quarta-feira, 12 de junho de 2013

Luís Freitas Lobo diz que há vazio estrutural de poder em torno da equipa do Benfica


A mudança de treinador no FC Porto sempre ultrapassou a mera avaliação técnica de ganhar ou perder. É uma avaliação global ditada pelo 'Grande Livro azul-e-branco' onde estão as teses que fizeram (e fazem) a base da construção e manutenção do seu poder. 

O sucesso do FC Porto, antes da relva, passa há décadas pela capacidade de reinventar ciclicamente o seu ADN. Nessa política de confronto, o treinador é uma peça cuja avaliação não passa por 'se merece' continuar (pelo que mostrou/ganhou) mas se deve continuar (pelo que pode dar como catalisador). Nesse status, o nascimento, vida e 'morte' de Vítor Pereira-treinador do FC Porto cumpriu um ciclo de existência normal.

É, sem dúvida, injusto para a avaliação da competência de muitos treinadores. Sem ruturas na saída (Mourinho, Villas Boas) caem na tese de que no FC Porto 'qualquer um ganha'. Existem, porém, diferentes formas de ganhar (jogo e resultados) como com Vítor Pereira. Um treinador que após dois campeonatos só com uma derrota acabou submerso na solidão dentro da estrutura.

Para quem ignora a história e origem dos diferentes poderes (conquista e/ou perda) será contraditório sair o treinador que ganha e ficar o que perde. Não é. FC Porto e Benfica são realidades históricas e estruturais muito diferentes (formação/exercício do poder), pelo que as razões que ditam a continuidade ou não de um treinador podem fazer sentido num lado e não fazer noutro.

Se a saída de Vítor Pereira é, pois, natural, a continuidade de Jesus marca a rutura com um passado mais sujeito à lógica dos resultados. Não pensei que fosse só receio de o ver no FC Porto. Pensei num diagnóstico racional e não emotivo, vendo que o problema não era o treinador por si só, mas sim o vazio estrutural de poder em torno da equipa, demasiado exposta aos impulsos de um treinador competente mas com uma personalidade desgastante.

Isto não quer dizer, porém, que Jesus não teve responsabilidade nas derrotas. Além da tática nos jogos decisivos, há o estado de descontrolo emocional do balneário. Começou com Luisão a empurrar um árbitro perante sorrisos de todos no banco, passou pelo treinador, diretor e jogadores aos pulos após um jogo a três jornadas do fim como fossem campeões, e acabou com um jogador a empurrar o treinador no relvado, apontando-lhe o dedo a dizer 'a culpa é tua'! 

A importância da (falta de) estrutura notou-se nesses momentos.
Paradoxal é ver o momento que deveria ser para 'blindar' o balneário e 'filtrar' a sua relação com o treinador /personalidade/Jesus, formando a tal estrutura 'intermediária' de poder, ameaçar traduzir-se no reforço da ideia de todo o edifício do futebol pensado a partir do treinador numa ilha criada só para ele pelo presidente.

O FC Porto mudou de treinador. O Benfica mantêm o treinador. Decisões sensatas, mas enquanto no Dragão a política de continuidade é clara, na Luz não se notam indícios da rutura necessária.» 

- Luis Freitas Lobo, jornal A Bola, 12 de Junho de 2013

14 comentários:

  1. patriarca disse:

    Então luis freitas lobo e as tuas desconsiderações ao Glorioso Benfica continuam, porque não dizes, não falas e não escreves COISAS que sabes, já que dizes que sabes tudo, acerca do Porco e seus derivados, porque ficas mudo perante as atrocidades que se passam no estádio do ladrão, a tua missão é escrever, divulgar os factos, então porque inventas para o Benfica, dirás porventura algo certo mas pouco ou nada significativo e a respeito dos javalis porque não dizes rigorosamente NADA, branqueias, silencias ou passas por cima como se não existissem.
    Falar com certeza, mas de todos e para todos, sem rodeios e sem medos, mas será isso que ele teme dos do Porco??!!
    Certamente que será que ali tratam-nos com a dureza que aliás eles merecem e no Benfica tratam-os com dignidade que eles (opinadores) não merecem

    ResponderEliminar
  2. E cá se volta a falar do facto dos jogadores do SLB terem comemorado a vitória na Madeira. Uma manobra de distracção para o que de verdade aconteceu. Um treinador perdeu o campeonato pq no SLB não há a tal "estrutura" que existe nos corruptos. Um treinador, assim como outros, são campeões pq na hora em que falham em campo, logo aparece a tal "estrutura" a garantir a conquista do campeonato. As análises do LFLobo são mesmo de lobo vestido de cordeiro.Antes, os treinadores nos corruptos aguentavam 3 épocas de corrupção, mas depois de Jesualdo passaram a só aguentar 2 épocas.Tal deve ser o fedor nauqeles balneários que aguentar mais do que 2 épocas fica dificil. Agora contratam-se treinadores corruptiveis e assim gostaria de ver explicado por LFLobo pq se contratam treinadores de 2ª categoria.

    ResponderEliminar
  3. aparte os beneficios que o fcp tem quase todos os campeonatos , uns mais que outros e neste ultimo nem nos podemos queixar , acho que luis freitas lobo tem toda a razao , só que há benfiquistas que vivem num mundo aparte e acham que so perdemos por causa dos arbitros e nada mais .
    o benfica se tivesse quem manda se e fosse um clube com homens de rigor e que levassem a serio o que fazem e trabalhasem em prol do clube com paixao rigor e sabedoria , carlos martins nao calçava mais na luz , cardozo ja nao tinha feito o que fez na final da taça com jj pois ja antes teve excessos e ja alguem o tinha posto na ordem , e jj é bom treinador mas pra gerir um exercito ( e uma equipe de futebol acaba tambem por ser um "exercito" )é muito burrinho e tambem tem outra coisa má , é daqueles que tem muito peito , mas na hora da vdd encolhe se ou faz merda .
    pra mim jj é a soluçao mais facil e que dá o minimo de garantias , mas se o presidente do benfica percebe se ponta de um corno de futebol e nao só jj ja tava era no caralho , mas o pior é que no porto ia limpar tudo mas tudo a nivel nacional claro , porque ele no porto nao ia andar armado em campeao e encolher se quando a coisa aperta se e muito menos ia ter de passar a vida em adaptaçoes quer ele quise se ou nao .
    abram as pestanas porque a mim como benfiqusita do norte , filho de benfiquista e conhecedor de grandes benfiquistas tambem do norte e que ja inimigos fizeram por causa do benfica é vergonhoso estar semore a fazer a figura triste de perder bem ou perder mal para aquele clube de merda e ordinarios , deixem de ser bananas porque a mim ja me envergonha muitas derrotas que temos tido .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
  4. Como disse o "patriarca", Lobo até pode dizer algumas coisas acertadas, a questão é que do Porto e dos seus problemas ele nunca fala. Erros todos cometem e todas as organizações têm os seus problemas. A diferença é que no Benfica ao mínimo erro perde-se o campeonato, ao passo que no Porto quando algo corre mal a "estrutura", que é afinal o equilíbrio de poder do futebol, controlado por Olivedesportos e PdC, ampara os golpes. Ou alguém duvida de que os passeios do Porto na Madeira contra o Nacional (2 golos irregulares) e em Paços de Ferreira foram um factor decisivo para a atribuição do título. E o que dizer acerca das várias mãos ao longo da época que ora davam penalty (quando na área dos adversários) ora não (quando na área do Porto). Vão-se encher de moscas os que falam do "grande livro azul-e-branco"!! Este Lobo é um palhaço. Canta bem mas a mim não me engana.

    ResponderEliminar
  5. Freitas Lobos é um dos bobos da corte do futebolês nacional. Vendido e impostor.

    ResponderEliminar
  6. Pauliteiro de Miranda12 de junho de 2013 às 18:12


    Com Freitas Lobo o vazio só podia ser estrutural, vertical ou entrelinhas.

    Cof cof cof

    ResponderEliminar
  7. Ó seu CAMELO, tambem és daqueles que bate palmas a ladrões e corruptos ?
    Não se pode ser sério neste país vem logo estes ignorantes de merda com ironia de muito baixo nivel criticar a seriedade.
    Não sabes o que quer dizer, MAFIA,CORRUPÇÃO,CRIMINOSOS,LADRÕES,BATOTA ?
    Mesmo contra esses pontas de lança todos Arbritos,alguns jogadores e treinadores que fazem favores ao FCP (Futebol Clube de Corruptos) com os pontos que fizemos este ano,nos ultimos 10 anos tinha-mos ganho 80% dos mesmos.
    DAVA-TE JEITO JORGE JESUS NO PORTO ?

    ResponderEliminar
  8. Jornalistas com COLHOES é qué mentira ! Para ouvir meninas a "gemer" vou ás putas ... mas não ás do reinaldo....

    ResponderEliminar
  9. É vergonhoso o que estes mouros vermelhos de vergonha escrevem. Com que então o único clube Português de categoria internacional - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, só ganha campeonatos com ajudas de árbitros, é isso?

    Os mouros vermelhos de vergonha são desprezíveis suínos. São odiados pela maioria do povo português. São o único clube português que em qualquer estádio de futebol, ou pavilhão desportivo, é recebido com cânticos do SLB-SLB-SLB -FILHOS DA PUTA - SLB-SLB-SLB. E porquê?

    Porque são um clube cujo sêlo genético é o roubo, a mentira, a corrupção, a podridão bolorenta. Clube que sempre beneficiou do regime salazarista.

    António Salazar, na ânsia de defender ORGULHOSAMENTE SÓS...A BEM DA NAÇÃO...PAÍS MULTI-RACIAL, ordenou que o miserável clube corrupto de seu nome CLUBE DA TRÊTA, também conhecido por CLUBE DA GALINHA VOADORA e que alguns ainda teimam chamar benfica, fosse considerado propriedade nacional, intocável e superiormente protegido.

    Assim, o povo português foi espoliado da VERDADE DESPORTIVA. Foram campeonatos atrás de campeonatos e taças de Portugal atrás de taças de Portugal. Para que os Vasquinhos de Alvalade não ficassem com muito ranho e baba, lá autorizaram um (1) campeonato e três (3) para os suínos vermelhos de vergonha.

    Mas há mais, pois claro. Eusébio impedido de se transferir para o estrangeiro. A PIDE-DGS tinha ficheiros perfeitamente esclarecedores dos comportamentos de Eusébio e Mário Coluna. Sabiam que estes dois moçambicanos eram militantes contributivos do Movimento Terrorista FRELIMO. A mulher do Eusébio também. Ordens superiores, impediram a PIDE-DGS de exercer as suas competências. A troca, eram campeonatos oferecidos.

    Árbitros irradiados por beneficiarem o vosso nojento Clube. INOCÊNCIO CALABOTE, foi o primeiro, depois foi o Reinaldo Silva e o Inácio de Almeida (pediram a antecipação da reforma).

    Se pudesse haver um Tribunal Desportivo com aplicação de penas retroactivas, o Clube da Trêta era obrigado a devolver ao POVO PORTUGUÊS metade dos títulos miserávelmente roubados.

    Este é o vosso Clube. Incapaz de competir com o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, valem-se de tudo. E tudo aceitam. Até aceitam um cadastrado como Presidente, preso pelo crime de ROUBO E INSTIGAÇÃO AO ROUBO, conforme ficou provado em Julho de 1993, no 3º Juízo Criminal, do Tribunal Criminal da Boa Hora, aplicando-lhe a sentença de 20 meses de cadeia e transitada em julgado.

    Mais, aceitam um Presidente que recebeu a Roseta de Prata de Associado do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, alusiva aos 25 anos de filiação. No meu Clube isto era e é impensável, mas no vosso Clube de merda tudo vos serve.

    Luis Freitas Lobo pensa pela sua cabeça. Raro é o suíno mouro vermelho de vergonha que não tira a albarda e as palas.

    Ides continuar com essas cabeçorras suinescas a crescerem, a crescerem, a crescerem.

    FUTEBOL CLUBE DO PORTO A VENCER DESDE 1893. A caminho de bater o seu RECORD de PENTA-CAMPEÕES.

    QUEREMOS O HEXA-CAMPEÕES.

    Ides continuar a limpar as lágrimas, o ranho e a baba pestilenta que escorre dessas nauseabundas cavidades anatómicas, que confundis com boca.

    Infinito Azul dixit.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grande diarreia mental vai nesta cabeça...e incha...incha...incha...como todos vimos o corrupto-mor inchar na final da Liga dos Campeões em hoquei. Ali os corruptos não tiveram a ajuda do costume dos árbitros e lá se foi a Liga dos Campeões.A diarreia é tenate que gostava que apresentasses aqui o que venceram desde 1893...até falsificaram a certidão de nascimento e mudaram os pais do nascimento...passaram a ser um clube filho de pais incógnitos...

      Eliminar
    2. chavalo tu és completamente deficiente , procura a ponte mais alta e ja sabes o que tens a fazer .
      o benfica tinha eleiçoes ainda o país nao sabia o que isso era , o benfica tinha figuras de todos os quadrantes politicos incluindo o pcp , deixa de ser ignorante , e corrupto seu azeiteiro .

      jose luis cruz

      Eliminar
    3. Javali, porco corrupto nojento.

      Eliminar
  10. O Lobo que fale da morte do dirigente do fcp que apareceu morto no Dragao, em circunstancias misteriosas com tiro na cabeça, sendo que a noticia só apareceu na imprensa 2 dias depois, e que se saiba, o fcp nao compareceu no funeral do dirigente do fcp!!! Freitas Lobo, podes falar tambem da SOVA que os jornalistas sofrem quando ousam falar do clube CONDENADO de CORRUPÇÃO, e que nao desceu de divisão porque Herminio Loureiro foi ameaçado por Adelino Caldeira e ACAGASSOU-SE...agora esta na FEDERAÇAO!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Vazio estrutural, este patego devia mais se preocupar com seu vazio cerebral.
    Do SL Benfica todo o junta-letras sabe mais do que quem lá esta, mas escreverem sobre os 30 anos de corrupção no desporto nacional praticada por um animal e sua tropa de elite nada. Compreende-se, ou chega fruta a casa deste tipo de gente, ou têm medo de ficar numa esquina com um tiro de pistola que depois foge do morto que a disparou. Este tipo, o Prata, Queirozes e trampa desta está o jornalismo cheio, para quando jornalistas com J grande?
    A culpa deste jornalismo existir também só tem um culpado, os benfiquistas que insistem em comprar o pasquim desportivo todos os dias, ou pensam que são os adeptos dos clubecos que lhes dão de comer?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!