segunda-feira, 22 de julho de 2013

Saída de Cardozo: Para quê comprar um avançado quando se tem Nélson Oliveira?


A questão coloca-se de forma clara: por que razão o Benfica vai comprar um avançado para colmatar a saída de Oscar Cardozo, quando tem no seu plantel um jogador em tudo similar ao paraguaio, tanto em termos físicos como de estilo de jogo? 

Comprar por comprar, em vez de investir na prata da casa... Falo de Nélson Oliveira, de quem, apesar de ainda não ter confirmado o valor, nunca se saberá se vale ou não até se experimentar efetivamente. Custará assim tanto dar oportunidades a um jovem que, com falta de provas em contrário, tem talento e valor para jogar no Benfica?

Outra coisa é clara: se o jovem avançado português não for aposta agora, e se rumar como se diz ao Stoke City ou a outro clube inglês, bem que pode começar a pensar mudar de ares de forma definitiva, pois não vejo Jorge Jesus a abrir-lhe um espaço no plantel no futuro. Sim, Nélson Oliveira tem apenas 21 anos - está prestes a completar 22 -, mas já lá vão três temporadas a rodar e a motivação de um jogador nunca pode ser a melhor neste tipo de situações. Afinal de contas, ser colocado de lado ano após ano só serve para afundar a confiança de um jogador.

É também certo que o jovem natural de Barcelos ainda não conseguiu atingir o nível que dele se esperava, mas por que razão Jorge Jesus não torna sua "explosão" numa tarefa pessoal, como fez com Fábio Coentrão? Trabalhar diariamente, sentir-se apoiado, ouvir conselhos, corrigir erros, ter oportunidades. É disto que Nélson Oliveira precisa; não é estar mais uma temporada "perdido" numa equipa da metade inferior da tabela de um campeonato europeu onde, muito provavelmente, voltará a saltar do banco a meio das partidas, como sucedeu ao serviço dos espanhóis do Deportivo.

Este é o ano decisivo e ficar mais uma temporada na sombra só fará com que o Benfica, mas também a própria Seleção Nacional, continuem órfãos de um talento que tem tudo para brilhar ao mais alto. Força, remate, velocidade. Só falta um pouco mais de cabeça, mas isso facilmente surgirá caso Nélson Oliveira entenda que é, de uma vez por todas, um nome que entra nas contas de Jorge Jesus. Caso contrário, irá tornar-se em mais uma promessa que não passou... disso mesmo.

Deixo ainda uma palavra para os dois casos do momento: Bruma e Oblak. Se sobre o tema Bruma chega a ser inexplicável pela ganância de quem gere a carreira do jogador, patente no desejo de ficar com uma verba futura; no caso do esloveno é ainda mais estranho o "timing". Oblak seria, quase de certeza, um nome a ter em conta para JJ. Apesar das palavras do técnico na última época, parecia claro que 2013/14 seria o ano de aposta no esloveno, ainda para mais com os erros crassos de Artur no último ano. Agora, dificilmente vestirá a camisola da águia... 

- Fábio Lima, jornal Record, 22 de Julho de 2013

11 comentários:

  1. concordo plenamente, nelson oliveira prova que tem talento já há muito tempo e quando jogou marcou golos decisivos como contra o Zenit. Não o deixem escapar

    ResponderEliminar
  2. cardozo e nelson são tal e qual, o Nelson fez uma época em k se fartou de marcar golos em espanha e td, é por ter adeptos assim k dps se chora no final da época, kd uns principais rivais têm jogadores de topo, nós achamos k vamos ser campeões com suplentes do gigante corunha...enfim

    ResponderEliminar
  3. "quando tem no seu plantel um jogador em tudo similar ao paraguaio, tanto em termos físicos como de estilo de jogo?" O quê? loooooooooooooooool
    É para levar a sério uma pessoa que diz uma coisa destas?
    E claro, é tão simples: se o Cardozo sair, o seu substituto será o Nelson. Perdemos um dos melhores goleadores de sempre do Benfica e substitui-se por um puto sem provas dadas, com mania de vedeta e com tanto para aprender. Fica a situação resolvida, sem qualquer risco. Enfim,

    ResponderEliminar
  4. LOL. A diferença entre um e o outro são só 30 golos por época.

    ResponderEliminar
  5. A diferença é nenhuma. nem um nem outro servem.
    Seria humilhante e desrespeitador para O Clube que o Cardoso ficasee. Acho extraordinário o que se diz do Cardoso que tem um índice de aproveitamento fraco, uma falta de rapidez e de dinâmica assustadoras, muita falta de inteligência de jogo, um pé direito fraco, um jogo de cabeça banal para uma avançado. A tudo isto junte-se um ordenado chorudo, atitudes de primadonna, desrespeito de adeptos, de sócios, de colegas de equipa, do treinador e de dirigentes. A isto junte-se-lhe quase 31 anos.
    O Nelson é diferente. tem de evoluir, tem de aprender, mas é preciso algum cuidado pois tem falta de cabeça e de educação profissional. Ainda não é o possível titular e com o Lima de quem ninguém fala e que até parece que é um jogador qualquer. Adeptos e jornalistas tenham juízo e deixem ir embora quem vai!

    ResponderEliminar
  6. Ridículo. Nelson Oliveira nem no Corunha conseguiu ter lugar.

    ResponderEliminar
  7. São parecidos.... llolol

    ResponderEliminar
  8. Nelson = Cardozo

    Querem começar por onde? Por baixo?

    2 pés, um esquerdo e um direito - ok
    2 braços, um esquerdo e um direito - ok
    1 cabeça - ok
    2 olhos - ok
    1 nariz e 2 orelhas - ok
    1 boca - ok

    Uma vez que confere todos os pontos eu diria que são irmãos gémeos.

    Tenham tino!

    ResponderEliminar
  9. Queres o BENFICA a lutar para não descer como aconteceu ao sporting a determinada altura do campeonato ?
    Espero que regresse para substituir um bom avançado do BENFICA, mas COM PROVAS DADAS.
    TEMOS DE NOS UNIR PARA EXIGIR, BASTA DE DIVIDIR

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!