quarta-feira, 26 de junho de 2013

André Gomes: Lentíssimo e sem garra, sinais de tão precoce vedetismo


Portugal vai benzinho no Mundial de futebol sub-20, dois anos após ter sido vice-campeão neste escalão etário (final perdida, 2-3, com o Brasil). Registo que recupera precioso alimento de esperança: jovens seleções (também abaixo de sub-20) regressam ao alto nível competitivo de que foram afastadas quando clubes e Federação deram chocante sumiço a trabalho de base que rendeu dois títulos mundiais e, sobretudo, produziu, rumo à Seleção A e a multiplicação de estupendas carreiras internacionais, Vítor Baía, Fernando Couto, João Vieira Pinto, Paulo Sousa, Capucho, Paulo Madeira, Folha, Abel Xavier, Jorge Costa, Peixe, Rui Costa, Figo...

Esta Seleção sub-20 é muito diferente da vice-campeã-2011. Tem mais talentos individuais e, decerto por isso, muito contrasta na global estrutura. 

Há dois anos com o mesmo selecionador, forte organização defensiva, desde o meio-campo, e sistemática estratégia de contra-ataque (aí brilhou Nélson Oliveira). Agora, a par de superior rodagem (bem-aventurado regresso de equipas B), lote de jogadores já com algum nome: Edgar lé, Llori, João Mário, Agostinho Cá, Cancelo, Esgaio, André Gomes, Ricardo, Bruma... 

Contraponto: deficiente estrutura defensiva (2 golos sofridos por jogo, mau grado boas atuações de José Sá, guarda-redes do Marítimo B) e tendência para alguns se desligarem do coletivo... Não é o caso do excelente Bruma (dilema em Alvalade: por um lado, cada vez mais difícil segurá-lo...; por outro, cotação sobe, sobe...). 

Dececionantes duas ditas estrelas: Ricardo e André Gomes. 

O extremo recém-transferido do V. Guimarães para o FC Porto talvez possa alegar fadiga. No médio do Benfica, lentíssimo e sem garra, sinais de tão precoce vedetismo...; percebe-se porquê Jorge Jesus, que o lançou no onze principal, veio a afastá-lo de muitas convocatórias.» 

- Santos Neves, jornal A Bola, 26 de Junho de 2013

7 comentários:

  1. Toca a desvalorizar o André Gomes... sinceramente!
    A imprensa até mete nojo.

    ResponderEliminar
  2. O brumas é que é bom.Já vale 80 mexilhões.

    ResponderEliminar
  3. O que me parece é que este treinador tem uma especial apetência para promover jogadores do FC Porto...o central Tiago Ferreira é uma nódoa inacreditável, e o Ricardo coleciona duas exibições ridiculas, sem que seja concedida uma oportunidade ao Ivan Cavaleiro na sua posição de origem. Quanto ao André Gomes não me parece ter intensidade de jogo que lhe permitam ser um 8, penso que a sua carreira vai evoluir naturalmente para a posição 6...

    ResponderEliminar
  4. Não é o mesmo seleccionador da Colombia'11, esse era o Ilídio Vale. Mas tanto esse como o Edgar Borges são "muita fraquinhos".

    ResponderEliminar
  5. Os do Porto têm sempre desculpa. Os do Benfica não!

    Eu quero lá saber da opinião destas canetas de aluguer.

    Mas alguém fora do Benfica sabe que treino especifico é que o André Gomes andou a fazer??

    ResponderEliminar
  6. estas fantochadas são para rir hoje ou amanha !..

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!