domingo, 7 de julho de 2013

Alexandre Pais sobre a entrevista de Jesus: "Foi um festival de autoconfiança"


A entrevista de Jorge Jesus à Benfica TV foi um festival de autoconfiança. Desde logo da própria estação, que se lança agora em altos voos e que recorreu ao "savoir faire" de um vice-presidente-jornalista para entrevistar o técnico. Depois, do próprio Jesus, que aos 58 anos atravessa o que pode ser o cume da sua carreira.

O treinador, que inicia a sua quinta época consecutiva no Benfica - como Otto Glória nos anos 50, ou mais tarde Toni e Eriksson, de forma intercalada, proeza de "longevidade" que já ninguém lhe tira - foi igual a si próprio, elevando a fasquia ao máximo: quer ser campeão nacional, estar nas finais da Champions, da Taça de Portugal e da Taça da Liga, e naturalmente ganhá-las.

Embalado, manifestou também a convicção de que o Benfica está mais perto de recuperar a "hegemonia do futebol português". Aí, porém, o caso fia mais fino. Os encarnados podem até reivindicar de imediato parte dessa "hegemonia", pois foram campeões em juniores e juvenis, e o seu maior rival perdeu, além desses campeonatos, igualmente o de iniciados, para o Sporting.

A questão é que Dona Hegemonia precisa de títulos da equipa principal, muitos, e títulos repetidos ao longo de vários anos. E como, nas derradeiras quatro épocas, o Benfica só venceu um campeonato e três Taças da Liga, o que falta pedalar para alcançar esse objetivo pode ser demasiada estrada para os dois anos de contrato do treinador.

Por isso, mais do que espalhar boas intenções quanto ao futuro a entrevista valeu pelos recados voltados para o presente, desde o "perdão" a Artur à esperança depositada na qualidade de Lisandro, passando pela remota esperança no regresso de Coentrão e na permanência de Matic, bem como na maneira como Jesus "despachou" Cardozo de vez, voltando a condenar o que já estava condenado e terminando com uma frase significativa: "O presidente dará a resposta". 

Como poderá ter de dar outras, se entrando no domínio da realidade se mantiver o estado de ficção.
-Alexandre Pais, jornal Record, 6 de Julho de 2013

1 comentário:

  1. gosto desta análise. Realmente JJ mostrou confiança o que é o princípio de qualquer sucesso

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!