quarta-feira, 3 de abril de 2013

Portistas revoltados com a ida de Lima para o Benfica


O sagaz António Salvador aproveitou o facto do FC Porto não ter confirmado o interesse em Lima e levou-o para Braga, pagando uma ridicularia. Durante as duas épocas em que envergou a camisola dos “arsenalistas do Minho”, Lima mostrou ser um avançado de qualidade indiscutível, marcando golos atrás de golos, quer no campeonato, quer nas competições europeias e confirmou a avaliação transcrita no JN em Fevereiro de 2010 ("é rápido, explosivo, pode jogar como segundo avançado ou encostado a um dos flancos").

Entretanto, Falcao seguiu o caminho das estrelas (e do dinheiro!) no início da época 2011/12 (em mais uma venda milionária da FC Porto SAD) e, no meio de uma guerra com o presidente do Marítimo, o FC Porto contratou Kléber (um investimento de cerca de 4 milhões de euros). Contudo, e apesar das múltiplas oportunidades que lhe foram dadas por Vítor Pereira ao longo da época 2011/12, Kléber demonstrou não ter estaleca para jogar num clube da dimensão do FC Porto (coitadinho, o fantasma do Falcao atormentou-o...).

Chegados ao final da época 2011/12 e tendo em vista a preparação da época 2012/13 (a época atual), o ponto da situação dos avançados / pontas-de-lança do FC Porto era o seguinte:

- Walter: flop; tinha sido devolvido à procedência (Brasil) a meio da época 2011/12.

- Kléber: revelou-se outro enorme flop; o que fazer com ele?

- Janko: contratado em janeiro de 2012 era alto e louro, mas mostrou não ser um ponta-de-lança com dimensão para um clube como o FC Porto; foi vendido, tendo a SAD recuperado parte do investimento efetuado no seu passe.

- Jackson Martinez: a SAD decidiu abrir os cordões à bolsa e investiu cerca de 9 milhões de euros no seu passe, tendo em vista a resolução dos problemas que Walter, Kléber e Janko tinham demonstrado ser incapazes de resolver.

Com Walter e Janko despachados, poderia o plantel do FC Porto ficar apenas com Jackson Martinez e Kléber?
Talvez, se Hulk continuasse, visto que o Incrível pode e foi várias vezes adaptado à posição de avançado centro. O problema é que a SAD precisava de fazer uma grande venda e Hulk estava na iminência de sair do FC Porto (conforme se comprovou).

É neste cenário que voltou a ser comentado, na comunicação social, o interesse do FC Porto na contratação de Lima. Contudo, mais uma vez esse interesse não passou do papel e no dia 31 de Agosto de 2012, último dia das inscrições, o slb bateu os 4,5 milhões de euros exigidos pelo SC Braga e levou Lima para a Luz.

Consequências?

Por um lado, o ataque do FC Porto vive unicamente de Jackson Martinez (em finais de janeiro Kléber foi emprestado e contratado um Liedson em fase de pré-época), o que torna o ataque dos dragões dependente do estado físico do colombiano e das suas naturais oscilações de forma. Por outro lado, como se não bastasse a falta que faz ao FC Porto, Lima confirmou no slb tudo aquilo que já tinha mostrado no Belenenses e no SC Braga, revelando-se absolutamente decisivo na caminhada dos encarnados neste campeonato.

Nas últimas três épocas, o FC Porto teve várias oportunidades para contratar Lima. O não o ter feito foi um erro, um duplo erro, cujas consequências (em exibições, golos e resultados) estão à vista.

Olhando para trás, não tenho dúvidas em afirmar que a não contratação de Lima e tê-lo deixado ir para o slb, foi um dos momentos mais importantes, quiçá decisivo, da época 2012/13.

-Texto retirado do blog Reflexão Portista

4 comentários:

  1. E é uma reflexão lúcida, tão lúcida quanto lúcida é a realidade de Lima ser, neste momento, o ponta de lança mais lúcido a jogar em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Aquilo de que eu mais gosto neste blog, é o cuidado, ÚNICO, com que o retardado mental escreve o nome próprio SLB, em minúsculas.

    Coisa de gente pequenina, gentinha que idolatra gentalha!

    Quem nasceu pra ser burro, nunca chegará a cavalo.

    ResponderEliminar
  3. so novelas para alegrar os lampioes

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!