sábado, 27 de julho de 2013

Luís Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira denunciados como cúmplices intervenientes do delito de gestão fraudulenta


A contratação de Ángel Di María, há seis temporadas, ao Rosário Central, continua a estar envolvida em grande polémica, devido a 20 por cento do passe do jogador que haviam ficado na posse do clube argentino e outros 20 por cento de uma mais-valia de uma futura venda que desapareceram e que levaram agora um funcionário do Ministério Público argentino a chamar a depor ex-dirigentes do Rosário Central e, também, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assim como Domingos Soares Oliveira, administrador executivo da SAD encarnada, que foram denunciados como "cúmplices intervenientes do delito de gestão fraudulenta" por Pablo Scarabino, presidente do Rosário Central em 2007, quando se realizou a operação.

"A procuradora Ana Rabín pediu que fossem chamados para interrogatório os dirigentes do Rosário Central, que acusamos de gestão fraudulenta. Nos casos de Luís Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira, tratam-se de pedidos de esclarecimento, que é uma instância intermédia. Calculo que tenham de o fazer na primeira quinzena de Agosto, embora nestes casos possa demorar um pouco mais porque a intimação tem de ser enviada através do consulado. Mas vão ter de se apresentar na Argentina, se não vão estar em incumprimento", explicou Sergio Martyniuk, advogado de Scarabino, ao jornal "O Jogo".

Um imbróglio com seis anos

Todo este imbróglio que envolve os dirigentes encarnados foi explicado detalhadamente pelo jornal "O Jogo". De facto, quando se processou a transferência de Di María e Andrés Diáz, em 2007, para o Benfica, ficou estabelecido que o Rosário Central "transferia a totalidade dos direitos federativos e 80 por cento dos económicos" e o preço estipulado foi de 5,5 milhões de euros, com o clube encarnado a ter de liquidar todos os impostos e percentagens inerentes à operação (1.347.500 euros). Além disso, na quarta cláusula do contrato a que o jornal desportivo teve acesso, acrescenta-se que "o clube vendedor mantém 20 por cento da mais-valia sobre o preço acordado por uma futura transferência". E esclarece-se que "o clube vendedor poderá optar pela aquisição deste direito até 30 de Julho de 2008, tendo de pagar por ele dois milhões euros".

Assim sendo, no total, o Benfica deveria pagar 7.252.500 euros, mas acabaria por depositar 8.353.790,83, ou seja, pagou 1.101.290,83 euros a mais. A partir desse erro, as águias negociaram no ano seguinte com o Rosário Central o pagamento do que restava para chegarem aos dois milhões de euros e ficar com os 20 por cento da mais-valia e a Comissão Directiva, que já não era presidida por Pablo Scarabino, mas sim por Horacio Usandizaga cedeu por esse montante também os 20 por cento dos direitos económicos.

"A documentação é muito clara. Por isso apresentámos a denúncia de gestão fraudulenta contra Horacio Usandizaga, Hugo Ruggiero e Ricardo Milicic, que encabeçavam a Comissão directiva e assinaram essa venda. E também a Luís Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira os denunciámos como cúmplices indispensáveis à concretização da operação", esclareceu Sergio Martyniuk.

Caso chegou a estar arquivado

Esta denúncia feita há quatro anos chegou primeiro às mãos do juíz Juan José Pazos, que a arquivou, antes da Câmara de Apelo ter revogado a decisão de Pazos e enviado o processo ao juíz Luis María Caterina, que lhe deu seguimento. "Queremos saber o que vão dizer sobre o que aconteceu aos 20 por cento dos direitos económicos que desapareceram", insistiu ainda o advogado.

Na denúncia, há que referir que Sergio Martyniuk também menciona a Gestifute, de Jorge Mendes, por "esta mesma empresa que acessorou a empresa ter sido depois beneficiada com a compra de 10 por cento dos direitos económicos de Di María".

-Noticia retirada do site Noticias do Futebol

9 comentários:

  1. Xisca, Imbrósio! Só nos faltava esta!...Eleições antecipadas?

    ResponderEliminar
  2. Era o que faltava...com tanta lama que há por aí. ..sem consequências!

    ResponderEliminar
  3. Eu ando farto de dizer as pessoas para abrirem os olhos,estas pessoas sao uns vigaristas,andam a anos a encher os bolsos a custa do benfica,e so nos fazem passar vergonhas.Vergonhas dentro,e fora de campo.

    A divida do clube continua a subir ,os titulos nao aparece,fracassos sao uns atras dos outros...eu acho que estava mais que naaltura das pessoas abrir os olhos e dizer basta,mas ao inves disso,ainda lhes batem palmas,estao completamente anestesiados e mansos.

    ResponderEliminar
  4. Força LFV, faz ver a estes gajos que nem sabem ler, mas que te querem derrubar.

    ResponderEliminar
  5. quando alguém acredita no que o jornal O Nojo escreve está tudo dito...

    ResponderEliminar
  6. Jornal o jogo = a BATOTA, corruptos , joaquim oliveira e pinto da BOSTA
    Um jornal que tal como o clube do PORKO nunca deixara de ser REGIONAL
    Vivo no grande porto, não leio jornais regionais, comprar nem pensar
    Será assim tão dificil perceber a mensagem e o objectivo ?
    Persseguissão ao BENFICA por motivos a vista , BENFICA TV e VIEIRA

    ResponderEliminar
  7. ele da fato a cada grunho anti Benfica q mais parecem as eguas a zurrar na feira da ladra por novo dono ..

    estes vermelhos acreditam mais nas falsas noticias dos corruptos que os próprios corruptos valha-nos a BENFICA TV


    O Q DE FATO INTERESSA AO BENFICA ESTES VERMELHOS METEM AS PONTAS NA AREIA ..

    ISTO AQUI: O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que já me tem deliciado com decisões que me fazem lembrar que estamos em Portugal e no Futebol ...~


    Na base da decisão terão estado falta de provas, uma vez que o Porto Canal que é do FC Porto sem o ser… terá recusado ceder as imagens do grande fair play demonstrado pelos portistas na altura em que viram fugir-lhe o título no último minuto de jogo. No entretanto, vários papagaios portistas já tinham justificado na imprensa a barbárie tentando provar que afinal tinham sido os benfiquistas os provocadores

    AQUI NÃO HA CONFLITO DE INTERESSES E VER E LER A NOTICIA TODA SEUS PATETAS .

    ResponderEliminar
  8. Se perdessem mais tempo a comentar os negócios à la corrupcione do PorkoClube seriam mais benfiquistas...

    mas devem ser alguns infiltrados anti Benfica q põe a circular as petas e estes trengos vermelhos vomitam tudo ,o circo ainda vai a CIDADE ,SO Q OS PALHAÇOS vivem a custa das bestas ..

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!