quarta-feira, 19 de junho de 2013

José António Saraiva sobre trabalho de Jesus: "Sem saúde financeira, os títulos não valem nada"



Um destes dias, num restaurante, ouvi a seguinte frase: “O Jesus fica no Benfica porque enche os bolsos ao Vieira.” A frase foi dita em tom crítico. E a minha pergunta é: “Mas será isso negativo? Será mau um clube ter boas receitas e saúde financeira?”

Os sócios dos clubes só veem em geral uma coisa: os títulos. Ora, os títulos não são tudo. Nos tempos que correm, há duas coisas essenciais: estar bem financeiramente e praticar futebol de qualidade.

Sem saúde financeira, os títulos não valem nada. É sobre ela que se constrói hoje a grandeza de um clube. Sem ela pode ganhar-se um título por acaso, mas não se consolida um projeto de crescimento. Veja-se o Boavista, que pouco tempo depois de ser campeão desceu de divisão.

A qualidade de jogo também é importante, porque cada vez mais o futebol é um espetáculo televisivo. Os jogos são transmitidos para todo o Mundo e rendem milhões. Ora, um futebol eficaz, capaz de ganhar desafios por 1-0 mas incapaz de produzir espetáculo, não é hoje bem aceite. Boa parte do prestígio que o Benfica alcançou na Europa este ano foi exatamente por praticar um futebol vistoso.

Aliás, por que razão Jesus ficou e Vítor Pereira saiu? Porque o primeiro mostrou capacidade para valorizar muito os jogadores, “enchendo os cofres” ao clube, e praticar bom futebol. E o segundo, embora sendo campeão, não mostrou capacidade nos outros dois aspetos: o FC Porto não praticou futebol de qualidade nem os jogadores se valorizaram muito. Mantiveram o valor que tinham. E não apareceram novas estrelas, ao contrário do que sucedeu no Benfica com Matic ou Enzo Pérez.


-José António Saraiva, jornal Record

3 comentários:

  1. RAZÃO MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA A CONTINUIDADE VIEIRA/JESUS

    ResponderEliminar
  2. Textos como estes só podem vir de alguém que não é benfiquista.

    ResponderEliminar
  3. O que acabei de ler é um dos textos mais disparatados que li!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!