quarta-feira, 10 de julho de 2013

Luís Freitas Lobo: Jesus fez evoluir muitos jogadores mas Matic foi ao contrário...


Jesus afirmou que esteve a trabalhar Matic durante dois anos para ser o jogador que é. Vítor Pereira fala que Moutinho evoluiu em termos de jogo e que Jackson é hoje diferente de quando chegou. Jesualdo, no Sporting, inventou um miúdo, Dier, de júnior para sénior, de defesa para médio. Paulo Fonseca, no Paços, refez a cabeça do talento de Josué.

A capacidade de um treinador para (re)criar um jogador é assim tão poderosa? Sem ele, esse jogador estaria condenado a ser sempre um jogador... diferente? Todos os casos têm especificidades, mas um aspeto fundamental que, antes do jogo, faz um bom treinador, é perceber de jogadores, (re)conhece-los , avaliar o que podem fazer.

Quando se debate o crescimento de jogadores, recordo sempre um antigo jogador sul-americano quando lhe perguntavam porque tinha mudado tanto de uma época para a outra e a influência do treinador nisso: Deu-lhe mais liberdade? Foi a nova posição? Foi jogar mais na frente? 

Meio confuso,respondeu: «Não, o mister apenas deixou-me... ser eu próprio!»

Existem casos em que um treinador muda mesmo o rendimento de um jogador. O lado mental (quando consegue comunicar melhor com ele do que os seus antecessores) e a passagem de júnior a sénior (quando tem mais sensibilidade para trabalhar a formação/maturação de jovens). São situações evidentes (de Josué a Dier) mas que fogem à questão como aqui a coloco. Fazer crescer, mudar ou trabalhar, o jogador já maduro.

Matic não ficou um jogador diferente do que era há dois anos no Vitesse. Nessa altura já era este tipo de jogador (claro que evoluiu, como todos, em experiências/rigor tático, mas não mudou a essência). Todos recordam o pânico tático que assaltava o Benfica quando Javi García não podia jogar. O problema não era que o substituto Matic não fosse bom jogador. O problema era porque Matic não fazia o mesmo que Javi! Em vez de ser um trinco posicional, era mais pivô de construção.

Matic foi agora eleito o melhor jogador da Liga. Não o foi fazendo as mesmas coisas que fazia Javi. Dessa forma, seria impossível. Foi jogando o seu futebol, o que sempre teve para mostrar.

A chave do êxito de Matic está, pois, naquela resposta do jogador sul-americano: «o mister deixou-me ser!» . 

Duvido que se Javi não tivesse saído fosse possível estarmos hoje a falar de Matic nestes termos. Jesus fez, sem dúvida, evoluir muitos jogadores. Matic foi ao contrário. Quando ele entrou no onze quem evoluiu foi a... equipa (e o seu jogo nesse espaço).

Moutinho é uma máquina de futebol que vive/evolui para além de qualquer treinador. Jackson, sim, é diferente. É um produto de aculturação europeia onde a transmissão de novos conceitos de movimentação (porque os espaços e marcações são muito diferentes) por parte do treinador são decisivos. 

Em suma, um treinador fazer crescer jogadores passa muito por existir coincidência da forma como ele quer (ou é obrigado) a jogar. 

- Luis Freitas Lobo, jornal A Bola, 10 de Julho de 2013

8 comentários:

  1. Grandes cronistas...lol...grandes sabedores da bola! "A chave do êxito de Matic está, pois, naquela resposta do jogador sul-americano: «o mister deixou-me ser!» . "
    Ou seja este ano temos mais jogadores daquele pais da américa latina...a Sérvia!

    ResponderEliminar
  2. "Moutinho é uma máquina de futebol que vive/evolui para além de qualquer treinador."

    Aprecio as qualidades do Moutinho enquanto futebolista, mas não posso estar de acordo com essa afirmação. Se assim o fosse, teria vingado em Alvalade e jamais teria deixado cair o seu futebol como o fez na última época de leão ao peito.

    Mais, ainda gostava de ver o Moutinho em campeonatos bem mais atléticos que o nosso. Por exemplo, em Inglaterra, em meio-campos com dois jogadores e mais dois extremos/alas... será que o futebol de Moutinho não se iria ressentir?

    ResponderEliminar
  3. patriarca disse:


    Estes Fazedores de noticias, na maioria das vezes falsas, não conseguem ter discernimento e falar (escrever) como gente. São uns branqueadores de meia tijela, dizem e escrevem sobre factos sem nexo e lambuzam-se no chiqueiro da leviandade porcina.
    Coitados, como não conseguem fazer mais nada, lá vão ruminando sobre o vermelho, aliviando o verde e apoiando sabujamente o azul, são assim os invertebrados como as lemas.

    ResponderEliminar
  4. O Sr. pele de cordeiro já pensou em fazer uma análize em relação aos ultimos jogos do campeonato 2012/2013, diga só o que viu nos ultimos 5 ou 6 jogos, Paços - Batota, Nacional - Coruptos , da fruta - setubal, mafia - braga, academica - criminosos.
    Todos estes jogos mereciam uma analize sua ja que tem tanto conhecimento da matéria.
    És uma encomenda do gajo, se precisares de concelho matrimonial tambem resolve

    ResponderEliminar
  5. Mais uma perola do luis freitas LOUCO ahahahahahah putakiupariuu ...

    ResponderEliminar
  6. mais um arroto de um iluminado verde de raiva..

    ResponderEliminar
  7. Como é que um gajo destes tem emprego nesta área? Só mesmo em Portugal onde as cunhas imperam. Será que estes gajos, só porque dizem alarvidades que mais ninguém diz, faz deles "experts" do que quer que seja? É por estas e por outras que temos o país num buraco sem saída.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!