segunda-feira, 29 de julho de 2013

Luís Avelãs: Jesus tem muito para resolver no aspecto defensivo


Phil Jackson, o lendário treinador da NBA que conseguiu sacar todo o virtuosismo a atletas da estirpe de Jordan, Pippen, Kobe ou Shaq, colecionando títulos numa das competições mais disputadas e duras do planeta, disse um dia que os ataques ganhavam jogos, mas que a defesa é que conquistava os títulos. A frase, num primeiro momento, parece estranha, pois no basquetebol ou no futebol... vence quem marca mais. No entanto, depois de se pensar um pouco, também se conclui que os títulos podem perfeitamente ficar para as equipas que sofrem menos. Exemplos é coisa que não falta por aí...

Em Portugal, a época passada, o FC Porto foi campeão de futebol. Terminou com um só ponto de vantagem em relação ao Benfica, mas chegou para comemorar novo sucesso. Curiosamente, foram os encarnados quem concretizou mais golos (77 contra 70). 

Os homens da Luz lograram, inclusive, o feito raro de festejar remates certeiros em todas as partidas da Liga. No final, contudo, isso não passou de uma mera estatística. 

A defesa azul e branca (14 golos encaixados contra 20 das águias) foi determinante para o acerto das contas. Como tantas outras vezes, por cá ou no estrangeiro, a teoria de Phil Jackson confirmou-se.

Ainda estamos a alguns dias do arranque a sério da nova temporada mas, acreditando que Benfica e FC Porto são os mais sérios candidatos a vencer a principal prova interna, não deixa de ser curioso observar que os portistas apesar de dirigidos por um novo técnico continuam a revelar enorme solidez defensiva (só 2 golos sofridos em cinco partidas), enquanto as águias prosseguem a estranha tendência para marcar muito, mas também para ver demasiadas bolas dentro da sua baliza. 

Feitas as contas, e deixando de lado os jogos da Taça de Honra (a maioria dos elementos utilizados não farão parte da equipa principal), o Benfica marcou e sofreu em todos os encontros. Até diante do modesto Étoile-Carouge.

Sendo certo que é a anunciada saída de Cardozo, que mais atenções e lamentos merece entre os adeptos benfiquistas, Lima e Markovic têm estado em evidência, somando já 10 golos, mas é discutível que a regularidade anotadora do paraguaio não possa vir a fazer falta, a verdade é que o problema parece residir, mais uma vez, na ineficácia defensiva. 

Uma equipa que acabou a temporada passada a sofrer golos nos derradeiros oito encontros, não devia começar a pré-época seguinte a repetir a dose em mais seis. Jorge Jesus tem muito para resolver nesse aspeto. 

E de pouco lhe adianta pensar que isto agora ainda é a brincar. É que as lacunas evidenciadas com Artur a estar repetidas vezes no centro da questão não diferem muito das verificadas há uns meses. E o técnico benfiquista deve desejar tudo menos um final de época similar ao anterior, onde a defesa nada ganhou e, pior, deitou tudo a perder.

-Luís Avelãs, jornal Record

1 comentário:

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!