quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cardozo: O maior obstáculo no caminho de Jesus


Mais um jogo de preparação e nova vitória do Benfica. E se são muitos os que dizem que o resultado é o que menos interessa nestes encontros de preparação de pré-época, a verdade é que a confiança se constrói com triunfos, e bater o Sion, que já tem campeonato nas pernas, só pode deixar felizes Jorge Jesus e jogadores. 

O que não se pode é levar demasiado a sério estas primeiras conquistas. Vencer é bom, sim, mas ainda é cedo para sonhar. Porque se Markovic deixa água na boca com um golo de sonho e pormenores que trazem à memória o futebol de luxo de Rui Costa, já Bruno Cortez mostra claras dificuldades a defender, ele que foi contratado para lateral-esquerdo. 

Nestas alturas, onde se vê algo que traz tranquilidade em relação ao futuro, encontra-se também muita coisa a melhorar. É com este espírito que os benfiquistas devem encarar a pré-temporada, sem criarem pressão excessiva sobre uma equipa que terminou 2012/13 com uma série de desaires que todos precisam de esquecer. Ainda que possa ser difícil fazê-lo quando é o próprio treinador que aponta a finais de Champions e tudo vencer. Há quem não aprenda, por muito que bata com a cabeça.

Também por isso a vida às vezes é tão difícil. Para mais claras definições na Luz é também importante que fora do relvado as questões sejam resolvidas o mais depressa possível. Cardozo tem de deixar de ser uma sombra para Jesus e é necessário saber quanto antes quem sai e quem fica. Esse é provavelmente o maior obstáculo no caminho do técnico. 

Jogadores como Garay ou Matic são importantíssimos no onze e uma coisa será a equipa com Gaitán ou sem ele. Entre estes ou mesmo Luisão alguém deverá sair, pois a administração da SAD está obrigada a encaixes financeiros contratualizados com a banca. 

E enquanto Jesus não souber quem está ou vai estar, pode ensaiar muito e bem, mas ver os planos furados quando a competição estiver à porta. É um dilema para todos os clubes portugueses e, à exceção dos milionários do futebol mundial, muita gente se debate com a questão. É por isso que as estruturas que rodeiam a equipa se tornaram tão importantes. 

É preciso prever o que vai acontecer e ter alternativas para as eventuais saídas que enfraquecem o grupo. O FC Porto estará mais adiantado neste aspeto. E este é um pormenor, por muito pequeno que pareça de momento, que pode fazer toda a diferença no desenrolar da próxima época. 

-Bernardo Ribeiro, jornal Record, 17 de Julho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!