segunda-feira, 3 de junho de 2013

Luís Pedro Sousa: A SAD de Vieira



Não é o melhor exemplo de democracia, mas talvez seja o de liderança e o de imunidade relativamente a pressões internas. Luís Filipe Vieira decidiu continuar com Jorge Jesus e menosprezou a opinião generalizada da SAD, que exigia a cabeça do técnico devido à perda consecutiva dos três troféus que o Benfica ameaçou erguer neste final de temporada.

O presidente dos encarnados mostrou ter ideias próprias e claras, talvez fruto da experiência já adquirida, e mesmo alguma coragem em não enveredar pela solução mais fácil. Optou pela estabilidade, embora os seus efeitos potencialmente duradouros fiquem prematuramente comprometidos se o início da próxima temporada não correr de feição.

Na base da decisão estiveram certamente vários fatores, para além da amizade e da confiança mútua. Os sucessivos desaires traumatizantes somados por Jesus nos últimos três anos perderam peso em relação ao futebol atraente praticado pelo Benfica e à forma como deteta talentos e adapta jogadores às necessidades da equipa.

Mas já no final da temporada passada, com menos desilusões mas com o mesmo número de títulos importantes averbados, Luís Filipe Vieira terá colocado a questão que ninguém, entre os frustrados devido aos incessantes festejos do rival FCPorto, soube responder. Qual é a alternativa a Jesus? Não podendo chegar a Mourinho nem a Guardiola, nem sequer a Villas-Boas, o melhor para o presidente foi, nessa altura, resistir a uma revolução cujas consequências seriam imprevisíveis.

Continuando com Jesus, que ainda tem contrato em vigor, pelo que a questão da assinatura de um novo contrato pode esperar mais alguns dias, Vieira terá agora de mostrar semelhante firmeza em relação a Cardozo, mesmo que o coração mole do treinador opte pelo perdão ao paraguaio. Como o próprio presidente costuma dizer, “ninguém está acima do Benfica”. Assim sendo, os golos de Tacuara também não estarão acima dos mais elementares valores.


-Luís Pedro Sousa, jornal Record

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!