quinta-feira, 25 de julho de 2013

Uefa: Benfica terá que cortar estrangeiros



BENFICA: de 25 futebolistas estrangeiros (relembro: tal como no FC Porto, contando tão-só os mais candidatos ao primeiro plantel...), como tirar os 8 que não cabem na Champions?


OK, Cardozo não pode continuar (digo eu). Jorge Jesus não perdoa tremenda indisciplina; Cardozo ficaria ainda mais indisposto vendo fugir-lhe o duplicado salário que lhe oferecem lá fora; e as finanças do Benfica exigem entrada de forte receita (até agora, para a nova época, só investimento).

OK, sinais de que 2 dos 7 sérvios se destinam à equipa B, tal como Rojas e, talvez, Fariña, que acabou de chegar. Corta-se para 20 estrangeiros.

OK, porque transferência de Cardozo é insuficiente encaixe financeiro, quem mais sairá? Garay?; Gaitán?; Salvio?; Matic? Só Salvio (ai, ai!) ou Matic (ui, ui!) podem garantir a diferença entre a possível receita por Cardozo e os 40 milhões de euros ditos necessários. Adeus a um deles, e, muito provavelmente, ao também excelente Garay. Ficam 18 estrangeiros. 

Como o lote de defesas-centrais está em meia dúzia, um deles decerto acompanhará despedida de Garay; não Steven Vitória, creio, face à premência de mínimo em portugueses; portanto, despique entre Jardel e Mitrovic. 

Problema UEFA resolvido. Só que... Perda de Matic igual a tremendo bico de obra; tanta compra... e mantém-se ausência de convincente alternativa (André Almeida?; adaptação de Rúben Amorim?); pelo que tendência seria para contratar outro estrangeiro... 

E, sem Cardozo, Rodrigo, que tanto regrediu na última época!, não convence como homem de grande área opcional a Lima - nessa zona, o Benfica de pré-época, confirmou-se ontem, mostra défice de poder aéreo e de concretização...; Nélson Oliveira vai para França (noutro dia falarei de como vejo as suas consecutivas dispensas: e a de Miguel Rosa); outra tendência para entrar mais um estrangeiro... - retorno a 18 ou19? 

Lá se vai Urreta, para não variar...

E quantos portugueses no plantel de topo? Carlos Martins vetado (crónicas lesões e descontrolos emocionais); Roderick de novo rumo a outros paragens, a ver se, enfim!, consegue muito superior pedalada. 

Restam Paulo Lopes (por isso se mantinha como guarda- redes n.º 2, travando mais forte concorrência a Artur, mesmo antes o tão promissor Oblak entrar em conflito), André Almeida, Steven Vitória, Sílvio, André Gomes, Rúben Amorim (muito importante regresso) e provavelmente Pizzi. 

Pois é, num plantel de 23 ou 24, portugueses... só 7! 

Proeza: talvez mais um do que o FC Porto. 

- Santos Neves, jornal A Bola, 25 de Julho de 2013

2 comentários:

  1. O Benfica até podia ter 8 portugueses e mesmo assim não poderia inscrever 25 jogadores seniores.

    Porque dos 25, 4 têm de ser formados no clube. E o Benfica só tem o Paulo Lopes e o Sílvio. Assim como o Porto só tem o Castro e o Josué.

    Portanto só se pode contar com 23 vagas. Portanto, ter 6 ou 7 portugueses não faz nenhuma diferença. O importante é ter 4 formados localmente + 4 formados no clube, sejam eles portugueses ou não, porque o mais importante é a qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Simples...Paulo Lopes, Silvio, André Gomes e André Almeida

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!