terça-feira, 16 de julho de 2013

Benfica foi o melhor dos três 'grandes' nas modalidades de pavilhão




Num ano em que voltou a perder o título de campeão nacional de futebol para o FC Porto, o Benfica foi o grande dominador nas modalidades de pavilhão.

Os ‘encarnados’ bateram a concorrência com sete troféus – entre Campeonato, Taça e Supertaça – no conjunto das competições de basquetebol, voleibol, andebol, futsal e hóquei em patins, modalidade em que conquistaram o único triunfo europeu do ano para as equipas portuguesas.

Fora do pavilhão, as ‘águias’ festejaram a conquista do terceiro campeonato nacional consecutivo no atletismo masculino.

Arranque fez a diferença

O calendário competitivo ainda ia no início e as ‘águias’ já tinham feito o pleno nas modalidades de pavilhão, ao arrecadarem cinco Supertaças, às quais juntaram posteriormente os campeonatos de voleibol e basquetebol.

Já o FC Porto apenas somou ao sucesso no futebol três troféus, entre o andebol e o hóquei, enquanto o Sporting fez a dobradinha no futsal, onde os ‘dragões’ não participam, e levou para Alvalade a Taça de andebol. Os dois clubes têm ainda a particularidade de não estarem inscritos nas modalidades de pavilhão onde o Benfica se sagrou campeão.

Vitória de Guimarães e Fonte do Bastardo foram os intrusos na luta dos ‘grandes’ e venceram a Taça de Portugal em basquetebol e voleibol, respectivamente.

‘Grandes’ dividem títulos

No basquetebol, o Benfica voltou a ganhar o campeonato, o quarto nos últimos cinco anos, e somou o 24.º título do seu historial – mais do dobro dos conquistados pelo segundo da lista, o FC Porto, que na época passada suspendeu a modalidade.

Na senda de vitórias, as ‘águias’ também se sagraram campeãs no voleibol, pela primeira vez em oito anos, quebrando a hegemonia do Sporting de Espinho, que soma 18 triunfos na competição, contra quatro do Benfica.

Mas no hóquei em patins a história foi diferente. Se na temporada passada os ‘encarnados’ tinham conseguido colocar um ponto final nos 10 títulos consecutivos do FC Porto, este ano revelaram-se impotentes.

Os ‘dragões voltaram a inscrever o seu nome na galeria de vencedores da prova, pela 21.ª vez, e igualaram o número de campeonatos ganhos pelo Benfica. A Taça de Portugal também ficou no pavilhão do Dragão, onde o Benfica alcançou o primeiro título de campeão europeu da sua história na modalidade.

O FC Porto arrecadou também o 18.º campeonato de andebol do seu palmarés, sagrando-se pentacampeão, um feito inédito no seu historial que torna os portistas no clube com mais campeonatos na modalidade. Soma agora mais um que o Sporting, que se ‘vingou’ na final da Taça de Portugal. Ao bater o FC Porto, o clube de Alvalade somou o 14.º triunfo nesta competição e leva agora mais quatro do que o ABC.

A viver uma crise de resultados no futebol, o futsal foi das poucas alegrias para os adeptos leoninos esta época. O Sporting mostrou-se superior aos adversários e levou para o seu museu o terceiro troféu de campeão dos últimos quatro anos, sucedendo ao Benfica na lista de vencedores. A superioridade dos ‘leões’ estendeu-se à Taça, com vitória sobre o Sp. Braga na final.

Formação tem ‘luz encarnada’

As camadas jovens de futebol do Benfica também estiveram em destaque e deram aos adeptos mais motivos para sorrir do que a equipa principal.

Os ‘encarnados’ melhoraram os seus resultados nos escalões jovens desde a construção do Centro de Estágio do Seixal e depois de terem vencido o título de iniciados em 2012 repetiram agora o feito com juvenis e juniores.

O título de iniciados foi carimbado pelos ‘leões’, enquanto os ‘dragões’ viveram um atípico ano de seca, não conseguindo dar seguimento ao sucesso do futebol sénior.


-Noticia retirada do site Sapo Desporto

3 comentários:

  1. OK ! MAS NAS MODALIDADES EM QUE OS PORCOS E OS LAGARTOS PARTICIPARAM LEVAMOS BAILE! ESTA DIRECÇÃO TEM DE APOIAR AS CLAQUES PARA CRIAR UM INFERNO NOS JOGOS DOS PAVILHÕES... FALTA ESSE APOIO AO CONTRÁRIO DOS PORCOS E LAGARTOS

    ResponderEliminar
  2. Concordo, as claques (e o resto das pessoas que em vez de assobiar para o lado deveriam apoiar!) é fundamental. Se não fosse pedir muito ao autor do post poderia fazer o mesmo em relação às modalidades mas nas camadas jovens.

    Em atletismo limpamos quase tudo, em hóquei fomos campeões europeus e isso não consta lá no quadro, em hóquei vencemos em juniores e iniciados, salvo erro, andebol também

    ResponderEliminar
  3. Para muitos desporto é só futebol e senior (1ª liga) o BENFICA É MUITO MAIS.
    Não sei que tipo de apoio as claques necessitam, certo é que sabem apoir do principio ao fim e sem ofender os adversários,OS MEUS PARABENS AS CLAQUES.
    Canários que só servem para criticar e assobiar BASTA

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!