quarta-feira, 10 de julho de 2013

Benfica 2013: A revolução Sérvia

 

A equipa do Benfica que ganhou o título há quatro anos tinha 8 sul-americanos, entre brasileiros, argentinos, um uruguaio e um paraguaio.


A equipa que foi à última final da Liga Europa tinha 7,5 sul-americanos (considerando que Rodrigo é metade espanhol e metade brasileiro).

A equipa-base do Benfica na próxima época ainda não se sabe como será, mas uma coisa é certa: terá menos sul-americanos e mais sérvios. E só isso pode mudar por completo a história.

Dos sul-americanos aos sérvios vai um abismo. Uns são em geral baixos e fisicamente franzinos, os outros altos e possantes. Uns são rendilhados e dotados tecnicamente, os outros são lineares e objetivos.

É claro que o dedo de Jesus estará lá - e por isso o padrão de jogo não será muito diferente. A verdade é que, no passado, Jesus conseguiu fazer de um punhado de sul-americanos uma equipa intensa, rápida e capaz de se impor na Europa.

Mas nesta época a música será outra. Quer se queira quer não, os 4 ou 5 sérvios que podem integrar a equipa principal dar-lhe-ão mais objetividade, mais poder físico e mais altura.

Já lá vai o tempo em que olhávamos para a equipa do Benfica e víamos um conjunto de anões ou aparentados: Maxi Pereira, Aimar, Saviola, Salvio, Gaitán, Fábio Coentrão. Neste aspeto, a equipa vai crescer uns bons centímetros e aumentar uns quilos.

E se a isto acrescentarmos a saída de Cardozo e a possível inexistência de um avançado fixo, tipo poste, teremos mais um fator a mudar o futebol encarnado.

Prevejo para esta época um Benfica "à Jesus", mas com uma dimensão menos artística e mais objetiva. Não é indiferente ter intérpretes sul-americanos ou sérvios. 

- José António Saraiva, jornal Record, 10 de Julho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!