quarta-feira, 5 de junho de 2013

José António Saraiva: Benfica com Danilo e Alex Sandro tinha ganho tudo


As extraordinárias novelas que envolveram Jesus e Vítor Pereira vieram confirmar uma evidência: um continua a ser querido na Luz mesmo tendo perdido tudo, o outro não é desejado no Porto apesar de ter sido campeão.

Pode escrever-se muito sobre esta época, mas só coloco uma pergunta: o que teria feito o Benfica se tivesse como defesas laterais Danilo e Alex Sandro? Provavelmente tinha sido campeão, eventualmente tinha ganho a Liga Europa, naturalmente tinha ganho a Taça de Portugal.

Não digo isto por acaso, mas porque houve erros fatais. O golo do Estoril na Luz resultou de um livre lateral desnecessário provocado por Melgarejo. O 1.º golo do Porto no Dragão foi um autogolo de Maxi, e o 2.º partiu do mesmo lado. O 1.º golo do Guimarães na final da Taça resultou de um mau passe de André Almeida para Artur, e o 2.º de uma jogada inofensiva por essa ala. Com Danilo e Alex Sandro nas laterais, a equipa teria escrito um final de época diferente.

Por que razão suscito este tema? Porque os dois jogadores estiveram para ir para o Benfica e foram desviados por Pinto da Costa, que ofereceu mais por eles.

Significa isto uma crítica à gestão benfiquista? Sim e não: os clubes, mais do que nunca, têm de ser viáveis financeiramente e não podem entrar em loucuras. Mas, sendo assim, o treinador também não pode ser responsabilizado por tudo o que corre mal. No caso do Benfica, Vieira e Jesus devem assumir a responsabilidade conjunta pelos êxitos e inêxitos desta época, pelas consequências das escolhas que fizeram, corrigindo o que correu mal. É este o caminho para um clube crescer. E não pondo tudo em causa e voltando constantemente à estaca zero.

-José António Saraiva, jornal Record

13 comentários:

  1. É bom que surjam estes comentários nos jornais.

    Como se costuma dizer, "a corrente parte sempre no elo mais fraco"...
    ...Melgarejo a defesa esquerdo, Maxi a defesa direito: resulta nos jogos em que a exigência não é máxima.

    André Almeida, quanto a mim, até é melhor defesa direito que Maxi. Mas a defesa esquerdo é para esquecer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ou então, o Benfica tinha sofrido muitos mais golos de penalti e não tinha ganho nada.

    ResponderEliminar
  3. Penso que este Sr. por outras palavras quis dizer:
    Com Proenças,Xistras,Benquerenças e Hugos Migueis, o BENFICA seria CAMPEÃO-
    Com Machados (treinador Nacional) os vários Josués (jogador Paços) que andam no nosso futebol, o GLORIOSO DAVA UM XITO,não tenham duvidas 30 jogos 90 pontos e não os 77 que fizemos sem batota.

    ResponderEliminar
  4. Sim com alexsandro e Danilo o Benfica tinha ganho tudo, com o proença, o jorge sousa o soares dias o benquerença o come machado também tinha ganho tudo!
    O alexsandro e o danilo são muito inferiores a maxi e melga só lhes ganham na posição de guarda redes.

    ResponderEliminar
  5. Irónico,ignorante ou cinico ?
    Retrata-te Saraiva

    ResponderEliminar
  6. mais um a tentar passar a mensagem da propaganda tal como nos tempos da 2ª guerra mundial,simplesmente inacreditável a baixeza destes gajos!

    ResponderEliminar
  7. Este Saraiva deve ter investido no mesmo fundo que investiu nos passes do Danilo e do Alexsandro.

    São dois bons jogadores, mas muito longe do endeusamento que falam deles.

    ResponderEliminar
  8. tinha sim senhor. pormenor - estes dois laterais custaram 27,4 MILHÕES DE EUROS. não sou eu que digo, são os relatórios da CMVM. 27 milhões. então prescindíamos de quem? do sálvio, lima e gaitan? todos somados custaram 24 milhões. ainda não chegava. ora com os 2 laterais brasileiros mas sem estes 3, tenho a certeza que a equipa nao seria melhor.

    olhem, com o messi seríamos campeões. e mesmo assim nesta terra de xistras, soares dias e hugos miguéis, podia não chegar.

    ResponderEliminar
  9. patriarca disse:


    Óh José António saraiva, O S.L.Benfica com os "Reforços Pedro Proença, Olarápio, Xistralada e outros Mafiosos" ERA DE CERTEZA Campeão, independentemente de fazer um BOM ou mau campeonato, já viste o filme óh JAS ???!!!
    O Problema está aí.

    ResponderEliminar
  10. Não, não, caros amigos Benfiquistas! Vcs não entenderam...
    Este cretino submisso e incompetente merdalista está a falar do andebol!
    ...
    Boicote à imprensa desportiva,já!

    ResponderEliminar
  11. A muito que deixei de comprar jornais regionais tais como O JOGO e JORNAL DE NOTICIAS por causa destes JORNALISTAS FACCIOSOS,mas eles continuam infiltrados em jornais que só teêm a perder com estes jornalistas.
    Sou do NORTE e compro dois jornais por dia

    ResponderEliminar
  12. Acredito, mas quanto custou Danilo e Alex?
    O fcp para o ano vai ser novamente campeão com um treinador que LFV não quis e muito mais barato. Depois só criticamos as arbitragens como se elas fossem o nosso único mal.

    ResponderEliminar
  13. ESTE DEVE TER LEVADO NO CU LOGO AO ACORDAR.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!