domingo, 16 de junho de 2013

João Querido Manha: O fim da aliança


Pela primeira vez em 55 anos, ouvi esta semana um dirigente português a quem alguns reconhecem capacidade para ironizar com fineza referir-se ao Sporting Clube de Portugal como Sporting de Lisboa. Noutros tempos, isto seria entendido como uma ofensa e capaz de desassossegar o espírito de João Rocha, que travou lutas inflexíveis para explicar por esse Mundo fora que o clube era do país e não da capital. 

Ninguém da nova nomenclatura leonina reagiu à provocação, o que é bom por um lado, mas deixa ao veterano guerrilheiro portista uma boa margem para carregar um pouco mais na tecla. Não deve ser preciso esperar muito tempo.
Os sinais são estes: as relações entre Porto e Sporting estão no limite do aceitável, salvaguardadas por um corte institucional que deixa espaço para o desprezo, mas que só carece de um pequeno passo em falso para se precipitar numa espiral sem fim. Já foi assim no passado, porque há gente que não sabe viver de outra forma. Ou impõe as regras ou torna-se intolerante e insuportável. E o Porto imperial de hoje julga-se muito acima, numa relação básica do forte sobre o fraco, em que a humilhação e a falta de respeito estão sempre à espreita.

Em 30 anos, este senhor da guerra conseguiu dividir para reinar, impondo uma lógica de que havendo três clubes mais fortes, dois teriam de ser aliados contra o outro. Começou por abusar de Fernando Martins para se bater com João Rocha e depois lançou a escada aos sucessivos amadores que foram dando cabo do Sporting para combater o Benfica.

Ora, o que finalmente parece ter sido entendido em Alvalade é que não precisa da boleia de nenhum parceiro para afirmar a sua grandeza e prestigiar a tradição. O Sporting é rival do Benfica e rival do Porto e pode e deve bater-se com ambos em simultâneo. 

No ponto a que esta correlação de forças chegou, é já ao universo prospetivo de adeptos dos portistas que terá de reconquistar simpatias, barrando-lhe a expansão fora da bacia do Douro. 

Tratando de recomeçar a ganhar-lhe no campo de jogo, que é onde se aferem os valores reais e se realizam ambições. Está no bom caminho.» 

- João Querido Manha, jornal Record, 16 de Junho de 2013

4 comentários:

  1. Penso que este comentário serve apenas de apoio ao presidente do clube da sua simpatia (SCP) e, só porque a questão é entre o scp e o fcp pois, se o slb estivesse também na discussão já sabemos qual parte defendida por este senhor (anti-benfica)

    ResponderEliminar
  2. Jose Martins apesar de não o demonstrar pela sua imparcialidade notável o JQM é do nosso benfica!

    ResponderEliminar
  3. Sim o JQM é Benfiquista!

    ResponderEliminar
  4. o jqm pode ser do clube que quiser , o que disse é vdd e ponto final , os benfiquistas hoje em dia sao tao "cónós" que se fala a favor do benfica é pq é interessairo se critica o porto é pq é do sporting se critica o sporting é pq é do porto epa deixem se de merdas .
    o pessoal de lisboa é comido a força pelos azeiteiros azuis , seja benfica ou sporting e de diferentes maneiras e em diferentes espaços de tempo , pinto da costa alia se a uns e dps alia se a outros fazendo guerra ora a uns ora a outros e pq ? pq o pessoal de lisboa vende se facilmente , e podemos falar de jorge mendes que de certeza que nao é portista mas que o pinto da costa " comprou" e fidelizou entre outros .
    os dirigentes do benfica e do sporting ja deviam ter entendido que la por serem rivais n sao inimigos e muito menos se devem aliar a alguem e isto serve sobretudo para os do sporting mas tambem ja serviu ao benfica à mts anos atras , é dificil é perceber como os lisboetas sobretudo os dirigentes se deixam passar por parvos ao longo de tantos e tantos anos ´é incrivel , primeiro que vejam onde esta o problema e o resolvam é uma vida , enfim , e ja agora tambem os adeptos " normais " pois existem sempre os anormais , sobretudo os do benfica podiam deixar o gozo e desprezo que dao aos do sporting primeiro pq nao ajuda as relaçoes dos dois clubes , mas logo a seguir pq ficar em segundo e ir a finais e perder é uma valente merda pra nao dizer outras coisas ainda piores , e ja agora tambem ja nos deixava mos de tretas do maior clube do mundo , melhores adeptos do mundo etc , e de dzier merdas parvas como falar em ganhar a champions na luz , deixem a bazofia , deixem os auto titulos de grandezas saloias , e ja agora deixem de ter m~edo do porto .
    eu sou benfiquista e vejo isto tudo ao longe muito longe pois pertenço ao districto do porto e vejo estas coisas impotente e as vezes envergonhado , como fiquei no finaç desta epoca miseravel .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!