sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bagão Félix e os milhões do mercado de transferências


Terminados os jogos, aí está de volta o esplendor do defeso. Milhões para cá, milhões para lá, tudo num frenesim onde se misturam compras e vendas, comissões, remissões e demissões, familiares dos intermediários e intermediários dos familiares, dirigentes e dirigíveis, novos-ricos e velhos pobres, plutocracia e meritocracia. Ah, já me ia esquecendo: e... jogadores.

Quantos milhões ficam algures entre o alfa e o ómega das 'compras e vendas'? Quantas ilusões são oferecidas no mercado das expectativas? Quantos paraísos fiscais beneficiando efeito multiplicador proporcionalmente inverso ao rigor, exactidão e transparência?

Tudo numa Europa a braços com uma recessão que anda pelos 1,1%. Onde o 'Banco Central Europeu' futebolístico é dominado por uns ilustres e branqueadores desconhecidos que fazem renascer das cinzas clubes adormecidos. Com o beneplácito da UEFA e seus derivados, sempre a recordar os 'fair play' dos jogos e das finanças!

Por esta Europa fora, encaram-se com a maior das normalidades os milhões de transacções e de salários de craques, ao mesmo tempo que minguam os rendimentos das famílias e se critica asperamente o que pessoas com funções públicas ganham por ano e que não chega ao que alguns jogadores ganham em menos de uma semana.

Mesmo assim, entre os países importadores há uns mais iguais do que outros. A remediada Turquia virou paraíso de jogadores em pré-reforma. Na Espanha parece que não há desemprego. Na Inglaterra, se for preciso muda-se o câmbio da libra esterlina. Em França, é à grande e à russa! Só na Alemanha a racionalidade não se perdeu completamente... De Portugal falarei noutra altura...» 

- Bagão Félix, jornal A Bola, 13 de Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!