quinta-feira, 27 de junho de 2013

Leonor Pinhão irónica: "Em 104 jogadores haverá, certamente, um defesa-esquerdo"


1. Foi o próprio Beto quem anunciou que estava de saída do Sporting por «razões pessoais». Beto jogou dez anos em Alvalade o que faz dele uma figura com importância no clube. Roberto Severo de seu nome verdadeiro fica conhecido por Beto para todo o sempre.

Espanta-me, aliás, como o antigo defesa central do Sporting foi na conversa de trocar um nome tão imponente e romanesco como Roberto Severo por um diminutivo que, sendo muito respeitável, nada tem de singular.

Esclareça-se que o Benfica também teve o seu Beto, um brasileiro pouco dotado mas batalhador que durou duas épocas na Luz e que nunca caiu no goto dos adeptos, exceção feita a uma noite de Dezembro de 2005.
Num momento raro de inspiração, o nosso Beto acertou em cheio no pontapé e marcou o golo sensacional com que o Benfica venceu e afastou o fabuloso Manchester United da Liga dos Campeões. Foi uma festa.
Quero eu com isto tudo dizer que há muitos Betos. E que há poucos Robertos Severos.

O Beto do Sporting teve a sua noite negra num jogo com o Benfica do campeonato de 1998/1999. Fez dois autogolos, é obra.

Como o Benfica ganhou a partida precisamente por 2-1 imagine-se o impacto que o duplo infortúnio do defesa do Sporting causou em todos os segmentos da vida nacional nos dias que se seguiram ao 'derby'. Já lá vão alguns anos.
Nem o presidente do Benfica à época se conteve como lhe competia. Pouco tempo depois do dito clássico, visitando os jogadores do Benfica num estágio da Seleção Nacional, Vale Azevedo cruzou-se com Beto também ele convocado, e atirou-lhe com esta impiedade:

- Então como é que está o nosso goleador?

Foi um escândalo muito comentado no momento e o presidente do Benfica não se livrou de mil justas censuras pelo seu ato refletido. Sim, refletido.
Beto voltou a ser notícia no início desta semana quando tornou público o ponto final na sua relação com o Sporting. O ex-jogador desempenhou até à última segunda-feira as funções de diretor de relações públicas e internacionais. Foi suficientemente claro na sua breve alocução de despedida: «Esta decisão é da minha inteira responsabilidade», disse. Como quem diz que saiu porque quis.

Não resisto a partilhar o comentário de um amigo meu, João Gonçalves, benfiquista até mais não, quando se soube que Beto ia sair do Sporting.
- Pronto! Agora já pode ir finalmente para o Real Madrid!

Os mais novos provavelmente não se lembram mas durante defesos a fio, ano após ano, os jornais foram noticiando em maiores ou menores parangonas que Beto estava à beira de assinar pelo Real Madrid, o que nunca acabou por se verificar.

Vem tudo isto a propósito disso mesmo. Das notícias do defeso e do desfilar de nomes de jogadores a contratar pelos clubes, sendo que a resolução dos hipotéticos negócios está quase sempre 'presa por detalhes', pelo menos até ver.

Lisandro Lopez, por exemplo, um defesa central argentino que o Benfica procura contratar ou já contratou tem sido protagonista de mais uma novela de Verão. Durante três semanas a transferência esteve presa por detalhes causando natural apreensão nos adeptos, por experiência própria acostumados a reviravoltas de última hora.

Por isso o melhor sempre é esperar para ver Lisandro Lopez chegar à Luz e começar a jogar o seu futebol. Dizem os adeptos do Arsenal de Sarandi nos desabafos de o ver partir que Lisandro Lopez é um grande jogador.

Por norma, quando se trata de definir a competência ou mesmo a categoria de um jogador, acredito mais no coração dos adeptos a falar ao pé a boca do que nas radiografias técnico-táticas dos especialistas todos juntos, incluindo os empresários da bola. Sendo parte interessada, não se lhes pode exigir imparcialidade sobre os produtos que colocam no mercado não é verdade?

2. Já os adeptos falam por amor e não por interesse. E raramente falham nas suas apreciações porque sabem bem quem dos seus lhes deu tristezas e quem dos seus lhes deu alegrias. E o número de vezes também. Os adeptos contabilizam tudo e, por isso, são o único poço válido de informação.

A questão é que através das redes sociais e de sites do clube argentino, muitos foram os adeptos do Arsenal de Sarandi que lamentaram a saída do jogador tecendo-lhe os maiores elogios. Nem os vou transcrever para não dar galo. É que estas coisas, por muito que me custe admiti-lo, nem sempre são certas.

Querem um exemplo? Quando Xandão saiu do São Paulo para o Sporting, os adeptos paulistas festejaram o acontecimento sem dó nem piedade fazendo prever o pior para a carreira europeia do longilíneo defesa central em quem, decididamente, não acreditavam.

Muito espantados devem ter ficado os más-línguas paulistas, poucos meses depois, quando viram o mesmo Xandão marcar um golo de calcanhar ao Manchester City, uma habilidade que correu o mundo e ajudou o Sporting a afastar da Liga Europa o iminente campeão inglês de 2011/2012. E, nesse preciso instante de calcanhar, naquele raro segundo, lá se foi também por água-abaixo a minha teoria de que os adeptos é que percebem de futebol e de futebolistas. E nunca falham.

Conclui-se, com o devido respeito, que os adeptos às vezes falham e que há jogadores que às vezes acertam.

Julgo ter explicado este meu desinteresse metódico por notícias de contratações de jogadores no período do Verão. São muitos nomes, muitas caras, e uma pessoa, inevitavelmente, baralha-se. Até porque não podem vir todos. Ou podem?

Pelos vistos podem. Na sua manchete de terça-feira, A BOLA anunciava que Lisandro Lopez, o tal que deixou os adeptos do Sarandi em lágrimas, é o 104.º jogador com contrato com o Benfica para além de 30 de Junho.

Que excelente notícia para a temporada que se aproxima. Em 104 jogadores haverá, certamente, um defesa-esquerdo.

-Leonor Pinhão, jornal A Bola, 27 Junho 2013

3 comentários:

  1. Caber cabia mas no Porto é sempre outra coisa.
    Compra-se amendoins para o Porto porque sabem que qualquer um serve visto terem o campeonato minado com submissos.
    Por isso é uma luta inglória do Benfica que gasta milhões para um campeonato que está mais que decidido.
    Vieira acorda pra vida!

    ResponderEliminar
  2. Acho que nem devia haver defesa esquerdo no futebol que raio ... tinham que inventar essa posição e logo no Benfica.
    O que é isso de defesa esquerdo?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!