sábado, 22 de junho de 2013

Fernando Eurico em entrevista: Jorge Jesus parte em vantagem para o próximo campeonato


Apesar do mercado de transferências oficial ainda nem sequer ter aberto, FC Porto e Benfica estão a mostrar uma postura muita ativa no que toca a reforços. Os dragões têm apostado mais no contexto nacional, enquanto as águias se viraram marcadamente para a nacionalidade sérvia. Uma coisa os une: o abandono progressivo das minas de ouro e do samba brasileiro.

Fernando Eurico, jornalista da Antena 1, acredita que o mercado, tal como a roupa, é de modas. Em exclusivo com o Futebol 365, o profissional da rádio pública aceitou fazer um ponto de situação do que tem sido a política de contratações de FC Porto, Benfica e Sporting. E, apesar de um final de época infernal, dá uma ligeira vantagem à armada de Jorge Jesus. Sobretudo pela continuidade.

«A tendência de contratações do Benfica pode ser encarada através de dois prismas: o facto de o clube buscar a tradição de jogadores sérvios que tiveram sucesso no passado como Filipovic e a necessidade de se encontrar atletas que se adequem ao modelo de jogo da equipa. Tem sido feito um excelente trabalho de prospeção», elogiou, compreendendo o facto de não se ter apostado em nomes como Hugo Vieira e Nélson Oliveira.

«O problema é que o futebol é tão rápido e momentâneo que, quando um jogador não pega de estaca, dificilmente consegue convencer. A aposta nestes mercados justifica-se com a expetativa de bons encaixes financeiros no futuro», sustentou.

Fernando Eurico também nota um gradual afastamento do futebol português em relação ao mercado brasileiro e explicou o motivo. «O futebol é feito de modas. Ao longo das temporadas, a prospeção vai mudando de continentes. Hoje, o Brasil é um país caro e com outro poder económico. Pela sua capacidade de crescimento, deixaram de ser tão apetecíveis para Portugal», justificou, notando igualmente mais atenção ao contexto nacional.

«Creio que o FC Porto e o Benfica estão a mostrar maior preocupação com o mercado interno, depois da criação das equipas B. Por isso, tentarão rentabilizar alguns ativos portugueses», previu, reservando algumas épocas de paciência para o Sporting.

«Acho que o Sporting ainda não conseguirá lutar pelo campeonato. Não pelo Leonardo Jardim, nem por falta de capacidade organizativa de Bruno de Carvalho. Não possui poder financeiro e terá que ancorar a sua evolução na Academia e noutros ativos. É esse o drama: quem não pode comer camarões, tem que comer sardinhas», lamentou.

Fernando Eurico coloca Jorge Jesus e o Benfica em vantagem

Apesar do mercado ainda ser uma criança, o jornalista da Antena 1 confessou ao Futebol 365 que atribui vantagem ao Benfica na luta pelo título. «Acho que Jorge Jesus parte com a vantagem da continuidade. Isso é sempre uma marca de sucesso. Jorge Jesus tem mais currículo do que Paulo Fonseca, mas o segundo tem um aspeto importante: a estrutura do FC Porto, que é cada vez mais um clube onde o treinador é que se tem que adaptar à realidade em vigor», acrescentou, finalizando a seguir.

«O Paulo Fonseca vai beneficiar de maior proteção. Jorge Jesus tem mais estatuto. Acho que a grande questão será o final dramático da última temporada. Um empate ou uma derrota inesperada do Benfica revelará de imediato os fantasmas do passado».

-Noticia retirada do site Futebol 365

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!