sábado, 8 de junho de 2013

Rui Santos: Vítor Pereira esmagado na hipótese Jesus


Não restam agora dúvidas de que Pinto da Costa tentou tudo para contratar Jorge Jesus e tirá-lo do Benfica e não restam agora dúvidas de que Jorge Jesus acabou por ser sensível e grato perante a abordagem e os argumentos de Luís Filipe Vieira, que se atrasou na gestão do processo, acabando no entanto por dominá-lo de acordo com as suas convicções e num momento em que crescia a contestação (interna e também externa) em redor do cenário de continuidade do treinador dos encarnados.

Parece óbvio que Pinto da Costa acreditou até ao limite que poderia ter Jorge Jesus no FC Porto e só avançou para a solução final (Paulo Fonseca) depois de ficar claro que já não era possível convencer JJ a deixar o Benfica. Pelo meio, um Vítor Pereira desconsiderado e traído (bem tratado, publicamente...), que a “estrutura” deixou cair quando já ninguém no Dragão acreditava na possibilidade do volte-face no campeonato e que Pinto da Costa tentou reabilitar – sem muita convicção... – depois de consumado o volte-face, com os contributos do FC Porto e do Benfica, mas também, de forma mais particular, com a assinatura do Estoril, de Carlos Martins (no jogo com os canarinhos), de Kelvin, de Liedson (no tira-teimas FC Porto-Benfica) e, também, de Hugo Miguel (que não quis ficar atrás de... João Capela!), em Paços de Ferreira.

Caíram Leonardo Jardim (o primeiro a cair!) e Mano Menezes, Domingos nunca foi uma hipótese muito séria e Jorge Jesus só caiu por vontade própria (consciente da importância que Vieira teve no reforço da sua cotação como treinador e no reforço da... conta bancária!). Caiu também Vítor Pereira, confrontado com uma proposta pífia, potencialmente recusável, que ganhou títulos no FC Porto mas não ganhou dinheiro e foi atropelado com o desfile de inúmeros candidatos ao seu lugar, sinalizados pela “estrutura”, a partir do momento em que... caiu na Champions (não de joelhos), aos pés do Málaga.

Avança Paulo Fonseca. Tinha a seu favor a excelente época realizada ao serviço do Paços de Ferreira (melhor do que Marco Silva, no Estoril), mas na recta final acabou por ganhar – precisamente a Marco Silva... – porque Pinto da Costa sempre valorizou muito os detalhes... A “resposta” do Estoril na Luz foi um grande detalhe, mas o abraço de Paulo Fonseca a Vítor Pereira em Paços de Ferreira, instantes antes do fim do jogo e já com os azuis e brancos em festa e o ambiente simpático na Capital do Móvel foram grandíssimos detalhes...

O FC Porto (de Pinto da Costa) continua a impor a sua lei. E a lei é – tirando casos verdadeiramente excepcionais, todos explicáveis – ... fazer do treinador uma peça apenas relativamente importante da “estrutura”. E é também por isso que Pinto da Costa continua a ser idolatrado (pelos adeptos activos do FC Porto), acima de treinadores e jogadores...

Nunca é bom, em tese, que um treinador entre num clube com respeito maior pelo estatuto dos jogadores do que os jogadores com respeito menor pelo estatuto do treinador. O FC Porto, contudo, tem promovido, neste domínio, a antítese... Não interessa muito se Paulo Fonseca tem ou não o perfil certo; o que interessa é se tem perfil para se encaixar na “estrutura”. E isso, pelos sinais, parece ter...

-Rui Santos, jornal Record

3 comentários:

  1. patriarca disse:


    Mais um que veio do Clube SUBMISSO e o próprio paulo Fonseca NÃO FOI nem nunca será Honesto profissionalmente e pelos vistos como pessoa javalinesca, basta ver a ultima jornada ou sempre que jogou contra a SUA Familia, a dos Javardos. Terá um fim triste aliás como o seu antecessor, poderão COMEMORAR TÍTULOS não ganhos mas entregues pelo Sistema Mafioso Corrupto que os Coloca no Porco.

    ResponderEliminar
  2. Tinha a certeza que o Gajo da fruta tinha algo na manga alé do josué,mas pensava que Paulinho tivesse atitude digna de um Homem, é mais um na BATOTA

    ResponderEliminar
  3. Se colocarmos um macaco ("um" mesmo) a pilotar um Ferrari ... estampa-se. Se colocar-mos um condutor mediano com um Ferrari a competir com um outro muito bom condutor mas com um Fiat Panda, quem é que ganha? Num clube em que o treinador é pouco importante (ganhar dois campeonatos seguidos com apenas 1 derrota)e o presidente é que é a estrela, ao invés de, por exemplo os jogadores o que é mais preciso para ver que está tudo "montado"? Este ano, por exemplo, ganhou o campeonato de futebol uma equipa .... de andebol!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!