terça-feira, 30 de julho de 2013

Domingos Amaral esmiuça Benfica TV: Acima de 250 mil assinantes é um excelente negócio


Nas minhas aulas de Economia do Desporto, cadeira que lecciono na Universidade Católica, a estudantes de economia e gestão, examinei este ano o "case study" da Benfica TV, pois é um projecto muito original, corajoso, mas também financeiramente arriscado.

A Benfica TV é original, pois não existe no futebol europeu ou mundial nenhum caso de clubes que vendam os direitos televisivos dos jogos em casa a si próprios. Existem alguns clubes - Manchester United, Chelsea, Real Madrid, Barcelona - que têm televisões próprias (acessíveis de graça também em Portugal), mas nenhuma delas transmite jogos ao vivo e em casa.

A razão é simples: todos esses clubes recebem fortunas colossais dos operadores de Tv (ou da Liga, no caso inglês) pelos seus direitos televisivos, e portanto não têm qualquer incentivo para fazer transmissões directas nos seus próprios canais.

No entanto, é precisamente esse o problema em Portugal, e foi isso que levou o Benfica a avançar para uma televisão própria.

Até à época que terminou em Junho, o Benfica ganhava apenas cerca de 8 milhões de euros em direitos pela transmissão dos jogos em casa, uma quantia baixíssima.

Só para efeitos de comparação, diga-se que o Granada, uma das menos cotadas equipas que disputa a Liga espanhola, ganhou em 2013 cerca de 12 milhões de euros. E o Valência, a terceira equipa de Espanha, ganhou 42 milhões de euros.

Sentindo-se injustiçado, o Benfica decidiu não renovar o contrato com a Olivedesportos/PPTV, a empresa que nas últimas décadas tem dominado o mercado de direitos televisivos em Portugal.

Foi uma decisão corajosa, e ainda por cima com o apoio esmagador da maioria dos sócios do Benfica, que há muito desejavam esta separação de uma empresa que, mal ou bem, identificam como "aliada" do rival maior do norte, o FC Porto.

Durante algum tempo, o Benfica ainda esperou que aparecesse um concorrente da Olivedesportos, para furar o monopólio desta, mas tal não veio a acontecer. Paes do Amaral ainda tentou, mas desistiu da ideia.

Apesar dos esforços do presidente da Liga, Mário de Figueiredo, que tenta lutar pela contralização na Liga dos direitos televisivos, a verdade é que o mercado está atrofiado pelo monopólio da Olivedesportos/PPTV, na compra dos direitos; e também pela SportTV, na venda aos consumidores finais.

Politicamente, a entrada da Benfica TV no jogo é uma oportuna decisão política, pois liberta o Benfica do jugo da Olivedesportos, e fura o monopólio desta pela primeira vez, o que é salutar para todos.

No entanto, há riscos importantes no projecto da Benfica TV, sobretudo financeiros, e é importante analisá-los com minúcia, para que se possa perceber a dimensão da aposta de Luís Filipe Vieira.

Passando a Benfica TV a um "canal premium", com uma mensalidade de 9,9 euros, a televisão da Luz passa a ser concorrencial com a SportTV, mas é evidente que precisava de mais do que apenas 2 jogos em casa do Benfica por mês. E os campeonatos gregos ou brasileiro não têm um poder de atração muito grande.

Assim, o Benfica teve de subir a parada e disparou um tiro certeiro e ambicioso: comprou os direitos da Premier League para os próximos 3 anos, por cerca de 3 milhões de euros por ano.

É uma aposta forte, ainda por cima coincidindo com o regresso de Mourinho a Inglaterra. Só faltava Ronaldo regressar a Manchester para ser ainda mais certeira.

Porém, será suficiente para criar "value for money"? Sem jogos da Champions League, sem jogos da Liga Europa, sem jogos do campeonato português tirando os que se passem na Luz, conseguirá o Benfica tornar a Benfica TV numa mina de ouro?

Para apreciar esse objectivo, teremos de fazer contas. Se o Benfica conseguir chegar a 8 milhões de euros por ano de receita líquida (já deduzidos os custos), ficará exactamente na mesma, ou seja, ganhará o mesmo que ganhou em 2012/2013.

Acima desse valor, o Benfica estará a ganhar mais dinheiro do que nas últimas épocas. Mas ganhará mais do que podia ganhar? Recorde-se que a última oferta feita pela Olivedesportos/PPTV foi de 22,5 milhões de euros por ano, oferta essa que foi rejeitada pelo Benfica, conforme comunicado enviado à CMVM há uns meses atrás.

É portanto esse o julgamento que deve ser feito.

Abaixo de 8 milhões de receita líquida, a Benfica TV é um mau negócio.

Entre 8 e 22,5 milhões de euros de receita líquida, a Benfica TV é um bom negócio, mas não tão bom como a última oferta da Olivedesportos.

Acima de 22,5 milhões de euros de receita líquida por ano, a Benfica TV é um excelente negócio para o Benfica.


Estabelecido este critério para avaliar, vamos agora tentar calcular qual o número de assinantes que o Benfica precisa para atingir cada uma destas metas.

Quais são os custos da Benfica TV? Além dos referidos 3 milhões de euros pelos direitos da Premier League, há os outros direitos dos outros campeonatos, os custos de transmissão dos jogos na Luz, os custos com o pessoal necessário para a empresa funcionar, e coisas assim.

Embora eu não tenha acesso a esses números, parece-me razoável estimar que os custos da Benfica TV andarão à volta de 6 milhões de euros por ano.

E quais são as receitas?

Serão essencialmente as receitas dos assinantes da Benfica TV, que pagarão 9,9 euros mensais, e ainda alguma receita publicitária adicional que se consegue devido à transmissão dos jogos. Embora não seja fácil de calcular este valor, é sabido que a receita publicitária nos "canais premium" de desporto não é muito elevada, e por isso parece razoável estimar que no máximo a receita publicitária será 10 por cento da receita total.

Há ainda um problema adicional: é que nem toda a receita das subscrições vai para a Benfica TV, pois os operadores (MEO, Zon, etc) ficam com uma parte da receita até um determinado nível de assinantes. Mais uma vez, não tenho acesso a essa cláusula, mas podemos estimar que metade da receita poderá ficar nos operadores até que sejam atingidos os 30 mil assinantes em cada operador.

Assim sendo, qual será a receita líquida da Benfica TV com 100 mil assinantes, o número que o clube já atingiu?

O valor total da receita será de 100 mil vezes 9,9 euros, ou seja 990 mil euros por mês. Se multiplicarmos por 12 meses, temos 11,88 milhões de euros por ano.

Contudo, para os primeiros 60 mil assinantes, a receita para a Benfica TV será apenas de metade, pois metade irá para o operador, e só os restantes 40 mil assinantes vão directos para receita da Benfica TV.

A receita total neste caso será apenas de 8,316 milhões de euros por ano (60 mil assinantes vezes metade de 9,9 euros vezes 12 meses; e 40 mil assinantes vezes 9,9 euros vezes 12 meses).

A somar a esse valor teremos ainda a receita dos anúncios na Benfica TV, cerca de 10 por cento dos 11,88 milhões, ou 1, 188 milhões. Portanto a receita total final dará cerca de 9,5 milhões de euros.

Subtraindo a este valor os 6 milhões de euros em custos, teremos uma receita final líquida de apenas 3,5 milhões de euros, o que é muito abaixo dos 8 milhões que o clube recebia até ao final da última época.

Portanto, com 100 mil assinantes, a Benfica TV ainda não é bom negócio para o clube, pois dá menos de metade da receita líquida que o clube recebia da Olivedesportos.

Quantos assinantes precisa então a Benfica TV de ter para chegar aos 8 milhões de euros de receita líquida?

Pelas minhas contas, são apenas precisos mais 37131 assinantes por mês para o Benfica chegar a uma receita líquida de 8 milhões de euros por ano.

Ou seja, com 137131 assinantes mensais a Benfica TV passa a ser um negócio melhor do que a situação do ano de 2012/2013.

Não parece muito difícil de atingir esse número pois não? Se o clube conseguiu 100 mil assinantes em menos de um mês, conseguir mais 37 mil não será certamente muito complicado.

Porém, convém lembrar que essa era a situação na qual o Benfica achava que ganhava pouco por ano. E convém lembrar que o Benfica rejeitou uma oferta de 22,5 milhões de euros por ano.

Qual é o número de assinantes necessários para que o Benfica ganhe mais do que essa última oferta da Olivedesportos, de 22,5 milhões de euros por ano de receita líquida?

Se os parâmetros que usei nas contas se mantiverem, a partir de 250 mil assinantes, mais coisas menos coisa, a Benfica TV é um excelente negócio para o clube e ultrapassa claramente a última oferta da Olivedesportos.

Em resumo, segundo estas minhas estimativas, e volto a dizer que não tenho acesso directo a todos os números do negócio, e por isso esta é apenas uma estimativa pessoal com base em certos princípios gerais, o que se pode concluir é o seguinte:

- Abaixo dos 137 mil assinantes a Benfica TV é um mau negócio.

- Entre os 137 mil e os 250 mil assinantes, a Benfica TV representa uma melhoria da situação do clube face ao passado recente mas não ultrapassa a última oferta da Olivedesportos.

- Acima dos 250 mil assinantes, a Benfica TV é um excelente negócio para o clube, e será uma aposta vencedora de Luís Filipe Vieira.


A pergunta seguinte que se deve fazer é: e é possível a Benfica TV ultrapassar os 250 mil assinantes?

Na actual conjuntura económica, não será fácil. Com a economia ainda em recessão, há muitos benfiquistas que terão dificuldade em assinar a Benfica TV, mesmo vivendo longe de Lisboa e do estádio da Luz.

Acresce que, e esse é um dos principais riscos do negócio, por 9,9 euros os benfiquistas poderão ver 2 jogos no conforto das suas casas e podem ir menos ao estádio.

Os economistas chamam a isto o "efeito de substituição" e a Benfica TV torna-se assim numa concorrente do próprio estádio da Luz. Talvez por isso, o Benfica já baixou o preço médio dos lugares anuais cativos e provavelmente irá baixar também os preços gerais dos bilhetes, principalmente para os sócios, para evitar que eles fiquem em casa a ver na televisão.

Existem ainda dois riscos adicionais. O primeiro tem a ver com o "risco da performance" da equipa. Se Jorge Jesus não entrar bem na época, ou se o Benfica perder muitos pontos na primeira parte do campeonato, o número de assinantes tenderá a estagnar ou mesmo a diminuir ao longo da época. Por causa disso, deverá também a Benfica TV apostar noutros mercados, por exemplo os ingleses a viverem em Portugal, que assinarão por causa da Premier League.

Finalmente, há um risco evidente, que é o "risco de marca".

Os clubes de futebol têm consumidores muito fiéis dos seus produtos, mas raramente conseguem atrair consumidores de outros clubes. Só uma pequena parte dos assinantes da Benfica TV serão adeptos de outros clubes portugueses, e é quase certo que sportingusitas, portistas e outros, jamais assinarão o canal.

Assim, uma importante parte do mercado está excluída à partida, e o crescimento da base de assinantes tem um limite natural difícil de ultrapassar.

A minha conclusão final, que partilhei com os meus alunos de Economia do Desporto, é pois a de que a Benfica TV é um projecto original e muito corajoso, que vai alterar drásticamente o mercado de direitos televisivos em Portugal, mas tem riscos financeiros que não podem ser desprezados.

Chegar aos 150 mil assinantes parece-me perfeitamente possível, mas chegar aos 250 mil parece-me difícil para já, até porque a SportTV também reagiu e vai lançar um canal "low cost" para evitar a fuga de assinantes.

Veremos como correm os próximos meses, e prometo voltar ao tema quando a situação se tornar mais clara.

-Domingos Amaral, O Economista da Bola


38 comentários:

  1. Nas análises que vejo falta sempre o dado dos emigrantes. Ainda não sabemos como vai funcionar, mas quantos pagantes haverá em Franca, USA, Alemanha e restantes paises do mundo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NADA. Para terem acesso à Benfica TV, o canal tem de estar disponível num operador desse País. Em segundo lugar, a Benfica tV tem os direitos da Liga Inglesa, Brasileirão, Grega, etc... PARA PORTUGAL. Não pode transmitir para o estrangeiro.

      Eliminar
    2. Por isso mesmo vamos ter a partir de 01 de outubro a BENFICATV-1 e BENFICATV-2, já agora fica a pergunta no ar, e quanto rendeu a transmissão do jogo Benfica-Gil Vicente efectuada para 36 paises (faltou considerar tambem esta parcela nas receitas) mesmo que fosse apenas e só 360.000 euros (dava uma média de 10.000 por pais) multiplicado por 15 jogos em cada = 5.400.000 euros (valores muito por baixo)

      Eliminar
    3. Ai e k te enganas eu vivo em manchester tal como mts emigrantes e tenho a zon e advinham la....? Tenho a benfica tv tal como mts...com acesso a todas as ligas como em pt.

      Eliminar
    4. o Autor esqueceu-se de tirar o IVA (23%) á mensalidade de 9,9 eur, que assim fica em 8,05 Eur efectivamente. É a partir daqui que tem defazer contas.....

      Eliminar
  2. Agora ja percebi.A ideia da BenficaTV é não pagar impostos.
    Um economista português, com certeza .

    ResponderEliminar
  3. Além da observação já efectuada pelo comentário do Rui acresce o facto de o Benfica poder vender os direitos de transmissão de qualquer jogo (assim o queira) para qualquer operador do mundo (Ex: SLB vs FCP). Imagine um valor entre 100 a 200 mil euros por esta transmissão x 10 operadores e/ou países (o que é perfeitamente possível e talvez até peque por defeito) são 1 ou 2 milhões de euros! Ou seja segundo a contabilidade do Sr. Domingos Amaral esta receita significa 1/3 dos custos do canal...

    ResponderEliminar
  4. E diz ele que é professor!!!

    1.1 milhões de publicidade no canal nos 15 jogos!!!???

    E quanto pagam as operadoras para terem o canal!!!???

    Segundo o critério deste gajo, os lagartos deixaram de assinar a Porcotv, devido aos resultados desportivos!!!???

    Será que este gajo, faz a mínima ideia de quanto vale a publicidade estática no estádio da Luz!!!???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó asno, as operadoras não pagam para ter...
      RECEBEM !

      Eliminar
    2. Percebes imenso disto. Então tinhas um canal pago a utilizar as plataformas das operadoras e ainda querias receber lol.
      As operadoras só pagam por canais ou conteúdos que estejam disponíveis no seu pacote de canais (no que as pessoas pagam às operadoras para ver). Se a benfica TV é paga (tal como a Sport tv) e quem recebe essa verba é o canal, achas mesmo que ainda iam pagar? lol. Como diz o Costa.. isso é de ASNO.

      Eliminar
  5. Não faz grande sentido fazer uma analise deste género apoiando-se apenas em valores especulativos e alguns dos quais bastante discutíveis, como retirar metade de uma assinatura até aos 60.000, só por que acho que...
    ou que a publicidade é de 10 por cento do valor das assinaturas! E ainda o valor que circulou foi a compra dos direitos da Premier League por 5.000.000 para os 3 anos!!!
    Aqui fica a minha analise pelos mesmos critérios:

    número de assinantes x 9.90
    publicidade na TV 3.000.000 ano
    publicidade estática 3.000.000 ano (penso que estes valores anteriormente eram para a Sporttv)
    prémio das operadoras por terem o canal 1.000.000 (até pode depender do número de assinantes)
    revenda dos resumos alargados 500.000

    ora por estes calculos teriamos uma receita fixa de 7.500.000 € (sendo que por anos a pub. acredito que até renda mais, pois falamos de um canal 24h)
    ao que acresce as subscriçoes, neste momento 100.000 (900.000 mês) x 12 (11.880.000)

    no total por ano dara 19.380.000€ ano
    se subir para 150 mil assinantes 25.320.000
    aos 200 mil assinantes 31.126.000
    aos 250 mil assinantes 37.200.000

    deduzindo custos de 10.000.000 só porque sim fica
    100 - 9.380.000
    150 - 15.320.000
    200 - 21.126.000
    250 - 27.200.000

    ResponderEliminar
  6. Tal como o amigo Raul Mota referiu, existe realmente a forte possibilidade de vender os direitos de transnmissão para o estrangeiro, apenas com uma ressalva, é que um direiro de transmissão de um jogo de futebol entre o SLB e o fcp ou o scp nunca será atribuida por menos de 400.000 a 800.000€, ou seja, basta fazer uma reflexão e verificar o alcance financeiro da BenficaTv nas contas do clube, além de que não foi referido outra situação, é que para além dos sócios e adeptos do Benfica temos também os restaurantes, cafés, etc, que vão querer aproveitar a oportunidade de valorizar o seu negócio e chamar clientes!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tugarela, e qual é o canal que os vai transmitir? Vais vender a quem? Tens noção que pagás-te por TODOS OS JOGOS DA LIGA INGLESA cerca de 3 Milhões e queres vender um jogo do Benfica por 800.000€? Tens noção do que dizes ou é vives no mundo da lua?

      Eliminar
  7. Claro que se não contabilizam os efeitos na sportv e no seu apoio ao fcp.
    Quantas desistências se verificam ou se verificarão?
    E o porto que recebia 80% do que recebia o Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como a sporttv passou a pagar nada ao BENIFCA (porque perdeu os direitos de transmissão), quanto muito agora o porto recebem 80% do que a sporttv pagar ao benfica pelos resumos dos jogos .... GANDA VIEIRA, todos a aderir à BenficaTV que vai passar a ter 2 canais para acabar de vem com o alimenta polvo. NOTA: A BenficaTV ´já ultrapassou ao 170.000 assinantes e agora no inicio de Setembro (com muita gente a regressar de férias) e a partir de 1 Outubro com a BenficaTV2 a poder transmitir para o estrangeiros o numero vai superar os 350.000 até ao final do ano garantidamente (mesmo a jogarem mal)

      Eliminar
  8. e ainda a BTV nao chegou ao continente Norte Americano; aguardamos noticias brevemente para podermos aderir com todo o gosto a este projecto…Existirão pelo menos as garantias de mais 100 mil assinantes na America do Norte

    ResponderEliminar
  9. Não sou economista, tenho 51 anos e apenas o 9º ano de escolaridade, tambem podia dar palpites e tentar adivinhar fazendo as contas que me dessem mais jeito.
    Mas como é um negócio que envolve 5 operadoras e varios direitos, desportivos e publicitários que são um bem relevante,bem esse que permitia a sportv gerar milhões, que ficarão nos cofres da BENFICA TV

    ResponderEliminar
  10. Saliento só um outro factor muito relevante para as familias.O horário dos jogos passa a ser controlado pelo Benfica! E isso é damais elementar relevancia!

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião o valor dado pelo autor do texto a publicidade é um pouco baixo pensando que temos a publicidade no canal e a publicidade estática.
    Penso que com o começo do campeonato o numero subira facilmente para os 150 mil pelo menos.
    Como já foi referido a venda de um jogo como o Benfica porto a um pais estrangeiro também pode render muito dinheiro.
    E temos que juntar também a venda dos resumos dos jogos.
    E ainda o numero de assinantes que se acrescentara com a expansao da btv a paises como eua ou a suiça ou a frança

    ResponderEliminar
  12. COM ESTE DEBATE DE IDEIAS BENEFICIAM OS ALUNOS DA CATÓLICA QUE VÃO FICAR COM O ESTUDO ECONÓMICO ENRIQUECIDO.
    HÁ SEMPRE ITENS A MELHORAR E ITENS AINDA NÃO CONTEMPLADOS.
    GOSTARIA DE VER ESTE MESMO ESTUDO/ANÁLISE DAQUI A UNS MESES NÃO PARA DIZER MAL MAS PARA REFLECTIR.
    ESTE MÊS PAGUEI MENOS DE 1 € PELA SPORTV E NÃO SENTI ABSTINÊNCIA.

    ResponderEliminar
  13. Eu até acho interessantes estes estudos. Só pergunto é porquê até haver a BenficaTv todo mundo falava que a Olivedesportos vivia chupando os clubes e ficando cada vez mais rica, e agora o SLB ficando com os seus jogos na Benfica Tv são só desgraças?Francamente...
    Ainda a procissão não saiu do adro e já andam apavorados os que comem à mesa do orçamento dos oliveirinhas e dos porquistas?A fonte vai secando e por alguma razão o homem do charuto anda a desfazer-se dos grupos que era testa de ferro. Chegará a hora que terá que largar a SportTv tal como já está a fazer com vendas de 50% a outros operadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrédulo Silva, pense um bocado. A Sport Tv tem uma estrutura para TODOS OS CLUBES, DESPORTOS e DIREITOS DE TRANSMISSÃO ESTRANGEIROS. A Benfica TV tem de ter uma estrutura demasiado pesada para o poder fazer. Quanto é que custa o pacote da Sport TV? Quanto é que é a mensalidade da Benfica TV? Como o autor referiu, não há UM UNICO CLUBE NO MUNDO a fazer o que a Benfica TV vai fazer. Acha mesmo que é o orelhas que é inteligente e o resto do mundo é todo idiota?

      Eliminar
    2. Vc quando nasceu já andava em pé? Parece-me bem que não. A BenficaTV está a gatinhar mas mesmo assim já assusta os tubarões.Não acho o Presidente do SLB(um pouco de educação não lhe fica mal) o único inteligente mas tb não acho o Oliveira o único inteligente. Sei é que há muito lacaio dele que está com medo de perder o tacho e serve-se de tudo para impedir o impossivel.Mas ele vai sair pela porta pequena por onde entrou e ainda vou ver muitos dos lacaios a mendigarem emprego e a pedirem perdão.A estrutura da Sporttv cairá quando as receitas começarem a cair, ou pensa que ele pode continuar a pagar aos clubes o que paga ao ter que baixar os preços e perder os clientes que mais receitas publicitária lhe dão? Antes o SLB nunca seria capaz de abrir um canal de televisão.Agora abriu falam que nunca conseguirá mais nada.Cá estaremos para ver.
      Como não há um unico clube no mundo a fazer o que o SLB está a fazer então nada se faz.Mais uma vez em Portugal só temos copiadores.Veremos a partir daqui...

      Eliminar
    3. Os grandes clubes de Espanha, Inglaterra, França, Italia, Alemanha, não o fazem porque o que recebem pelos direitos são apenas e só várias dezenas de milhoes por época (ex: Real Madrid recebe 140.000.000/época), ao contrário deles o Benfica estava a receber uma quantia abaixo de ridicula, era patetica. Por isso mesmo e sabendo da força da Marca que tem segundo a FIFA 14 milhoes de adeptos no mundo decidiu e muito bem acabar com a palhaçada. NUNCA TIVE NEM NUNCA TEREI sporttv e a BENFICA TV assinei no 1º dia, mais tenho feito muita propaganda da mesma junto de todas as pessoas que conheço, peço a todos e cada um dos BENFIQUISTAS que façam o mesmo

      Eliminar
  14. Sr Domingos Amaral, ajude-me nestas contas

    José Maria Pedroto – estratega do ódio e pai da corrupção

    Como exemplo, relato este episódio contado pelo jornalista Neves de Sousa:
    “Pouca gente soube que o muito saudoso José Maria Pedroto esteve a um pequeno passo de ser treinador do Sporting, quando João Rocha era presidente do clube de Alvalade. Tudo estava acertado, pormenor por pormenor , até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada fotobolistica. Porém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o presidente do Sporting: “Esqueci-me de lhe lembrar, mas falta aqui uma clausula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros
    “Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século.”
    A estratégia de Pedroto, para quando perdia, passava por imputar as responsabilidades pelas derrotas ao exterior. Quando perdia, a culpa ou era do árbitro, ou dos poderes instituídos no futebol português que teimavam em prejudicar a sua equipa.
    Ele e o seu aprendiz, Pinto da Costa, dividiram o país, erigiram guerras sem fundamento, lançaram o ódio, a mentira e o cinismo para cima dos adeptos e do quotidiano desportivo.
    Pedroto será talvez a figura, de entre todas as áreas de actividade, que mais mal fez a Portugal e à sua coesão colectiva no último quarto de século, um mal de consequências que só o futuro poderá apurar.

    a verdade é que o clube nortenho nunca foi capaz de se afirmar como referência nacional, nem cativar a simpatia, ou mesmo o simples respeito, da esmagadora maioria dos adeptos portugueses, sobretudo fora das fronteiras da sua delimitada região.
    o F.C.Porto nunca venceu por si próprio, mas sim e sempre, contra alguma coisa. Contra o Benfica, contra Lisboa, contra o Sul, contra os fantasmas dos seus próprios complexos. Mesmo ganhando aos grandes nunca deixou de ser pequeno. Uma pequenez do tamanho do seu presidente, que transformou uma instituição outrora respeitável num antro de rancor e podridão.
    O clube do povo continua a ser o Benfica, de Norte a Sul, do Minho ao Algarve, do Continente às Ilhas, e é por isso que o ódio de Pinto da Costa aos encarnados permanece tão vivo.
    Pedroto e o seu aprendiz. O primeiro já faz tijolo há anos e o segundo estrebucha porque sabe que já não tem muito tempo e mesmo com 30 anos de roubos, continua a liderar um clube pequeno, que não soube evoluir, crescer, tornar-se grande. Por tudo isto, recuso-me a ver em Pedroto alguém de valor. É o responsável e a semente de 30 anos de corrupção, ódio e guerra no futebol português.

    ResponderEliminar
  15. Esta análise, como qualquer outra, tem o valor que cada um lhe quiser dar.
    Concordando inteiramente com o INCRÉDULO SILVA, só quero deixar as minhas dúvidas quanto ao facto de lagartos e corruptos nunca subscreverem a nossa TV. Acham mesmo que grande parte deles - que adormecem e acordam a pensar no Glorioso - iam deixar de ver todos os nossos jogos. Eu não acredito e é só ouvir os comentários pormenorizadíssimos que eles fazem a todas as jogadas que sirvam para atacar o SLB. Até sabem o minuto exacto a que aconteceram! Vão ser uns bons clientes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eles já são bons clientes.Tiveram foi que arranjar uma boa desculpa para assinarem o canal. "Ah e tal eu assinei porque gosto de ver o campeonato inglês"...(Este foi o maior tiro dado no porta aviões da Sporttv).E pelo rabinho do olho vão vendo tudo o que é SLB...e depois acabam por atirar o comando ao mar...

      Eliminar
  16. COMO È QUE OS CORRUPTOS VÃO ARRANJAR CASOS E COMENTAR OS JOGOS DO BENFICA SEM A BENFICA TV ?

    ResponderEliminar
  17. Recordo que o Benfica recusou a oferta da Olivedesportos de 111 M€ por 5 épocas. Mesmo que no 1º ano a BTV tenha um resultado aquém das expectativas (duvido), o importante é superar aquele montante no acumulado dos 5 anos.
    Deixemos as contas para os gestores conhecedores do projecto. A nós Benfiquistas não nos custa nada acreditar que o potencial é enorme. Temos as receitas de assinantes (em Portugal e no estrangeiro), a cedência de direitos, a publicidade, a potenciação do merchandising, etc … e depois para captar mais público (adeptos sem capacidade económica para assinar a BTV, adeptos pontuais, adeptos de outros clubes) há-de vir o pay-per-view (um lagarto adquire apenas aquele jogo que quer ver sem ter de assinar).
    Para além do aspecto financeiro, há todo um ganho qualitativo: ligação ao Benfica, prestígio, enfraquecimento financeiro de quem tem enchido os cofres aos rivais, etc…
    Imaginem quando a BTV concorrer pelos direitos de outros clubes e pela própria Champions league? Pode não ganhar, mas obriga a um maior dispêndio pela concorrência.
    A BTV tem tudo a ganhar e a SpTV tudo a perder. O que me leva a ter mais dúvidas sobre a SpTV. Com a crise, a SpTV perdeu mais de 100mil assinantes e vai continuar a perder. Como é que vai gerar receitas para pagar 20,7M€/ano ao Porto até 2018 se já não tem o lucrativo Benfica? Vai passar a explorar ainda mais os lagartos (13M€/ano até 2018)?
    Não é preciso perguntar quem ganha a guerra das audiências se o jogo Benfica-Paços de Ferreira for à mesma hora do Porto-Rio Ave.
    Por fim, mais do que fazer contas, o nosso contributo deve ser elogiar o projecto (que nos enche de orgulho) e perguntar aos nossos amigos se já têm a BTV e criar uma onda de sucesso. Ter 100mil assinantes no 1º mês, em férias e sem jogos oficiais, já é obra. Por este andar em Setembro o número já duplicou.

    ResponderEliminar
  18. Quando alguém se propõe a fazer uma análise de um assunto sem todos os dados deveriam todos ficar gratos. É óbvio que não foram analisados todos os factores , aliás o próprio autor admite o desconhecimento em relação a alguns pormenores. Ficou alguma coisa por analisar e responder? Foi o único autor com coragem para ffazer uma análise deste tipo. Em relação aos insultos e linguagem menos própria o dono deste website devia fazer uma limpeza!

    Em relação ao assunto do artigo, acredito que o Benfica deu o passo certo e que com uma estratégia de médio, longo prazo ainda pode ( a Benfica tv, de qual eu sou assinante) ser a ferramenta que faltava ao Benfica para voltar a ser o melhor clube de futebol sénior em Portugal.

    ResponderEliminar
  19. Há um efeito que não é de desprezar. Os cafés, restaurantes e tascas que tem a assinatura da sportv (mtas vezes em mais do que uma televisão), estão todos a assinar a Benfica TV. Precisam do canal qd o benfica joga em casa e precisam tb da premier league. Tenho conhecimento em Lisboa de 3 cafés em que os proprietários são ferrenhos sportinguistas e viram-se obrigados a assinar o canal! Agora eu pergunto, se calhar só em cafés, restaurantes e tastas a Benfica TV consegue uns 50.000 assinantes em todo o país ou não? somando-lhe os sócios e os adeptos, acho que facilmente vai chegar aos 200.000!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com análise feita pelo autor de prai 50% ser para custos (só o IVA são 23%). Os 9.90 tem IVA, há que retirar 2,30 €. E concordo com o último comentário. Os proprietários de cafés, sejam eles tripeiros ou lagartoides, vão ter de subscrever, e só ai vem mtas assinaturas. Tb há um potencial de 50.000 a 100.000 assinaturas em todo o mundo (servia, com jogadores servios e nos nossos emigrantes)!

      Eliminar
  20. Pois isso e tudo muito bonito

    ah e tal 9.90 por cada

    250.000 assinantes sao 29,7 Milhoes

    e impostos nao se pagam?

    so em impostos dos 29,7 Milhoes passam a 22,8

    e fiando-me que os custos andam a volta de 6M/ano a receita ja cai para perto d 17M

    q facam 10% em pub nao chega a 20M

    depois temos os iluminados que pensam q vendem jogos por mais do que 200 mil euros

    Mas voces pensam o que? que tao a vender um Real-Barça

    voces compraram 30 e tal jogos por 3 milhoes/ano , qe da +- 100,000 euros por jogo nem isso q sao mais do que 30 jogos, e pensam q vendem 1 jogo que POUCOS QUEREM SABER FORA DE PORTUGAL TIRANDO EMIGRANTES ex: slb - fcp ou slb - scp por mais do que 200,000 euros

    Sao parvos so pode alguma operadora algum dia vai dar esses valores para ter poucos milhares de clientes que querem, caso unico e exclusivo de emigrantes

    sendo que so fazem um dinheiro relevante 2x por epoca ( slb - fcp | slb - scp )


    Ha e tal mas ja nao somos subservientes da spttv e olivedesportos, parabens!

    Mas dai a dizer que pode ser 1 grande negocio comparado ao q foi proposto é comer gelados com a testa
    Desportivamente é de louvar terem as vossas transmissoes, financeiramente nao tem muitas pernas para andar

    Pelo simples motivo, voces NUNCA mas quero realçar NUNCA vao ter a variedade de conteudos da sporttv

    E se comecarem a comprar direitos (liga espanhola , alema) teem de subir o preco da BTV e se sobem o preço perdem assinaturas, e como é 1 CANAL COM MARCA DE CLUBE, ja tem apenas 1 nicho do mercado de audiovisual em portugal, e chega a 1 ponto que nao cresce mais apenas estagna ou decresce se meterem-se em aventuras





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por sair da esfera dos «Oliveirinhas/FCP» que manipulam muitos dos atores do esquema do pontapé na bola, já vale a pena.

      É dever de todos aqueles que gostam de desporto e de futebol português em particular, se desvinculem dessa SportTV, mesmo que tenham de fazer uma pausa, seja nos estádios seja na TV, para que, pelos menos não sejam coniventes nesta pouca vergonha.

      Eliminar
  21. e os impostos dos 22M oferecidos pela Olivedesportos? Não existem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Oliverdesportos ofereceu 22M, líquidos!

      Acho incrivel como a clubite pode turvar a visão. Como é possivel fazer contas de 9,9€ x n.º de assinantes x 12 meses.

      Mas alguém acredita que não existem impostos em Portugal (IVA a 23% incluido no valor da mensalidade), que as operadoras não recebem uma "fatia" do bolo e que todos os assinantes vão ter o canal subscrito durante TODOS OS 12 MESES DO ANO?
      Já gora só falam das receitas de publicidade. E os custos de publicidade? Ou os anúncios à Benfica TV nos vários media serão de graça? De graça só se for a participação do Eusébio.

      Eliminar
  22. Continuem a acreditar no vieira... Continuem a votar no vieira... Quando abrirem os olhos já não vao a tempo... e mesmo que os abrissem hoje já era tarde!!!! LLOOOOLLL voçes sao pateticos, tem um presidente a 8 ou 9 anos a fazer promessas, a tirar poder de voto aos socios, que deveriam ser os verdadeiros donos do clube!!! VOTA VIEIRA!!!! Quanto mais ele vos bate mais voces gostam dele... Pk para o ano é que vai ser... Vamos acabar com os aldraboes do futebol... este discurso ja tem 9 anos e a conversa é sempre a mesma!!! Não acordes não... Sou Portista doente, e acredito seriamente que o vieira tambem o é e esta a destruir o benfica lentamente... VOTA VIEIRA!!!!

    ResponderEliminar
  23. O VIEIRA aparece nas escutas do APITO DOURADO?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!