segunda-feira, 3 de junho de 2013

José Manuel Delgado: As consequências da opção por Jesus


Luís Filipe Vieira manteve-se fiel ao 'plano A' e prepara-se para formalizar a renovação do contrato com Jorge Jesus. Trata-se de uma decisão coerente com o que o presidente do Benfica dissera num passado muito recente, mostrando uma convicção forte na capacidade de Jesus para continuar a liderar o projeto encarnado. 

Com a poeira já praticamente assente sobre o mais traumatizante fim de época da história do Benfica, por mais que os adeptos encontrem conforto no bom futebol praticado, na maldição do minuto 92 e na circunstância da equipa ter disputado, até ao fim, três competições, a verdade é que a margem de manobra de Jorge Jesus reduziu-se significativamente. 

Sem que possa falar-se em tolerância zero, não deverá escamotear-se a grande importância dos primeiros jogos da nova temporada naquilo que será o sucesso da época. Jorge Jesus precisa de recuperar muitos dos desiludidos e para isso as impressões iniciais serão decisivas.

Luís Filipe Vieira estará, por certo, ciente do cenário acima descrito e saberá que precisa de contribuir ativamente para que a quinta época de Jesus na Luz - que de forma corajosa sancionou - seja um sucesso. 

Provavelmente, o presidente do Benfica vai ter de investir mais e preparar-se para fazer um encaixe inferior, de forma a garantir um grupo ainda mais forte e homogéneo.

No fundo, o Benfica optou por seguir o modelo do Bayern de Munique (que morreu na praia com Heynckes em 2011/12 e ressuscitou, com o mesmo treinador, para uma época ímpar, em 2012/13), quando podia ter seguido o exemplo do Manchester City que deu por encerrado o ciclo de Roberto Mancini após ter perdido a Taça de Inglaterra para o modesto Wigan (relegado ao Championship).

Para já - e até porque na época de 2012/13 o Benfica não tem para vender apenas camisolas e 'red passes', tem também assinaturas televisivas - a primeira batalha do clube da Luz é a da recuperação anímica dos adeptos e isso só poderá ser feito com sucesso através de uma equipa que faça sonhar. 

É essa a missão que Luís Filipe Vieira tem pela frente. Depois, o assunto passa para a órbita de Jorge Jesus...

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 3 de Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!