a favor do FC Porto, depois falhado por Jackson Martínez nos Barreiros.

Capela apitou já dez jogos da Liga, nos quais assinalou 267 faltas, a uma média de 26,7 por jogo, apenas superior às de Marco Ferreira (26,3), Bruno Esteves (26,1) ou Luís Ferreira (22,8) e nos antípodas, por exemplo, de Bruno Paixão, que segue com uma média de 36,6 infrações assinaladas por desafio. É por isso normal que seja também dos que menos penaltis marca: apenas um em 900 minutos de futebol. Paulo Baptista, Pedro Proença, Rui Costa e Renato Gonçalves também só assinalaram uma grande penalidade, mas em menos desafios apitados, o que faz de Capela o juiz que menos penaltis marca na Liga portuguesa.

Aliás, Capela tem vindo a caminhar no sentido do tal “critério largo” que lhe apontaram anteontem. A sua média de faltas (26,7) é bem inferior às que vinha registando até aqui: 31,8 em 2011/12 e 36,3 em 2010/11. Pode concordar-se ou não, mas uma coisa não pode dizer-se: que Capela mudou para o dérbi. Ele já vinha apitando assim quando foi escolhido.


PS - Esta é a última vez que me refiro ao derbi de domingo. Há que seguir em frente. Mas como tenho sido frequentemente insultado - presumo que não pelas mesmas pessoas que me insultaram após o Benfica-FC Porto desta época ou o da época passada - por estar a branquear a realidade a favor não sei bem de que interesses, deixo a minha opinião sobre os lances polémicos do jogo. Acho que há dois penaltis de manual: o de Garay sobre Van Wolfswinkel aos 5' e o de Maxi Pereira sobre Viola aos 87'. Tenho dúvidas no lance de Maxi sobre Capel aos 7', porque não consigo ver bem o toque, embora admita que ele exista.


-António Tadeia, Diário de Noticias

3 comentários:

  1. Os lances são tão duvidosos que ninguém concorda quais é que eram faltas!

    ResponderEliminar
  2. O problema é que todos eles (os antis) estavam convencidos que iam ganhar, nem que fosse à base do mergulho para o penálti... temos pena

    ResponderEliminar
  3. so veijo palhaços comentar e tentar destablizar o benfica pelo menos esses dois portistas ocupem-se do porto e deixem o benfica tranquilo que esta a ser bem governado por quem sabe e percebe viva o benfica

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!