quinta-feira, 18 de abril de 2013

Clássico com golos parece ser o destino


Aquando do jogo da primeira volta, já Benfica e Sporting tinham demonstrado, de forma bem clara, que tipo de época iriam fazer, com as águias a apontarem para o título e os leões a pensarem, única e exclusivamente, em evitar a pior classificação de sempre. Agora, com o termo da temporada a aproximar-se, não restam dúvidas que esta é uma das épocas mais atípicas no que se refere ao frente-a-frente entre os emblemas da capital, pois o desempenho das duas formações não tem comparação.

Contudo, por enorme que seja a diferença pontual entre águias e leões, ninguém ficará admirado se acontecer uma surpresa ou, pelo menos, uma semi-surpresa – entenda-se empate – na Luz. A história está recheada de situações similares. Desta feita, porém, poucos acreditam nisso, já que os números são claramente favoráveis aos pupilos de Jesus, apesar de o Sporting ir numa série de três vitórias consecutivas e noutra de cinco embates de enfiada sem perder, as suas melhores na prova. Mas se estes dados podem animar os leões, as águias não sabem o que é perder no campeonato e já se disputaram 25 jornadas...

O Benfica precisa de vencer para, independentemente do resultado do FC Porto em Moreira de Cónegos, continuar a ter uma vantagem que lhe permita não só depender de si mesmo, como entrar no Dragão – na penúltima ronda – a poder perder esse jogo sem deixar escapar a liderança. Já o Sporting necessita de ganhar para continuar a boa fase e, dessa forma, manter o sonho de atingir o quinto lugar, o último que vale a entrada na Liga Europa.

O ataque tem sido a principal arma encarnada esta temporada, pelo que nunca é de mais recordar que, até agora, o Benfica não deixou escapar um único jogo sem marcar. Em casa, então, a média vai em 3 golos por partida. Curiosamente, foram também três que somaram em Alvalade, num jogo em que o Sporting confirmou uma das suas imagens de marca dos últimos tempos – marca pouco e sofre mais.

Feitas as contas, parece quase obrigatório que o clássico tenha golos e nem seria de admirar que o resultado da primeira volta voltasse a verificar-se. Afinal de contas, é por aí que as médias de golos marcados e sofridos das duas equipas andam. Mas isto é um dérbi...

BOM SINAL

A rivalidade histórica

Independentemente da classificação, dos objetivos atuais ou do momento de forma de cada equipa, um dérbi lisboeta é, por si só, um jogo que vale a pena acompanhar de perto. Benfica e Sporting possuem uma longa história de rivalidade que obriga a que cada um dos intervenientes na partida jogue nos seus limites, procurando ajudar na busca do triunfo. Desta vez, os 3 pontos em disputa são duplamente importantes para os dois emblemas, pois não só poderão ser determinantes no atingir das metas de cada um – o título no caso dos encarnados, a entrada nas competições europeias da próxima época por parte dos leões –, como decisivos para impedir o opositor de cumprir... as suas.

MAU PRENÚNCIO

A diferença de potencial

Mesmo sabendo-se que estes são jogos especiais, não é animador olhar para a pauta classificativa e constatar a enorme diferença existente entre os dois clubes. Benfica e Sporting não estão habituados a cumprir uma temporada tão distantes entre si. Mas, pior do que os atuais 34 pontos a separá-los (o atraso dos leões é maior que o total por si conquistado ...), é perceber que esse fosso tem sido alimentado por uma gigantesca diferença de potencial. Os verdes e brancos, pese possuírem elementos de reconhecido valor, nunca se afirmaram como um conjunto capaz de lutar pelo título, ao invés dos encarnados, que, sem surpresa, estão na discussão pelo triunfo final desde o começo da época.

SABIA QUE...

- A escassas 5 jornadas do termo da Liga, o Benfica tem mais do dobro dos golos marcados que o Sporting? As águias somam 68 remates certeiros e possuem o ataque mais eficaz da prova, enquanto os leões registam somente 29.

- Artur só sofreu golos em um dos últimos sete jogos no Campeonato? Nesse período, só na receção ao Rio Ave (6-1) é que o brasileiro foi buscar a bola ao fundo da sua baliza. Já Rui Patrício, nos derradeiros dez compromissos, só escapou ileso no nulo caseiro com o FC Porto.

- Apesar de o Benfica somar um total de remates na competição bem superior ao rival (393-332), ambos os conjuntos apresentam o mesmo máximo num jogo? Os encarnados remataram 25 vezes em Setúbal (vitória 5-0), ao passo que a equipa de Alvalade atingiu igual registo em duas ocasiões (triunfos caseiros face a Gil Vicente, por 2-1, e Moreirense, por 3-2).

- Na contabilidade das faltas o Sporting soma mais do que o Benfica (372-351), mas o máximo numa partida volta a ser 25 para os dois emblemas? Os leões registaram esse valor no Dragão (derrota por 2-0), enquanto as águias realizaram essa marca na vitória 3-1 no Estoril.

- Embora já não seja a equipa com mais cartões na prova (esse ranking é comandado pelo Nacional, com 89), o Sporting tem sido muito mais castigado com sanções em relação ao Benfica? Os leões viram 80 cartões, enquanto o Benfica soma apenas 51, sendo o segundo conjunto menos advertido pelos árbitros. Melhor que os encarnados só o FC Porto... com escassos 42.


-Noticia retirada do jornal Record

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!