sábado, 8 de junho de 2013

Historiador Ricardo Serrado lança a polémica sobre fundador do Benfica


"Nunca encontrei qualquer indício de Cosme Damião ter sido fundador do Sport Lisboa"

Em relação ao Benfica, também contesta alguns dados?
Antes de mais devo repetir que a ciência se caracteriza pelo rigor, isenção e honestidade intelectual. Como tal, devo dizer que o meu livro sobre Cosme Damião contém alguma informação que carece de revisão. Isto é, necessita de ser actualizada, nomeadamente um maior questionamento sobre a fundação do Benfica. Fiei-me em demasia nas obras já escritas. Deve-se também a informação errada que consta histórias dos clubes, que são, muitas vezes, mitificadas por má interpretação de uma fonte, desconhecimento da realidade da época ou anacronismo. Sempre tive algumas dúvidas sobre a acta da fundação do Sport Lisboa de 1904. Dúvidas que mantenho e que com o tempo tive tempo de reflectir e de maturar.

O que contesta em concreto?
O Sport Lisboa foi efectivamente fundado em 28 de Fevereiro de 1904. Todos os documentos públicos o comprovam. A acta que fala de uma reunião na farmácia Franco, essa sim, deixa-nos algumas dúvidas. Não posso pronunciar-me sobre a veracidade, porque isso diz respeito ao Benfica, mas esse documento é público e deve ser olhado com visão crítica. A primeira vez que esse documento aparece é no livro dos 50 anos do Benfica, em 1954. Toda a gente sabe como se escrevia farmácia em 1904.

Com “ph”… [era com ph e na acta está com f]
O mito diz que essa acta foi escrita por Cosme Damião e que ele por modéstia não assinou. Esta explicação sempre me fez confusão, porque ou ele já sonhava que Benfica ia ser um grande clube ou não há nenhuma razão para não a assinar. Por outro lado, basta comparar a letra desta acta com outros escritos de Cosme Damião para perceber se foi ele ou não que escreveu a acta.

E foi?
Não posso dizer. Basta fazer a comparação. Até 1907 e 1908, quase todos os documentos do Benfica que são públicos são assinados por Manuel Gourlade, este sim o grande timoneiro do Sport Lisboa entre 1904 e 1908. Ele, José Rosa Rodrigues e Daniel Santos Brito são os três grandes mentores do Sport Lisboa. E não Cosme Damião. Não há nenhum documento do Sport Lisboa assinado por Cosme Damião. A acta está toda escrita com a mesma letra e não tem assinatura. Dá para perceber que não foi escrita por Manuel Gourlade. Cosme Damião também não comparece em nenhum treino de 1904 e os documentos disponíveis sobre os treinos não contêm o nome dele. Nunca encontrei qualquer indício de Cosme Damião ter sido fundador do Sport Lisboa. O que ele foi sim foi o grande impulsionador do Sport Lisboa e Benfica e talvez por isso tenha nascido o mito de que ele foi fundador do Sport Lisboa.

Quer dizer que Cosme Damião passa a ter papel relevante só em 1908, quando o Sport Lisboa se funde com o Grupo Sport Benfica, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica?
Ele tem um papel importante a partir de 1907, quando o Sporting vai buscar oito jogadores do Sport Lisboa. Cosme Damião, Félix Bermudes e Marcolino Bragança apercebem-se da gravidade situação. No Verão, vê-se uma foto de dois deles com a camisola do Sport Benfica, que tinha sido fundado em 1906. É possível que eles tenham pensado em fechar o Sport Lisboa e ficar só com Sport Benfica. Mas acabam por fazer fusão entre os dois clubes em 1908, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica. Tratando-se de uma fusão, parece-me correcto considerar 1904 a data da fundação, porque alguns elementos como o equipamento, a equipa de futebol e os sócios vêm de 1904. Há uma ligação entre o Sport Lisboa e o Sport Lisboa e Benfica.

Sei que colaborou com o museu do Benfica. Houve alguma resistência em aceitar estas novas informações que recolheu e que contradizem a história oficial?

Antes de mais, gostava de dizer que o Benfica tem um projecto muito ambicioso e muito interessante para o museu. É um projecto inovador do ponto de vista tecnológico. Vai deixar todos os benfiquistas extasiados. Colaborei com o Benfica durante dois anos. Foi uma honra, assim como seria trabalhar com Sporting e FC Porto. Quanto à pergunta, só queria dizer que a verdade vem sempre ao de cima. A minha saída deveu-se a incompatibilidades intelectuais, sou um historiador e acima de tudo defendo a verdade e o conhecimento, acima de qualquer clube. Nenhum clube está acima do rigor histórico e do conhecimento científico.

-Entrevista do historiador Ricardo Serrado ao jornal Público em Maio de 2013

8 comentários:

  1. Bastante interessante. Devemos valorizar a verdade e não os mitos. Se não foi Cosme Damião o fundador, paciência. O seu papel histórico é indiscutível tendo sido fundador ou não.

    ResponderEliminar
  2. talvez fosse bastante interessante ir até ao fcporco fazer o mesmo tipo de investigação...quanto mais não fosse para esclarecer-nos sobre a verdadeira data de fundação do dito...

    ResponderEliminar
  3. E já foi, mas voe como é ignorante e fala barato não o sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai já foi?! Então porque mantêm 1893 se esta data é apenas uma MENTIRA DESCARADA?!

      Eliminar
  4. Na entrevista não é referido que Cosme Damião não foi fundador do Benfica, apenas levanta a hipotese de não ter sido, embora, não sendo essa não exista nenhuma outra data alternativa fiável e comprovada documentalmente. Quanto ao revisionaismo histórico à pressão da data de fundação do porto, 'oficialmente' passa a 1893, e nesse sentido o clube é soberano, agora o que posso dizer é que ainda que fosse verdade, e está longe de garandidamente o ser, o Benfica nunca fechou as portas por um capricho da mulher do presidente; eu se fosse a eles estava mas era calado e deixava estar 1906 para ver se ninguém desconfiava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. soberano e a verdade.

      Eliminar
    2. O que o Ricardo Serrado afirma sobre a psedo data da fundação do benfica, é o todos nó sabiamos.

      Segundo ele, a acta que menciona a reunião na farmácia franco não se encontra assinada, nela, a palavra farmácia está escrita sem o ph (em 1904, escrevia-se pharmacia), estranhamente, a existência dessa acta só foi conhecida em 1954. Tudo indica que a acta é apócrifa (falsa), para além de haver várias incongruências na história da fundação do SLB.

      Com o FCP, também a história foi reescrita, em 1893 havia efectivamente um FCP, que apenas realizou um jogo de futebol, mas, tudo indica que foi extinto.

      Para além disso parece haver qualquer elementos que tenham ligação com o FCP que foi fundado em 1906, aliás essa teoria nasceu com o PdC, pois existem documentos do clube anteriores ao consulado do referido PdC, que apontam a data da fundação para 1906.

      Para ele, o clube que está mais próximo da verdade é o Sporting.

      A história dos clubes de futebol, é feita pelos respectivos sócios e adeptos, que com os seus clubismos e regionalismos tontos , tentam reescrever a história. Essa mentalidade reflete-se nos resultados de jogos e campeonatos, que na sua maioria estão longe da verdade.

      O referido investigador é adepto do Benfica (não me parece que isso tenha relevância para o caso).


      Eliminar
  5. UM CLUBE CORRUPTO, UMA DATA ALTERADA, UM FUNDADOR QUE NUNCA O FOI, UMA ACTA FALSIFICADA, DE UM CLUBE QUE APENAS TEVE ALEGRIAS NO REGIME FASCISTA, EIS O SUBORNO LISBOA E BENFICA !
    FAÇAM ALGUMA JUSTIÇA E METAM DEBAIXO DA ESTATUA, COSME DAMIÃO, O PRIMEIRO VIGARISTA DO SUBOENO LISBOA E BENFICA

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!