sábado, 6 de abril de 2013

Hugo Miguel: A história bizarra da sua ascenção a árbitro internacional


Nomeação de Hugo Miguel provoca mal-estar na nação benfiquista • Do Académica-Benfica em 2012 ao estatuto de árbitro internacional.

A nomeação do árbitro Hugo Miguel para o Olhanense-Benfica, amanhã, em Olhão, a contar para a 25ª jornada da Liga, está a gerar um sentimento de profundo mal-estar na nação encarnada, e é mesmo encarada como um alerta vermelho em relação a eventuais jogadas de bastidores na ponta final do campeonato. 

Hugo Miguel, 36 anos, natural de Lisboa e bancário de profissão, foi o juiz do Académica-Benfica da época passada (20ª jornada), a 25 de fevereiro de 2012. As águias vinham de uma derrota em Guimarães (0-1), que tinha permitido a aproximação do FC Porto à liderança - a vantagem encarnada passou de cinco para dois pontos -, e entraram em Coimbra pressionadas pelo facto de na ronda seguinte receberem o FC Porto. 

O jogo terminou num empate sem golos (os dragões venceram o Feirense no dia seguinte e colaram-se à liderança), mas a atuação de Hugo Miguel motivou sinais de insatisfação dos adeptos - note-se, porém, que também a exibição da equipa foi criticada. 

Jorge Jesus, no final, admitiu a falta de eficácia da equipa, face às várias oportunidades desperdiçadas, mas apontou também o dedo à influência do árbitro: «Há um penalty sobre o Aimar que foi transformado numa falta contra nós», vincou. 

Na análise dos casos do jogo, em A BOLA, são apontadas duas grandes penalidades a favor do Benfica, não assinaladas por Hugo Miguel. A primeira aos oito minutos, num cruzamento de Bruno César cortado pelo braço esquerdo de Cédric; a segunda, aos 57, num lance de «complicada avaliação» em que o defesa Flávio parece derrubar Pablo Aimar. 

Na edição de 23 de janeiro deste ano, o nosso jornal publicou uma grande reportagem sobre as suspeitas que pairam na arbitragem portuguesa, e um dos vários casos relatados prende-se com o referido jogo. «Hugo Miguel esteve no Académica-Benfica da época passada, onde, segundo o observador José Ferreira, terão ficado dois penalties por marcar a favor do Benfica. Hugo Miguel ficou com a nota de 2,1, mas consta-se que alguém influente lhe terá dito para reclamar do relatório. 

Foi o que fez, e de dois lances de penalização passou para um, o que lhe valeu melhorar a média e perfilar-se para árbitro internacional», pode ler-se. 

Hugo Miguel, que juntamente com Marco Ferreira substituiu Bruno Paixão e João Ferreira (este por limite de idade) na lista de juízes internacionais, não voltou a apitar jogos do Benfica até final dessa temporada, e esta época, em que conta 10 partidas na Liga e 16 na Segunda Liga, também não foi chamado a qualquer encontro das águias, o que significa que não apita o clube da Luz há mais de um ano. 

Nos blogs afetos ao Benfica há mesmo quem lembre a trilogia da época passada, nas três jornadas seguidas em que as águias perderam oito pontos e a liderança do campeonato: Carlos Xistra na derrota em Guimarães (19ª), Hugo Miguel no empate em Coimbra (20ª) e Pedro Proença na derrota com o FC Porto, na Luz (21ª).» 

- Texto retirado do Jornal A Bola, 6 de Abril de 2013

3 comentários:

  1. Se o árbitro nos roubar vai beber por palhinha até aos 50 anos.

    ResponderEliminar
  2. Este ano os andruptos fizeram mal as contas...
    Estavam convencidos que as saidas de Javi Garcia e Witsel, levariam o Benfica a escorregar, não aconteceu, penso até que estamos mais fortes.
    A confiança dos andruptos era tanta que não se precaveram em reforçar a equipa, 1º com Lima, que deixaram "fugir" para o Benfica, depois as contratações de do russo doi doi e do reformado liedson...
    Ficámos a saber que a maquina e a estrutura ainda funcionam, quando foram rebuscados para a "taça mais ou menos 72 horas", mas também ficámos a saber que o reinado da isabel vitória irá chegar ao fim.
    Enquanto isso, vamos estar vigilantes e denunciar - já que parece toda a comunicação social vicada, achar normal -, todas as imundices do futebol nacional...é normal haver um amigo não identificado que adianta 1 mês e meio de salários aos jogadores do olhanense? a procuradoria geral da republica, não deveria investigar? Um dirigente de um clube que é treinador de outro clube que vai jogar com o clube onde já é dirigente? As notas escandalosas dos observadores de apitadeiros? as nomeações cirurgicas desta jornada?
    Contudo não estamos na 21ª jornada, como o ano passado, vamos para a 24ª.
    Depois não temos apenas onze jogadores - como o ano passado -, nesta época temos tido, no minimo 16 jogadores a um nivel muito identico.
    Temos ainda a moral em alta - afinal, podemos ganhar em três frentes -, estamos a jogar o melhor futebol da 1ª liga - o Vitor Pereira, é que diz que o Benfica é só pontapé para a frente -, é de rir até partir o carolo...monesprezaram o valor do nosso plantel e o vigário da madalena, está a agir tarde...não vão conseguir parar-nos.
    Os paraísos fiscais, estão prestes a acabar...com isso penso que as malas beneméritas para os amigos, terão menos graveto.
    ok, eu sei que os seguidores de palermo têm outras receitas 9,7 milhões do BPN para o araujo, que financiam o putedo, mas a mama um dia acaba-se...nessa altura ficam a xuxar na 5ª pata do bezerro.
    Se não houver entradas assassinas, (como a jornada passada ao Salvio) que provoquem lesões, estou convencido que nos vamos encontrar todos no Marquês...3 vezes, acreditem.
    A rainha do putedo está a dar as últimas, só temos que ter paciência, eles vão cair e, quando isso acontecer...vão ficar pior que as osgas, muito pior.
    Benfica Sempre

    ResponderEliminar
  3. ele é bancario? Contal vamos a ver ate foi mesmo ele que pagou os ordenados em atraso ao olhanense e agora vai apitalos

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!