segunda-feira, 8 de abril de 2013

António Varela: Ciência de Jesus tem muito por explicar


1. O treinador do Benfica foi à Universidade explicar aos estudantes quais os principais traços do método empírico que fez dele uma das vedetas do futebol português, mas não satisfeito com a distinção de falar no púlpito do Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana, estendeu a excelência dos seus conhecimentos pela audiência com pompa: "Criei uma ciência." 

2. Ninguém lhe contrariou a descoberta, porque os cientistas da universidade têm uma conduta baseada na compreensão e na tolerância de quem está disposto a aprender. O trabalho deles é aliás democratizar o saber que vão apurando no trabalho de anos décadas de carreira, muitas vezes no lado oculto da fama. O cientista que não partilha o conhecimento validado pela comunidade acaba por transformar-se num inútil.

3. Para que Jorge Jesus pudesse vir a ser o fundador de uma ciência teria de trabalhar melhor. Teria de adotar um discurso coerente: em que a Liga Europa é importante desde o primeiro dia e não apenas quando dá jeito; em que quando se anuncia que não se vai poupar, não se poupa mesmo. Mais: o treinador do Benfica perceberia que o caráter revisível da Ciência é o que a faz avançar. E na capacidade de rever verdades dadas como irrefutáveis que a Ciência progride. E quando se erra, não se esconde o erro, volta-se atrás e escolhe-se o caminho adequado. Por exemplo: se André Gomes não está a resultar, faz-se entrar Enzo Pérez.

4. O Benfica ainda não ganhou nada esta época e em 2012/13 viu-se como perdeu a Liga para o FC Porto, quando liderava com 5 pontos de vantagem. Tudo começou quando Jorge Jesus resolveu deixar Axel Witsel no banco, em Guimarães, e as águias acabaram derrotadas. Sobre essa "descoberta científica" ainda hoje não se conhecem os fundamentos...

5. Há ainda um traço fundamental nos cientistas, eventualmente o mais importante de todos: a humildade. Mesmo quando são confrontados por um interlocutor inábil, que não tem o saber deles, os cientistas mostram-lhe o caminho do saber com tolerância. Na 5.ª feira, quem viu o Benfica-Newcastle percebeu que o 3-1 foi um resultado muito enganador, mas Jesus não quis saber, ganhou.

6. O FC Porto apurou-se para a final da Taça da Liga, curiosamente com Fabiano e Abdoulaye, que às vezes jogam pela equipa B, no onze titular. Só faltou Seba. Fica para a próxima.

7. Dois jogos do Sporting com Bruno de Carvalho no banco, duas vitórias. Uma coincidência que não deve confundir-se com o trabalho "de chinês" que Jesualdo Ferreira continua a fazer em Alvalade. Subitamente, os leões podem atrapalhar as contas do título.

Um Caso Sério. 

A assembleia geral da Liga votou favoravelmente o alargamento do campeonato para 18 clubes, à boleia da possível reintegração do Boavista despromovido em função dos cambalachos do Apito Dourado e do Apito Final, justamente penalizados (oiçam as escutas, senhores, oiçam!) e mais tarde revogados. A decisão de ontem não espanta que esteja familiarizado com modo de vida dos protagonistas do futebol português, sempre disponíveis para aproveitar a oportunidade que camufle os desvarios de anos de regabofe. E o mais espantoso da decisão de ontem é que ela tenha acontecido independentemente da capacidade que o Boavista possa ou não vir a ter para participar na Liga. Se a não houver, o alargamento é para ir em frente: sobem os dois primeiros classificados da tal liguinha! Mário Figueiredo, líder da Liga, pede à FPF que tenha “sentido de responsabilidade”. É bom que o faça, porque se houver alguém responsável o alargamento ficará para 2079.» 

- António Varela, jornal Record, 7 de Abril de 2013

7 comentários:

  1. "Na 5.ª feira, quem viu o Benfica-Newcastle percebeu que o 3-1 foi um resultado muito enganador, mas Jesus não quis saber, ganhou."

    Uma BESTA que diz isto, só pode ter os cornos enfiados no cú de alguém!

    ResponderEliminar
  2. Ó varela vem à janela ...

    Ó varela vem à janela ...


    Que o porto fica contente, de te ouvir zurrar nessa voz tão quente ...

    ResponderEliminar
  3. O patego monocórdico voltou a atacar. Sabes onde meto a falta de humildade do grande JJ? Por esse cu de jornalista obediente e amestrado ao serviço do Sistema que se está a desfazer.
    A vitória do SL Benfica ao Newcastle é enganadora, deves preferir a dos corruptos em casa com o Málaga. Mas isso passa, mete Herodoid se ainda tiver conserto essa peida dócil que tanto gosta de umas estocadas na Casa da Madalena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou a bola pra este gajo e quadrada ou ele e mesmo burro

      Eliminar
  4. patriarca disse:


    Este gajo o tal de antonio varela, talvez seja melhor chamar-se de VAREJA porque está tão CONSPURCADO com trampa de Porco que não consegue ser coerente. honesto e ético e as "varejas" andam sempre metidas e lidam bem com conspurcações e para os lados de Cedofeita elas são aos MONTÕES DE ESTERCO.

    ResponderEliminar
  5. Dois dos pontos da prosa deste tipo, devidamente corrigidos (as minhas desculpas pela extensão, mas... tenham paciência):

    3. Para que o Tóino Barela pudesse vir a ser levado a sério teria de escrever melhor. Teria de adotar um discurso coerente: em que a Taça da Liga é importante desde o primeiro dia, mesmo que o Benfica a vença, e não apenas quando dá jeito aos corruptos; em que quando se anuncia imparcialidade, se é imparcial. Mais: o Tóino Barela perceberia que o traço de honestidade da opinião que se escreve é o que a faz credível. E na capacidade de desmascarar mentiras tratadas como verdades irrefutáveis que a sua opinião pode ser importante. E quando os Tóinos Barelas erram de propósito, não escondem os erros, repetem-nos com outros requintes. Por exemplo: se atacar os do costume, compensa, para quê parar?

    ...

    5. Há ainda um traço fundamental nos "jornalistas"/opinadores como o Tóino Barela, eventualmente o mais importante de todos: a seriedade e respeito pelos outros (os visados nas crónicas, e os que o lêem). Mesmo quando são confrontados com a necessidade de escrever sobre algo que não gostam ou que lhes custa, devem fazê-lo com algum fair-play e com a essencial... honestidade. Na 5.ª feira, quem viu o Benfica-Newcastle percebeu que o 3-1 foi um resultado muito positivo, num bom jogo de uma equipa portuguesa, mas o Tóino Barela não quis saber, amuou porque não ganhou quem ele queria.

    Tóino Barela, opinião que não interessa a ninguém, 7 de abril de 2013

    ResponderEliminar
  6. Já agora, corrige-se também o ponto 2:

    2. Ninguém impede que o Tóino Barela tenha opinião, porque os portugueses que gostam de bola e, sobretudo os benfiquistas, desenvolveram grande capacidade de compreensão e tolerância de quem, coitado, ganha a vida desta forma. A tarefa deles é aliás divertir-nos com o "trabalho" de anos, décadas de carreira, muitas vezes no lado oculto... O "jornalista"/opinador que não partilha regularmente as suas alarvidades com a comunidade, divertindo-a, acaba por transformar-se num inútil ainda maior.


    Pronto, foi só mais esta...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!