quarta-feira, 5 de junho de 2013

Bernardo Ribeiro: Segurança dos clássicos fazem lembrar meeting do G8



Não eram precisas cenas tristes num jogo de juvenis para sabermos que os encontros entre Benfica e FC Porto estão cada vez mais perigosos. Infelizmente, parece que nem para ver miúdos é seguro ir ao futebol, uma vez que a indisciplina e a violência já alastraram dos campos para as bancadas e hoje cada clássico é rodeado de medidas de segurança a lembrarem um meeting do G8. Os culpados de tudo isto não são apenas os que dão largas a uma raiva difícil de compreender e que transforma o desporto num lamaçal pouco agradável de frequentar, mas assenta também numa política de confronto seguida ao longo dos últimos anos pelos líderes dos dois clubes, que se apressarão a mandar rezar missas estéreis quando a desgraça bater à porta. Hoje não é seguro ver um clássico no andebol, no basquetebol, no hóquei em patins ou até jogos de crianças. O que dizer disto? Pouco mais do que pobre país este...

Infelizmente, Bruno de Carvalho parece ter vontade de seguir o mesmo caminho bélico de Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa em termos de oratória. Percebo. É o que a maioria dos militantes gosta de ouvir e não dá parte de fraco perante presidentes com obra feita. De facto, a liderança dos grandes clubes portugueses não está para "gentlemen". Gostam todos de exibir pulso de ferro e uma forma de expressão acutilante. Uma escola criada pelo líder portista e que em Lisboa vem gerando cópias sem grande sucesso. É que só isso não ganha nada. São apenas "mind games".

Ninguém precisa que Benfica, FC Porto e Sporting sejam amigos. A rivalidade é sã quando motiva brincadeiras entre amigos, piadas ao rival que perdeu no fim de semana anterior, anedotas na semana da derrota mais difícil. Mas daí a serem necessários batalhões de polícias para os clássicos e não ser seguro deixar os miúdos irem ao estádio em dias de jogo grande, isso é apenas um convite a afastar as famílias do desporto e deixar campos e pavilhões entregues a doentes que não sabem comportar-se perante a rivalidade. E esses não são verdadeiros adeptos.» 


- Bernardo Ribeiro, jornal Record, 4 de Junho de 2013

4 comentários:

  1. BERNARDO RIBEIRO, FAZ LEMBRAR M8 (MIUDO DE 8 ANOS),não sabe o que quer dizer BATOTA ou CORRUPÇÃO,não sabe que o MAIOR DIRIGENTE EM PORTUGAL (PELA NEGATIVA)a mais de 30 anos que paga viagens por engano aos arbritos,dá concelhos matrimoniais a arbritos,serve uns lanches (FRUTA E CAFÉ COM LEITE) aos arbritos, etc...
    A 30 anos que vem promovendo violencia e ódio (GUERRA NORTE E SUL) tirando dividendos disso.
    Compreendo-te GAROTO

    ResponderEliminar
  2. Será que badalhoco que junta letras e tem a mania que é jornalista, esteve na Afurada, a lamber falos.
    Este pais está devido á desontidade intelectual dos pseudo-jornalistas, corrutpos e curroptores.
    Acorda anormal!

    ResponderEliminar
  3. Foram o LFV e BC que começaram este clima de intimidação e violência que dura 30 anos!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!