sábado, 1 de junho de 2013

Vítor Serpa critica mentalidade portista: "O Benfica é uma obsessão que não sai da cabeça"


Quando um jogador de futebol, na sua pública apresentação como jogador do FC Porto, sente uma necessidade missionária de dizer que não gosta do Benfica para agradar ao novo patrão, não percebe que está, afinal, a glorificar o adversário e, sem o desejar, a dar-lhe uma dimensão superior. 


O mesmo sucede quando um estádio cheio de adeptos portistas, a viverem o delírio de um ambiente de festa e de consagração de sucesso, se levanta, por inteiro, a gritar impropérios contra o principal rival. É estranho que não perceba que esse comportamento não é uma ofensa, mas, sim, um dos mais expressivos e impressivos elogios, porque demonstra que o adversário é uma obsessão que não sai da cabeça, sendo evidente que aquilo que é obsessivo não é o facto desse adversário ter sido derrotado, mas o dele existir e de existir tão intensa e imensamente que em nenhuma circunstância, nem mesmo de legítima euforia, consegue ser anulado e esquecido.

Não por acaso, o mesmo tem sucedido nos últimos tempos com o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. A idade não lhe tem retirado algumas capacidades e méritos, mas tem-no tornado mais obsessivo contra o seu rival e contra Lisboa. 

Por isso, não raras vezes substitui a famosa ironia pela menos encantadora irritação que alguns menos contemplativos traduzem, talvez excessivamente, por ódio. Principalmente, nos momentos de vitória. Mesmo que improvável, como foi a da vitória no campeonato. Mesmo que entregue, manifestamente, pelo erro e pela incompetência do tal rival que diaboliza.

Também o presidente do FC Porto, tal como se pode constatar na recente e simpatizante entrevista televisiva, glorifica o seu rival e inimigo, oferecendo-lhe o que tem de melhor em matéria de imaginação e de criatividade. Sendo o primeiro a garantir-lhe essa tal dimensão superior que faz com que os seus empregados se sintam mais confortáveis e porventura mais amados quando se revelam o mais furiosamente que conseguem contra o que consideram ser o inimigo público do FC Porto.

É, este, um caminho perigoso, porque revela uma tão óbvia quanto inexplicável inferioridade perante um adversário que tão pouco tem ganho. Tanto mais que o FC Porto tem conquistado quase tudo em Portugal. Umas vezes com mais mérito do que outras, mas, incontestavelmente, provando ser, a léguas, o melhor e o mais forte clube de futebol português nas últimas décadas.

É admissível que essas vitórias se construam muito na base de uma cultura guerreira que não só tem de inventar inimigos como de os tornar mais dramaticamente perigosos do que, na verdade, são. 

Como se sabe, a águia demora em recuperar a sua condição predadora e mesmo quando se consegue orientar no voo da Luz para aterrar num emblemático pedaço de carne crua, não consegue deixar de ser uma simples águia domesticada e sem verdadeiro instinto de caçadora. Pois é o FC Porto quem mais a enaltece como ser verdadeiramente grandioso e que merece não só respeito, mas medo.

É bem possível que os portistas sintam que para poderem continuar a ter os seus jogadores em alerta máximo e não descansarem sob os louros da vitória tenham de manter aceso um fogo fictício, apenas imaginado e criado para justificar concentração e motivação. Mas isso tem um preço e num universo, assim, de faz de conta acaba por tornar alguns episódios caricatos como esse de Vítor Pereira ter dito a Pinto da Costa que precisava de mais tempo para decidir se seria, ou não, treinador do FC Porto na próxima época. 

Como se o país pudesse imaginar Pinto da Costa a roer a unhas e a exclamar, nervoso, para o Antero: «E se o homem decidir dar-nos com os pés?»»

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 1 de Junho de 2013

8 comentários:

  1. So os benfas é q acreditam nisto:)

    ResponderEliminar
  2. enho aqui partilhar e denunciar uma das coisas mais graves que já assisti num canal de comunicação público e que pertence a todos os portugueses. Partilhem este escândalo. Um comentador pago pelos contribuintes assumiu parcialidade entre duas equipas portuguesas numa final europeia. Deixo aqui o link que contém o sucedido: http://www.youtube.com/watch?v=yei0Kb19dqU.

    ResponderEliminar
  3. E as vezes que gritou golo sem a bola ter entrado? LOL! Patético!

    ResponderEliminar
  4. Se fosse o Gobern tinha ido para a rua.

    ResponderEliminar
  5. Penso que a mentalidade obsessiva não é dos portistas, mas sim de alguns seres pensantes como este Sr. Vítor Serpa, que pensa que tem o dom da palavra. A inveja é uma coisa muito feia Sr. Vítor e outros benfiquistas como ele que andam a dormir e depois deixam-se levar por estas mentalidades medíocres. O Benfica é um clube com grande dimensão, mas não venha tirar mérito ao FCPORTO.

    ResponderEliminar
  6. Totalmente de acordo, o porto vive para ser melhor que o Benfica. Nao existiu um jogo do Benfica está temporada que nao fosse comentado pelo Victo Pereira. Isso demonstra alguma coisa ...

    ResponderEliminar
  7. Concordo inteiramente. Apesar de ser do Benfica, admito que o Porto tem uma mentalidade mais forte, são mais coesos, etc. Mas acho inaceitável o ódio que os jogadores exibem pelo Benfica, para agradar a Ponto da Costa. Mesmo este, sempre que intervém, sempre fala no Benfica, nem que seja por metáforas ou ironias. O porto respira Benfica.

    ResponderEliminar
  8. CAROS BENFIQUISTAS!!! Em primeiro lugar gostaria de referir o seguinta: O "SPORT LISBOA e BENFICA" É ENORME!!!
    Seja através dos títulos conquistados, seja pelos ódios gerados pelos adversários...ELES não suportam a nossa cor vermelha;têm receio da dimensão da coisa,uns porque não têm capacidade competitiva...mas somente INVEJA,pura e dura( A ATITUDE CALIMERA EXISTE)por parte dos ARISTOCRÁTAS FALIDOS até nas ideias,é de lamentar o comportamento da grande maioria dos adeptos rasteiros nos valores desportivos,porque em relaçãoas nossas vitórias enquanto instituição desportiva,são estratosféricas em relação aos CALIMEROS INVEJOSOS,que a unica cena que ganham de goleada é A INVEJA e a AZIA!!!
    Em relação ao CLUBE do SINISTRO, A COISA FIA FINO...ACHO ESTRANHO QUE,NUM PAÍS DEMOCRÁTICO COMO SUPOSTAMENTE É PORTUGAL, TENHAMOS QUE CONTINUAR A SUPORTAR UM AL CAPPONE A DECIDIR O MELHOR PARA OS SEUS PROPÓSITOS,SEM AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS REAJAM ÁS SITUAÇÕES EM QUE ESTE PERSONAGEM ESTÁ ENVOLVIDO,DIRECTA OU INDIRECTAMENTE.
    ESTE PERSONAGEM FOI CONDENADO POR PRÁTICAS ÍLICITAS DE CORRUPÇÃO DESPORTIVA E,TORNOU-SE UMA VITIMA AOS OLHOS...DE QUEM NÃO QUER VER, OU PORQUE NÃO INTERESSA VER...OU PORQUE, NO FUTURO PODE ACONTECER...ALGO SIMPÁTICO...ENFIM!!!
    NO QUE RESPEITA AOS "AZEITEIROS" OS BURROS QUANDO LHE COLOCAM UMA CENOURA Á FRENTE DOS OLHOS,CORREM ATRÁS!!! O QUE ACONTECEU ONTEM NO PORTO É ...SIMPLESMENTE VERGONHOSO,ESTOU CÁ PARA ASSISTIR Á POSIÇAO DO M.N.A. E DO MINISTRO SOBRE A ACTUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA EM PRESENÇA NO PAVILHÃO(PROVÁVELMENTE,OS NOSSOS IMPOSTOS NÃO PAGAM ESTAS SITUAÇOES(FAIXA DE GAZA),PORTUGAL É DE AVEIRO PARA BAIXO,PORQUE O DECRÉPITO ASSIM O EXIGE,AOS DEPUTADOS QUE O CONVIDAM PARA A ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA ACONSELHO-OS A SEREM DISCRETOS,UM LUGAR DE PORTEIRO NUMA DAS BOATES DO SINISTRO SERA SEMPRE UM LUGAR DE FUTURO!!!SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!