quarta-feira, 17 de abril de 2013

Jesus vs Jesualdo: 1º confronto foi uma "pobreza franciscana"


Os técnicos do Benfica e do Sporting são dois dos mais experientes da Primeira Liga, onde já se defrontaram por 14 ocasiões, e é o treinador "leonino" quem leva vantagem nessa disputa

Refugo futebolístico era o título da crónica de jogo escrita por Ricardo Tavares no jornal Record de um Atlético-Estrela da Amadora disputado no Estádio da Tapadinha, a 29 de Dezembro de 1985, a contar para a Zona Sul do Campeonato Nacional da II Divisão. Um empate sem golos foi como terminou este jogo que o jornalista descreveu como "pobreza franciscana" e tempo "mal empregado". Este jogo estaria condenado ao eterno anonimato futebolístico não fosse a presença de dois nomes que, com o tempo, iriam ganhar enorme relevância no futebol português. Jesualdo Ferreira era o treinador do Atlético, Jorge Jesus jogava no Estrela da Amadora.

Voltarão a estar no mesmo campo neste domingo, na Luz, ambos nos respectivos bancos, mas esta foi a primeira vez que os técnicos do Sporting e do Benfica se cruzaram num campo de futebol. Jesualdo era um treinador em início de carreira, enquanto os dias de Jesus como futebolista estavam perto do fim. À 13.ª jornada, o Estrela estava em terceiro lugar, com mais seis pontos do que a equipa de Alcântara, que era 10.ª. O Atlético, referem as crónicas, tinha vários jogadores lesionados - "com mais de meia equipa no estaleiro, Jesualdo Ferreira apresentou a equipa possível", conta a Gazeta dos Desportos - e o Estrela era "um conjunto com amplas ambições e um conjunto de bons jogadores".

Da participação de Jorge Jesus, que foi substituído aos 70", no jogo, apenas uma referência no texto escrito por João Canena em A Bola. "Baseando o seu contra-ataque nas arremetidas de Jesus e Rosário, o Amadora desbobinou umas quantas jogadas bem urdidas", escrevia o jornalista. Foi o único confronto entre os dois nessa temporada. Jesualdo saiu da Tapadinha e foi para o Algarve à 20.ª jornada, para orientar o Silves, e não voltou a cruzar-se com o Estrela de Jesus nessa época.

Ambos campeões

Em 1981, quando Jesualdo Ferreira se estreou como treinador principal, ao comando do União Desportiva Rio Maior, Jorge Jesus era jogador do Vitória de Setúbal. Jesualdo tinha 35 anos, Jesus tinha 27. Quando o actual técnico do Benfica iniciou a sua carreira de treinador em 1989, no Amora, Jesualdo estava no Torreense. Ambos têm carreiras longas, com mais de 50 anos de experiência acumulada entre os dois, mas andaram muitas vezes desencontrados. Jesus foi sempre o chefe da sua equipa técnica em todos os clubes por onde passou e nunca saiu de Portugal. Jesualdo Ferreira, pelo contrário, foi adjunto durante vários anos e teve uma passagem pelas selecções portuguesas jovens e pelo estrangeiro.

Nos 14 jogos em que se defrontaram como treinadores de I Divisão, Jesualdo venceu oito jogos, o dobro dos triunfos de Jesus. O primeiro confronto foi também num derby, que opôs as duas maiores equipas do Minho, Sporting de Braga, com Jesualdo, e Vitória de Guimarães, com Jesus. Num jogo que seria de despedida do Estádio 1.º de Maio, a 21 de Dezembro de 2003, os bracarenses venceram por 2-1. No jogo da segunda volta, triunfou o Vitória (1-0), resultado fundamental para os vimaranenses se manterem na I Divisão. Na época seguinte, voltaram a encontrar-se no Minho, com Jesus no comando do Moreirense, que venceu, mas desceu de escalão.

Na época seguinte, Jesualdo manteve-se em Braga, Jesus entrou na União de Leiria à sexta jornada (substituiu José Gomes) e Jesualdo venceu os dois confrontos, um para a Taça (1-0, após prolongamento), outro para o campeonato (1-0). Nas duas temporadas seguintes, Jesualdo esteve no FC Porto e Jesus no Belenenses, com três vitórias portistas e um empate (e os dois primeiros títulos de campeão para Jesualdo como técnico principal).

Com Jesualdo ainda no Dragão, Jesus foi para o Sp. Braga no ano seguinte, com uma vitória portista e um empate nos dois confrontos - e o terceiro título para o técnico. Jesus só voltaria a ganhar a Jesualdo quando foi para o Benfica em 2009-10, com um triunfo no campeonato (1-0) e outro na final da Taça da Liga (3-1). Jesualdo ganharia o derradeiro confronto (3-1), mas foi o Benfica quem foi campeão.

-Noticia retirada do site do jornal Publico

1 comentário:

  1. isso está ai mal no ultimo paragrafo, o benfica venceu o porto na final da taça da liga por 3-0 e nao 3-1

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!