segunda-feira, 8 de abril de 2013

José Manuel Delgado diz que Boavista é apenas pretexto para o alargamento da Liga


Os clubes que compõem a Liga decidiram que a partir da próxima época haverá 18 clubes a disputar a Liga Zon Sagres. 

O argumento para o alargamento é a necessidade de acolher o Boavista entre os maiores, na sequência da prescrição do caso que levou à despromoção dos axadrezados. No entanto, se o Boavista (que deve cerca de 20 milhões de euros ao Fisco) não tiver condições de se inscrever, o seu lugar será preenchido por outro clube. 

Gato escondido com o rabo de fora. Se a verdadeira razão para o alargamento fosse de facto o Boavista, na impossibilidade de participação deste clube tudo deveria ficar na mesma, ou seja, com 16 clubes. Mas não é o Boavista a razão do alargamento, é apenas um pretexto invocado por aqueles que fizeram da possibilidade de uma Liga a 18 bandeira eleitoral e que, há um ano, foram derrotados por uma decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). 

No sábado, o alargamento da Liga Zon Sagres foi aprovado pelos clubes. Pudera. Com as competições a decorrer, cada emblema fez contas de cabeça e na hora de votar olhou para os seus interesses próprios, algo que nunca deveria acontecer: mudar as regras do jogo a meio de uma prova é um crime que não devia compensar porque atenta contra os mais básicos princípios de transparência e credibilidade. 

Vejamos então: Na I Liga há seis clubes que lutam pela permanência, enquanto que na II Liga outros tantos são candidatos à liguilha que passou a estar contemplada. Só aqui temos 18 votos com interesse comprometido por um objetivo concreto e imediato. 

A batata quente passa agora para a esfera da FPF, que terá a palavra seguinte neste inquinado processo de alargamento. O mais normal, em defesa da indústria do futebol - a que os clubes, maioritariamente, se mostraram insensíveis - é que a entidade presidida por Fernando Gomes chumbe a decisão e faça tudo voltar à estaca zero. 

Porque, em limite, para reintegrar o Boavista - se for esse o entendimento - não é necessário alargar a I Liga. Se a questão é o regresso dos axadrezados, porque não descer de divisão mais um clube? Mas o Boavista é apenas um pretexto para a concretização de um plano adiado. Porque se a FPF pactuar com o alargamento e depois o Boavista não tiver condições para cumprir os requisitos de inscrição na Liga Zon Sagres, haverá, mesmo assim, 18 clubes a disputar a competição. 

Sejamos muito claros: o futebol português não precisa de mais clubes na I Liga, precisa de menos; o futebol português não precisa de mais jogos sem qualidade, precisa, isso sim, de jogos que levem público aos estádios, motivem os patrocinadores e aumentem as audiências. Essa é a única via de regeneração do futebol português. 

Quem tiver dúvidas do que estou a dizer tem bom remédio. É ir ao site da Liga de clubes - www.lpfp.pt - e ver os números de espectadores nos jogos do futebol profissional em Portugal...

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 8 de Abril de 2013

3 comentários:

  1. Tem toda a razao o JMD,mas,a fpf não vai na fita,e vão ficar a xuxar no dedo os corruptos dos aliados.

    ResponderEliminar
  2. O que importa é acusação de coacção sobre o Boavista..eu transcrevo o artigo da lei desportiva sobre essa infracção:

    art. 55.º do RD da Liga que regula a coação desportiva. Segundo a norma, “os clubes que exerçam violências físicas ou morais [...] sobre qualquer elemento da equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direcção do encontro” são punidos com descida de divisão e multa de 50 mil a 200 mil euros.

    Onde está aqui nas escutas a agressão fisica ou moral de algum dirigente do Boavista sobre algum membro da arbitragem? Nao acusem..mistrem quais! Ainda por cima mesmo que existisse alguma palavra, a condução dos 3 jogos em causa, não foram condicionadas, já que o boavista empatou um jogo em casa e perdeu os dois jogos fora.

    O Ministério Público no processo Apito Dourado, arquivou todos os inquéritos relativos aos factos pelos quais o clube foi condenado em sede de justiça disciplinar. Fê-lo por considerar que “não havia indícios – muito menos fortes indícios – da prática de qualquer ilícito por parte de dirigentes ou meros accionistas do clube”.

    Além da acusação de coacção inexistente por parte do CD da liga, o CJ da FPF decidiu em 2008 a descida de divisão numa reunião agora considerada ilegal pelos tribunais..o Boavista só pretendia a correcta avaliação do recurso, mas a FPF tanto adiou fazê-lo com os recursos por ela entrepostos, que agora os 3 jogos prescreveram..dois avaliados na reunião ilegal de 2008 e um outro nagora falada reunião de 2009, aonde se já tinha dado como prescrito apesar de manter a descida de divisão como definitiva, baseando-se na reuniao (agora considerada ilegal)de 2008. O Boavista não recorreu pq foi aí que foi anulado o processo do 3o jogo.

    Por isso chega de injustiças com o meu clube: uma acusação falsa de coacção, uma reunião ilegal que determinou a descida.Já basta como está registado no tribunal de contas, em que o Porto, Benfica e Sporting receberam cada um 100 milhões de euros para os estadios do euro e o boavista 1 milhao de euros..assim como os outros clubes por terem estadios municipais, receberam ajudas das camaras.

    Ver pf a prova do que digo:

    http://justicaparaoboavista.blogs.sapo.pt/20935.html

    Sofremos muito..se estivessem no nosso lugar, com o vosso clube, já teriam recorrido à violência generalizada:

    http://www.youtube.com/watch?v=7nQYJ4WOjm8

    Não acredite que algum adepto fique indiferente a isso..é certo que o Maritimo e outros desejam o nosso mal, porque existem sempre frustrados e invejosos que só são felizes com o mal dos outros.

    Somos um clube centenário que deu muito ao futebol português, sem falar em jogadores.
    Os 5 anos de castigo injusto corresponde a 10 milhões de euros/ano de receitas perdidas em verbas televisivas, patrocinios e das próprias assistências..r estou a excluir os juros da divida o estadio (18 milhões de euros) que devido à descida deixou de ser paga, como também o valor refetente a danos morsis à instituição e adeptos..ou seja, o que qualquer um dis 3 grandes receberia.

    Justiça para o Boavista!

    ResponderEliminar
  3. Qualquer clube ou organismo em que esteja inserido valentão paneleiro e filho lda é corrupçao de certeza.
    Tenho pena do ocorrido do boavista, mas o clube nao merece subir de divisao por ter sido explorado por gente corrupta. Esses sim, deviam padecer e pagar pelo mal que fizeram.

    O boavista sai impune porque a nossa justiça funciona de maos largas à corrupçao, e fizeram as coisas de forma a que prescrevessem para depois tomar estas decisoes.

    Quanto ao alargamento da I liga, concerteza que discordo. Muitos destes clubes não teem condiçoes para continuar, quanto mais meterem outros mais?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!