terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fernando Guerra dizima Jorge Jesus: É o pior treinador da história do Benfica!



Toda a gente sabe que a coerência é um dos traços que mais vincadamente caracterizam a personalidade de Jorge Jesus. Palavra dita é amadurecida e opinião expendida é fruto de prévia e profunda reflexão. Outra situação, diametralmente oposta, é o que não diz e as pessoas teimam em garantir que disse ou pensou, não devendo faltar muito por isso, para, em reposição da verdade, vir a terreiro desancar quem ousou insinuar que ele sugeriu a dispensa de Cardozo ou admitiu haver falta de espaço para os dois coabitarem na estrutura do futebol profissional. 

A pré-temporada foi enriquecida pelo folhetim e não consta que, até determinada altura, coincidente com a realização do primeiro derby da época, na 3.ª jornada da Liga, em Alvalade, até esse dia, repete-se, não consta que alguma vez Jesus tivesse rejeitado o que fora noticiado sobre o assunto.

Pode concluir-se hoje, com as devidas reservas, que o empurrão em pleno relvado no Jamor, na derrota da final da Taça de Portugal diante do Vitória de Guimarães, não terá ultrapassado em gravidade as reaçôes a quente que serão normais entre atores do futebol. 

Tanto assim que, após o palpitante derby, Jesus entendeu esclarecer o País que Cardozo é «um finalizador, um goleador!». Deve reconhecer-se que é mesmo o máximo como treinador, pois teve feeling e, levado pela sua inatingível perspicácia, tomou a decisão «em boa hora»: a de utilizar o avançado paraguaio, o qual, pormenor que Jesus parecia ignorar quando definiu a equipa, representa 37,5 por cento do total de golos apontados pelo Benfica em 2013/14 e assinou 169 desde que foi contratado em 2007, dos quais doze (!) ao Sporting.

Pelos vistos, Jesus só descobriu isso no sábado passado... em que me parece ter atrapalhado de mais e orientado de menos. Com a qualidade do plantel que o presidente colocou à sua disposição, com Óscar, como lhe chama, em noite inspirada, três golos até ao intervalo, e com confortável vantagem no recomeço, deixar-se levar para prolongamento e precisar da cumplicidade de Rui Patrício para escapar ao sortilégio das grandes penalidades julgo ser mais de atrapalhador do que de treinador. 

É essa a sensação com que fiquei do jogo de Atenas, com o Olympiakos, e do da Luz, com o Sporting: os jogadores sabem fazer bem e sentem que podem chegar longe, mas há um pequeno problema chamado Jesus, o qual continua a valorizar a primeira pessoa do singular e a menosprezar o desempenho dos seus profissionais.

Objectivamente, feeling teve-o Luís Filipe Vieira ao arrastar a polémica de verão. Este plantel governava-se sem Jesus mas perdia-se sem Cardozo, o que conduz a uma evidência: se Jesus quisesse sair seria um respirar de alívio; se Cardozo mudasse de emblema seria uma enorme preocupação.

Regressemos, porém, à inabalável coerência de Jesus. Em meados de outubro, considerou prioritários o campeonato e a Taça de Portugal. Quinze dias depois, em Coimbra, em nova demonstração de estruturada linha de pensamento, não só proclamou justificadas pretensões na Champions, como, qual milagre, reivindicou a legitimidade de sonhar com a presença na final, em maio de 2014, marcada para o Estádio da Luz.

Mais fantástico ainda, como o trapezista no circo, em que a cada exercício se propõe arriscar a vida para fixar o interesse do público, o mesmo treinador que abominava o 4x3x3, vendo nele o sistema mais fácil de desmontar, apesar de André Villas Boas e mais tarde Vítor Pereira lhe terem provado o contrário, mudou de ideias, sabe-se lá por que circunstâncias, e, de repente, o modelo no qual não se cansou de bater é promovido a primeira escolha. Nenhum drama na mudança, refira-se. 

Grave, sim, é o Benfica ter tolerado a teimosia num conceito sem jeito. Por isso, na relação tempo/títulos, Jesus é o pior da história do Benfica. 

Por isso, quando se lhe exigia que somasse seis pontos nos confrontos com o Olympiakos, através de duas vitórias, averbou um e abriu a porta da Liga Europa, como lhe é habitual. Por isso, depois de se apanhar com a situação controlada com o Sporting, entrou em regime de contenção, permitiu a recuperação leonina e acabou imensamente agradecido ao seu anjo da guarda... 

Não sei se este plantel encarnado é o melhor dos últimos 30 anos, como alvitrou Vieira, mas é francamente muito bom. Tão bom que é capaz de obrigar Jesus a conquistar algum título... importante. 

- Fernando Guerra, jornal A Bola, 12 de Novembro de 2013

15 comentários:

  1. haja alguém com olhos na cara.

    ResponderEliminar
  2. Jorge Jesus dizima :Fernando Guerra É o pior Jornalista da história do Jornalismo Desportivo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso é problema dele

      já o jorje dos melões... esse é problema do benfica

      Eliminar
  3. Sempre concordei com este homem. Pena é que dentro do Benfica não haja uma maioria a pensar assim. Mas certos adeptos que julgam serem umas sumidades em futebol, JJ é considerado um grande catedrático e inovador.
    Juntem-no com o Manuel Sérgio num avião e despachem-nos para parte incerta e sem retorno.

    ResponderEliminar
  4. Faz parte do Comité Eleitoral do Burro Paspalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faz parte do comité de quem se importa de não ganhar corno

      Eliminar
  5. Ainda bem que ele não se lembra do Chalana, do Souness, do M. José, do Autuori e sobretudo do grande FILHO DA PUTA do A. Jorge...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. chalana? mas alguma vez o chalana foi treinador? foi um desgraçado que o presidente arranjou para desenrascar após mais uma temporada onde só fez merda. o chalana tem alguma culpa de ter sido chamado a um cargo que nunca quis e para o qual nunca foi preparado?

      é muito feio usar aí o nome do chalana.

      ah, e qualquer um dos outros tem melhor curriculo que o jorjus. é a vida.

      Eliminar
  6. Uma coisa é certa e disto não tenho a mais pequena duvida é minha opinião pessoal.
    As maiores vergonhas que passei,e as derrotas que mais me custou na vida foi com o jesus na equipa,

    Relembro que fomos perder a liverpool 4 1 quando tinhamos 2 1 de vantagem, fomos eliminados pelo braga quando tinhamos 2 1 de vantagem,levamos 5 no dragao,foram campeões na luz e perdemos 2 campeonatos seguidos quando tinhamos vantagem servindo em ambos,de bombos da festa.

    Tudo isto somado,não entendo como é que jesus consegue ser uma das pessoas mais bem pagas de Portugal,é um contra senso

    ResponderEliminar

  7. Este homem tem toda a razão, há anos que digo isto ! Só ganhou primeiro ano na ultima jornada com uma super equipa ! Depois é só merd*a atrás de merd*a com os melhores planteis do Benfica da sua historia desde anos 60 ! Entao vejamos os jogos contra o FCPorto são a maior serie de derrotas da historia do nosso clube.

    OS RECORDES DE JESUS:
    O MELHOR:
    - Ganho o campeonato quando chegou, muito contestado pelo Braga e FCPorto que chamam a Liga dos Tuneis pois alguns jogadores dessas equipas foram suspensos em metade do campeonato, mas se virmos os numeros só venceu na ultima jornada
    - Chegou à final da Liga europa, mas nos ultimos 10 anos tambem o FCPorto, Sporting e Braga chegaram, o que prova não ser uma competição dificil.
    - Ganhou 3 Taças da Liga
    - é bom a ganhar contra equipas que não valem nada tipo paços, olhanense, gil vicente, academica, etc...

    O PIOR
    - 5 anos sem ganhar ao FCPorto para Campeonato, ultima derrota foi em Dezembro de 2009
    - FCPorto passou o Benfica em numero de titulos oficiais
    - fomos goleados 5-0 no Dragão
    - jogar em casa contra o FCPorto tornou-se um pesadelo temos mais derrotas que vitorias na nova Luz
    - FCPorto ganhou mais uma prova europeia
    - Falhou 3 vezes em 4tentativas, a passagem da ronda inicial da Champions (sim, já nao acredito!)
    - Tem salario milionario porque está sempre a fazer o jogo que o FCPorto o quer
    - Perdeu dois campeonatos, quando estava à frente da Liga já na parte final, com agravente ultimo ter 4pts de avanço com 2 jogos em casa de quipas q subiram de divisão
    - Fisicamente as suas equipas arrebentam no ultimo terço da epoca
    - Fora do Campo passa a vida a meter-se em problemas fisicos e verbais com adversarios, qualquer dia é mesmo suspenso!
    -Derrotas nos ultimos minutos nas provas do ano passado
    - bolas paradas sao um pesadelo na nossa equipa
    - despediu o Quim na tv e foi o responsavel pela vinda do Roberto
    - Já não tem mão no balneario, depois do Cardoso o empurrar, perdeu controlo do balneario, ja nao tem coragem de substituir cardoso, a não ser que este queira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão e isto ja para nem falar da cena dos joelhos .
      E a do limpinho limpinho,frase que eu sabia que nos ia assombrar mais cedo ou mais tarde

      Eliminar
  8. O que é que o JJ terá feito a este cromo?. Se o JJ ganha é porque ganha se perde é porque perde. O JJ só tem defeitos. Com tanta implicação, se eventualmente este cromo tivesse alguma razão deixava de a ter, porque tudo isto parece perseguição.Todos as cronicas tem sempre com alvo o JJ. Estranho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas o jorjus ganha alguma coisa para se dizer "se ganha é porque ganha"?

      a única coisa que o jorjus ganha é o salário...

      Eliminar
  9. Conhecem alguem que ganhou 3 ...sim 3,conhecem?Então calem-se,e não ganhou as 4 porque não deixaram,por favor se não gostam mudem de clube,porque este é o nosso treinador actualmente.Com os outros treinadores muita bons nem aos 4 de finais chegavamos...força Jorge mais um ano maravilhoso que nos vais dar,conto contigo JORGE JESUS

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!