domingo, 9 de junho de 2013

João Querido Manha: Jornalista sem medo!


Um dia depois de resolvido o impasse na situação de Jorge Jesus, a Bolsa ter-se-á intrigado com o impasse na situação de Vítor Pereira. Apesar de o novo treinador do Porto estar prometido para dia 12, a CMVM quis esclarecer o rumor sobre a contratação de Paulo Fonseca. 

Não é frequente a CMVM fazer interpelações a outras SAD cotadas, além do Benfica, o que sempre deixou em aberto esta dúvida: ou o Benfica não presta contas devidamente ou os outros "players" são mesmo certinhos e organizados.

Desta vez, a SAD do Porto também foi investigada. Não informou sobre a substituição do treinador, exceto que ela não estaria regularizada. Não estaria? Bem, não foi isso que disse o presidente do clube. Ele afirmou aos jornalistas que já tem treinador, mas que só o apresentará no dia 12, e declarou à CMVM que não tem treinador nenhum, aparentemente sonegando aos mercados uma informação relevante.

Ter ou não ter treinador, eis uma questão sem importância nenhuma para alguns quadrantes e quase de vida ou de morte para outros. Na Luz, o treinador é tão importante que a dúvida sobre a continuidade de Jesus provocava angústia pela possibilidade de ser ele o próximo treinador do Porto.

No Dragão, o treinador não tem importância nenhuma porque se desenvolveu o mito de que qualquer um, lá, pode ser campeão.

Paulo Fonseca preenche os requisitos do perfil de sucesso que tem feito a diferença nestes 30 anos: menos de 45 anos, alguma experiência em clubes de poucos recursos, imagem de competência, discrição e humildade. Mas sobretudo, disponibilidade absoluta para renovar o ciclo, com a vontade de ganhar que dá cabo das expectativas dos rivais. Carne para o canhão.

Realmente, a fórmula Mário Wilson, do antigo Benfica, adequa-se, apesar das exceções de Artur Jorge e José Mourinho, fenómenos que aparecem a cada vinte anos. 

Os dragões campeões, bicampeões e tricampeões nunca mais ganham um chavo, além de bons contratos, fora da tal cadeira de sonho. Dá que pensar.» 

- João Querido Manha, jornal Record, 9 de Junho de 2013

10 comentários:

  1. tal e qual..já dizia sir alex ferguson que o fcp em Portugal comprava os títulos no supermercado como quem compra pacotes de leite.

    ResponderEliminar
  2. A reconhecida capacidade e qualidade futebolística do FC Porto deve-se a algo estranho que dá para pensar...!
    Os treinadores saídos do FCP jamais são aquilo que foram no Dragão com uma excepção MOURINHO. Estamos de acordo!
    Esse facto no entender do jornalista deve-se a algo que até dá que pensar...!

    Não pense muito meu caro Manha. Eu sei que o Sr. sabe o porquê, sei também que o Sr. sabe que não é por causa da fruta e dos cafés com leite mas simplesmente por situações tão básicas como estas:
    1 - No FCP há um grupo de trabalho muito pequeno, comparado com outros clubes grandes cá dentro e até lá fora.
    2 - Cada um desse grupo sabe exactamente a sua responsabilidade, ou seja são profissionais nas suas funções.( O que não acontece cá dentro e até lá fora com muitos clubes dito grandes)
    3 - No FCP existe um único homem que "manda", tudo que carece do sim ou não é colocado pelos respectivos responsáveis a esse Homem. Como sabe Sr. Manha é ele e só ele, após ouvir várias opiniões que decide e como sabe também, 95% das vezes tem decidido a contento do Clube.

    4 A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO do Clube FC Porto é elogiada no Estrangeiro, como sei que sabe,( cá dentro elogiar seria um escândalo),só não lê esses elogios quem não quer ler Sr Manha.

    Por fim:
    O FC PORTO, como sei que sabe, tem sido há muito tempo Campeão de vendas para fora de Portugal, aliás tem sido apontado como um caso realmente a ser estudado, porque compra barato, desenvolve e valoriza o jogador e vende-o caro! Ora isto, poderá "dar que pensar" mas esqueçam pf, as frutas e os chocolates.
    Termino com uma informação que julgo todos os Benfiquistas deverão saber.
    O S L B, perdeu o Campeonato deste ano no jogo com o Estoril. Julgo que a maioria estará de acordo comigo.
    Sabem onde se encontrava o Presidente VIEIRA? É isso mesmo, no Brasil a tratar de negócios pessoais.

    Sabem quem é diariamente o 1º elemento a chegar ao Campo de Treinos do Olival? É isso mesmo Pinto da Costa!

    Aqui está a grande diferença já para não me alongar na anarquia da aquisição de jogadores pelo Benfica que neste momento ronda a centena...!
    Aceitem os melhores cumprimentos deste vosso adversário e não inimigo
    fernando tavares

    ResponderEliminar
  3. Ai meu deus , toda agente sabe ate a minha filha que detesta futebol que o pintinho e um grande corrupto , embora seja inteligente , mas e um polvo que controla tudo , eassim fica dificel.Quando o pinto acabar , acaba o porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. D Amélia Lopes

      Francamente nada encontro no seu comentário que venha a contrapor, contradizer, rebater, o que foi por mim escrito.

      A senhora afirma simplesmente que Pinto da Costa é a personificação da «Corrupção» e induzo eu, que por isso, o FC Porto tenha tido o sucesso interno e principalmente EXTERNO, na vigência do Sr. Pinto da Costa.

      Permita-me deduzir pela natural lógica das coisas que, toda a Europa Futebolística será pelo seu ponto de vista, "corruptível"...Visto o FC Porto ter feito várias campanhas Internacionais de alto nível.

      Francamente D. Amélia, não acha que chega dessa panaceia que o FC Porto ganha porque o Pinto da Costa é corrupto!? Reconheço que essa ladainha funciona para a maioria dos adversários do FCP, tal qual como analgésico para as dores de cabeça, por falta de victórias do seu amado clube...!

      O BENFICA tem há anos uma prestação miserável desportiva, porque existe no Norte, um individuo que não deixa o SLB brilhar...! Permita-me que por este seu ponto de vista o Grandioso Clube do seu coração, pouco vale ou nada presta, quando por causa de um homem na «terceira idade» consegue dominar o querer e a vontade de 6 milhões de adeptos fora a direcção desse grande clube!

      Alguém tem de ser culpado e até a menina sua neta, sabe que esse demónio energúmeno dirigente do FCP,de nome Jorge Nuno P da Costa, é um estafermo de um corrupto.

      Aconselho-a D. Amélia Lopes a ler um seu correligionário de nome "DOMINGOS AMARAL" no livro por ele publicado com o título:

      «PORQUE É QUE O FC PORTO É CAMPEÃO E O BENFICA SÓ GANHA TAÇAS DA LIGA?»

      Edição " Casa das Letras"

      http://www.wook.pt/ficha/porque-e-que-o-fc-porto-e-campeao-e-o-benfica-so-ganha-tacas-da-liga-/a/id/14319619

      Talvez consiga esclarecer a realidade à sua netinha que, será uma obrigação primária de uma avó, contar a verdade aos seu netos...!

      Melhores cumprimentos
      ftavares

      Eliminar
  4. SEJAM SÉRIOS,SE O BENFICA GANHA-SE COM CORRUPÇÃO COMO TEM VINDO ACONTECER DESDE 1982, EU COMO SÓCIO E SIMPATIZANTE DO BENFICA TINHA VERGONHA,CONCERTEZA QUE FESTEJAVA,MAS O SABOR NÃO SERIA O MESMO COMO OS TITULOS GANHOS SEM BATOTA.
    Chamem-lhe o que qiser organização, competencia seja o que for, isso só tem um nome L A D R Õ E S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manduca

      Esta conversa acaba por surgir entre 3 personagens e até está ser interessante entre adversários que, dialogam civicamente.

      Francamente,eu gosto assim, com sinceridade no diálogo, naquilo que cada um tem a opinar e a defender, para que a sua "CLAQUE OU AMOR AO CLUBE", como os Brasileiros chamam, não caiam na poeira.

      Manduca

      Meu caro adversário, não diga aquilo que sei que não sente.
      Não afirme o irreal!
      «Festejar o quê?»

      Victórias compradas no Super mais perto? Será isso?

      Não acredito que o « Manduca » (por muito que deseje), embarque nesse barco sem fundo...!

      O seu adversário, como aqui afirma, desde 1982 lá vai ganhando uns campeonatos,.... Para si, infelizmente entregues porque a corrupção está presente...!
      Acredito que o MANDUCA, lá no íntimo, não terá fé, nesta brincadeira da dita corrupção...!

      Imagine caro Manduca(este seu pseudónimo não me é estranho), como sempre me assinei com o meu nome no FUTEBOLAR, talvez daí alguma confusão.
      Como escrevia, imagine que, o seu Benfica continuaria a ganhar Campeonatos ao longo das últimas dezenas de anos como ganhou
      (vergonhosamente, diga-se) no «ESTORIL GATE» e o último abstrusamente ganho, como o Manduca melhor até que eu, deverá reconhecer e recordar antes de adormecer ao conversar com o travesseiro...!
      O que diria o MANDUCA?
      «Tudo normal, ganhamos está ganho e tal, .....terá havido casos aqui ou ali,....mas a verdade é que fomos melhores...etc, etc.!»

      Pois meu caro MANDUCA a batota é praticada nos casinos de vão-de-escada, o futebol continua a ser uma coisa séria e o FCPorto tem demonstrado que não é com «jogos baixos ou ratoeiras», que tem prestígio INTERNACIONAL.

      Já agora, gostaria de o informar que sou um fiel adepto do FC Porto, mas que tenho alguns amigos adeptos do Benfica.

      Se o meu caro Manduca, quiser comprovar o que afirmo, visite este BLOGUE, onde eu e um enorme Benfiquista ( VIRIATO DE VISEU) escrevem em consonância...! ( http://portugalglorioso.blogspot.pt/ )
      Coisa curiosa não acha dois naturais antagónicos desportivos que dão o exemplo da convivência saudável desportiva.
      Aceite os meus cumprimentos

      Fernando Tavares

      PS-Já leu o «Domingos Amaral»?

      Eliminar
    2. amigalhaço fernando tavares , reconheço merito ao porto em muitas coisas , como demerito ao benfica em muitas coisas , tambem é certo que o pinto da costa é bom naquilo que faz , mas nao suporto ordinarios que passama vida a fazer piadas sobre os outros , nao passa de um ordinariozito , competente é certo , mas que num pais a serio tambem estava ou poderia estar na cadeia , mas apesar de nao poder ver ou ouvir o ordinario , e de saber que ja arbitros portugueses foram conhecer as terras de vera cruz à conta do fcp e outros comeram a frita que de la vinha tambem à conta do fcp , reconheço como disse que voce tem razao em algumas coisas que alem destas fazem o porto ganhar .

      jose luis cruz

      Eliminar
    3. Sr. Tavares e que tal ir vender psicologia barata para outras paragens? o Sr. deve pensar que somos otários.

      Eliminar
    4. As escutas do apito dourado em como controlava o sistema, a adulteração de classificações dos árbitros, fornecimento de prostitutas aos mesmos, provas como recebeu árbitros em casa, pagamento de viagens ao Brasil, é tudo mérito da gestão do pinto da costa, mas claro que essa parte não interessa falar.
      Estes factos todos contribuíram e foram decisivos para dominar o futebol português e obter o falado reconhecimento internacional. Quer queiram quer não, o mérito do porto ficará sempre manchado pela corrupção e esse também é um reconhecimento internacional que o porto tem, como clube corrupto.

      Enquanto não reconhecerem que os méritos desportivos do vosso clube foram alcançados com a ajuda de um sistema corrupto, em que o vosso presidente o encabeça, não poderão ser levados a sério, por muito que se esforcem, porque eu não tenho qualquer problema em reconhecer qualidade na gestão desportiva do vosso clube e os erros que têm sido cometidos pelo Benfica.

      Se o passado do Benfica tivesse ligado à corrupção podes ter a certeza que teria vergonha e não descansaria enquanto os responsáveis por pôr o nome do clube na lama não deixassem o clube. porque estes são os meus VALORES, diferentes dos reinam nestes pobre país feito à medida dos corruptos, como vemos na sociedade, onde se elegem corruptos e por isso é que o país está como está.
      Mas isto claro que não interessa para nada.

      Eliminar
  5. Acho graça a estes adeptos do clube corrupto comentarem em blogs afectos ao Glorioso (nunca li nem comentei blogs portistas), como se tivessem a necessidade de obterem reconhecimento dos benfiquistas pelos méritos alcançado como todos sabemos, independentemente da má gestão desportiva dos clubes rivais.
    Como já dizia um velho amigo do vosso líder corrupto, para o presidente corrupto vale tudo para ganhar (consultar no youtube, O Bom, o Mau e o Vilão).

    RRocha

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!