quinta-feira, 4 de abril de 2013

Nuno Farinha: Benfica tem tudo por fazer



A gestão emocional do plantel do Benfica é neste momento o desafio mais importante que se coloca a Jorge Jesus. Ter a visão de uma época perfeita sem ter conseguido, sequer, garantir um único título: é esta a cruel realidade que o clube enfrenta. Todo o clube: dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos.

A liderança do campeonato é confortável e já só faltam seis jogos. Na Taça de Portugal, um pé já está no Jamor. E na Liga Europa as águias são amplamente favoritas na eliminatória com o Newcastle, que começa amanhã. Se correr bem, segue-se a meia-final.

O quadro é perfeito neste início de abril, mas a corrida ainda não está decidida. Para quem tem jogado tanto, tem marcado tanto e tem ganho tanto, a única certeza é a de que, mesmo assim, será preciso continuar a marcar e a ganhar para que a temporada faça sentido daqui por um mês e meio. Mais do que o cansaço físico de uma equipa que já leva 43 jogos realizados (tem hipótese de fazer ainda mais 13 e chegar, portanto, aos 56!), o que nesta fase importa gerir é o equilíbrio das emoções – controlando os níveis de ansiedade e mantendo a fome de vitórias.

Não havendo qualquer desvio na conduta de mérito que os encarnados vêm exibindo há vários meses, então há condições para ganhar tudo. Essa tripla vitória (Liga, Taça e Europa) seria assim um feito inédito e 2012/13 passaria à história como a melhor época do Benfica. É possível. Desde que a equipa entenda que é preciso fazer... o que ainda não foi feito.

A situação de Liedson é um dos casos mais estranhos que o FC Porto produziu nos últimos anos. Ninguém contrata um jogador com aquele peso simbólico para nada. Ninguém lhe paga um salário tão elevado para nada. Mas o que Liedson tem feito – ou podido fazer – é mesmo isso: nada. Há uma hipótese que vale a pena considerar: com o processo de sucessão a Jorge Nuno Pinto da Costa a começar a desenhar-se (ainda que num futuro mais ou menos distante), não terá a contratação do Levezinho sido validada por uma corrente interna que, entretanto, perdeu força?


-Nuno Farinha, jornal Record

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!