quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nuno Farinha: Rui Costa descobriu um 10


É verdade que Djuricic tem apenas 21 anos e que tudo o que mostrou até agora foi ao serviço do modesto Heerenveen, num campeonato (Holanda) que nem é propriamente um modelo de competitividade. Nada que preocupasse Rui Costa, diretor dos encarnados que - saído da sombra - viu neste talento sérvio qualidade suficiente para herdar a camisola 10 do Benfica, com tudo o que isso representa. O negócio fez-se por 6 milhões de euros, mas neste tema nem é o dinheiro que mais importa. É a sucessão de Aimar que está em causa e, mais do que o peso simbólico que a questão comporta, o que se trata é de saber se o Benfica voltará ou não a ter um 10 em estado puro. A questão não é assim tão simples.

Rui Costa entregou em 2008 a sua camisola a Aimar, que foi - sem direito a discussão - um dos mais extraordinários jogadores que passaram por Portugal. Infelizmente para o Benfica e para quem gosta de Aimar, a magia viu-se pouco. Na época em que foi mais utilizado (2009/10) o Benfica foi campeão. 

E também foi aí que a equipa de Jorge Jesus jogou melhor do que nunca. Essa foi também a época em que Rui Costa esteve mais próximo da equipa de futebol. Daí para cá, o antigo Maestro passou mais tempo no gabinete da Luz e menos na relva do Seixal. 

Três épocas com Rui Costa longe da equipa, três épocas com o Benfica a terminar em 2.° lugar. Coincidências. Ora, com Aimar aconteceu a mesma coisa - foi-se apagando aos poucos. Por culpa de tudo: de lesões, de opções, da idade e da concorrência. Mas, como se provou, sem Aimar as coisas não funcionam da mesma forma. Há mais músculo, mais correria, mais meia distância e melhor recuperação defensiva. Mas falta a visão raios X, a descoberta de linhas de passe que não vêm nos livros, a qualidade de pensamento e a capacidade de prolongar a posse de bola através da boa decisão. 

Aimar é isso tudo. Como era Rui Costa. Como, provavelmente, também Djuricic será um dia. Só falta saber se Jesus quer mesmo jogar com um 10 ou se vai disfarçá-lo de 8 ou 9.» 

- Nuno Farinha, jornal Record, 13 de Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!