segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vítor Serpa e a perigosa balcanização do Benfica


Manifestamente, o Benfica entusiasmou-se com o mercado sérvio. São bons jogadores, por vezes, um tanto difíceis de personalidade, mas isso, pelos vistos, não assusta os responsáveis do clube nem o treinador Jorge Jesus.


Também é verdade que o exemplo de Matic pode ser, sempre, uma boa referência. Excelente profissional, fez-se excelente jogador no Benfica e, nesse, como em outros casos, ninguém duvidará do especial mérito do treinador. A questão legítima será a de sabermos se seis ou sete sérvios num só clube não serão sérvios a mais. Mesmo que todos eles bons de bola. Mesmo que todos eles bons profissionais.

Os mais críticos dirão que se está a assistir a uma perigosa balcanização do Benfica. Pode ser exagero. Nem todos jogarão, alguns terão lugar mais que provável na equipa B. Mesmo assim é natural que formem um grupo coeso e unido. Estão fora do seu país, numa Europa de cultura diferente e de língua diferente, mas que não é, por hábito e por personalidade do povo português, um lugar intolerante e impositivo.

Haverá sempre a tendência de ajudar um compatriota em tempo de crise e o Benfica tem de entender que não poderá deixar esse seu plantel tão internacionalista em roda livre, sem se ocupar de o acompanhar com a maior atenção.

Poderão dizer que este é um pensamento preconceituoso e até xenófobo. Basta conhecerem-me minimamente para saberem que não é disso que se trata. Num universo fechado como é o de um clube de futebol é fácil criarem-se grupos por países. 

Os exemplos são tantos que até o Benfica os conhece.» 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 16 de Junho de 2013

2 comentários:

  1. Nao foi este Serpa que afastou o Ze Diogo Quintela e o Ricardo Araujo Pereira, colunistas d'abola...quando ficaram lá o Rui Moreira e o MST? Esta tudo dito...

    ResponderEliminar
  2. eu acho piada é que quando alguem ligado ao desporto faz uma "critica" ao benfica , muitas vezes obvias demais pra nao concordarmos , bem sempre um adepto com uma teoria qualquer pra passar a ideia que o tipo em questao nao sabe o que diz alem de ser contra o benfica , enfim .

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!