domingo, 24 de novembro de 2013

Polémica: Castigo de Jesus foi acordado entre o Benfica e a Liga


O Benfica está de parabéns em relação à forma como conduziu, juridicamente, o "caso Jesus" (em Guimarães) mas tem de agradecer à Liga a disponibilidade que revelou em tirar o treinador do Benfica das garras de um castigo tendencialmente mais duro, nunca inferior a três meses. A opinião pública não entende estes benefícios ao infractor e a integridade do futebol não ganha nada com as sistémicas branduras disciplinares.

Chegaram-me muitas reacções aos comentários que fiz na SIC Notícias, sobre o castigo federativo aplicado a Jorge Jesus, aplicado mediante um acordo entre o treinador dos encarnados e a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (CII). Conhecia o acórdão do CD da FPF e estava informado sobre as bases em que assentava o acordo conjunto de sanção a aplicar sob a forma de processo especial abreviado que a CII e o treinador do Benfica haviam realizado.

Trata-se de uma decisão polémica, porque o mês de suspensão aplicado pelo CD da FPF, que resulta da homologação do acordo subscrito pela CII e por Jorge Jesus, não tem correspondência com as imagens vistas e revistas, através da televisão, dos acontecimentos em Guimarães em que o treinador do Benfica se assumiu como principal protagonista. Como é isso possível então?

No decurso da instrução, Jorge Jesus apresentou requerimento nos termos previstos no artigo 252 do Regulamento Disciplinar, que lhe permitia acordar na sanção aplicável aos factos indiciados no processo. Perante este requerimento (base legal), a CII considerou estarem reunidos todos os requisitos para a aplicação da sanção prevista no art. 136 (lesão da honra e reputação), cuja suspensão se acha entre o mínimo de um mês e o máximo de um ano. E porquê? Porque Jorge Jesus acedeu em concordar que, mesmo de forma indevida, tentou ajudar o adepto em tronco nu (que todos vimos nas imagens) a regressar às bancadas. Os inquiridos em sede de instrução confessaram uma certa indignação ao 'tratamento desigualitário" que estava a ser dado àquele adepto e que a conduta de Jorge Jesus havia sido motivada por essa indignação, face ao excesso de força utilizado pelas forças de segurança.

Por que razão foi aplicado o art. 136 ("Lesão da honra e da reputação") e não o 131 ("Agressões")? Porque o art. 131 refere que à agressão deve estar subjacente um acto voluntário. A conclusão foi no sentido de não se lograr a convicção de que houve vontade de Jorge Jesus em agredir. Não houve "ânimo de agredir"; ao invés - pode ler-se no acordo - "aquilo a que o arguido dirigia a sua vontade não era a agressão de outra pessoa, mas antes a 'libertação' de alguém que achou estar a ser sujeito a uma força excessiva e lhe pedia ajuda".

Perguntam os leitores: mas então, neste caso, perante os antecedentes disciplinares do treinador do Benfica, não há reincidência e, como tal, agravamento da pena? Há. Na verdade, Jorge Jesus, em função de ter sido castigado em 2011/12, deveria ter sido sancionado com um mínimo de dois meses de suspensão, mas pelo facto de ser treinador (beneficia de uma redução "a um quarto") e de ter confessado a factualidade acima descrita, à CII afigurou-se adequada a aplicação de uma sanção de 30 dias de suspensão, considerando o princípio da proporcionalidade.

Em síntese: é possível que Jorge Jesus tenha "cegado" e não se tenha apercebido da gravidade dos actos que perpetrou em Guimarães, na noite de 22 de Setembro. O contexto em que ele se encontrava, sob enorme pressão, no seguimento do "caso Cardozo", com os adeptos a optar pelo apoio ao paraguaio, não o colocava numa posição de estabilidade emocional. Mas isso não invalida o reconhecimento da factualidade. Jorge Jesus é um grande treinador, mas a justiça desportiva não pode continuar a arranjar expedientes para o proteger. Dos actos e das declarações. Já são muitos os exemplos contraproducentes, que penalizam a sua imagem e a do clube encarnado.

Sem a "colaboração" da CII, Jorge Jesus não escaparia a um mínimo de 3 meses de suspensão.

Assim, e num processo relativamente célere (apontei sempre para este prazo, ao contrário de Pinto da Costa que fez declarações em sentido contrário, prevendo que o castigo só sairia lá para o Verão), o Benfica não contará com o seu técnico no jogo de hoje com o Sp. Braga, e ainda com o Rio Ave, Arouca e Olhanense. Sem dúvida, um mal menor.

NOTA - O DN de sexta-feira utilizava uma "fonte do Benfica" para desmentir a notícia em primeira mão que havia dado no Tempo Extra da Sic Notícias, segundo a qual o castigo de Jorge Jesus tinha sido acordado com a CII, no âmbito de um mecanismo regulamentar. Oficialmente, no Benfica, ninguém o assumiu porque era impossível fazê-lo. O relator do acórdão escreve, inclusive que por princípio a sua posição é "contrária a este tipo de negociação". Negociação, sim. Acordo, sim. O DN foi enganado e não lhe teria ficado mal reparar o erro. 


- Rui Santos, jornal Record, 23 de Novembro de 2013

9 comentários:

  1. Se fosse eu a meter as mãos na cara de um policia ainda gostava de saber qual seria o meu castigo..mas adiante,por mim até pode ficar na bancada pra sempre,esse ajoelhado derrotado chulo e chantagista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha...olha.... o rui, aliás o pai do Tozé anda desencabrestado por esses blogues fora a tentar mitigar a dor que o acompanha deste que soube que o Tozé, o filho, é gay e já não bastava ser corno agora com filho gay às costas.Tenham dó, ele não diz coisa com coisa embora continue a bater com a cornadura em cada parede que encontra...depois de corno, chulo e azeiteiro só lhe falta virar paneleiro...tenham dó ....coitado!!!

      Eliminar
    2. Mas ó ruizinho tu não és uma pessoa, não és humano, tu és um animal irracional e demente e por isso tens de ser tratado como tal. Ao pontapé! Panasca de merda!

      Eliminar
    3. Vai ao cu ao irmão do teu tio

      Eliminar
  2. Dito isto eu só gostava de me ter cruzado com o boi santos na terça feira passada.
    Deixei de ver a merda do programa dele á quase 2 anos mas terça meti la so para o ouvir...e la estava ele..com aquela cara de ressabiado.

    Isto ja vem de longe,desde os tempos do sporting,desde que o Paulo Bento assumiu o cargo de selecionador,o Boi anda cego de raiva,não fez outra coisa senão criticar,amesquinhar, e agoirar a seleção.

    Era um regabofe,ano passado era so tiros pro ar,agoiros,dizia ele que dificilmente nos iamos qualificar,depois dizia que no "grupo da morte" secalhar mais valia ficar em casa,que ia ser so derrotas...depois quando chegamos ás meias finais disse e topem este " que secalhar foram as criticas dele que ajudaram a seleção"

    Foi a gota de agua e a partir dai deixei de ver a merda do programa dele,mas ocasionalmente e recentemente la o tenho que ouvir especialmente porque gosto do novo programa play off.

    Exatamente a mesma coisa,não tem feito mais nada senão mandar abaixo e agoirar.
    Pois terça feira,voltou novamente a meter o rabo entre as pernas e a calar o bico.
    Estava zangado pois claro que estava,não tenho muitas duvidas que o Boi o desejo dele era o fracasso da seleção,só para ele se poder por em bicos de pes na sua cadeirinha a gritar eu tenho razão..eu tenho razão.

    Mas não tens razão nenhuma amigo santos,a seleção este seculo deu grandes alegrias aos portugueses,nunca falhou nenhum europeu nem mundial e em todos eles teve prestações mais que honrosas. Guarda a viola...

    E aproveita desfaz uma aspirinazinha num copinho de agua..."tipo aquela do anuncio ao teu programa" e bebe....bebe tudo meu menino.

    ResponderEliminar
  3. Ainda vai engolir muitos sapos esse santinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha...olha.... o rui, aliás o pai do Tozé anda desencabrestado por esses blogues fora a tentar mitigar a dor que o acompanha deste que soube que o Tozé, o filho, é gay e já não bastava ser corno agora com filho gay às costas.Tenham dó, ele não diz coisa com coisa embora continue a bater com a cornadura em cada parede que encontra...depois de corno, chulo e azeiteiro só lhe falta virar paneleiro...tenham dó ....coitado!!!

      Eliminar
    2. Vira o disco toca o mesmo.Es tão burro e tão estupido que uma vez até te esqueceste de meter em anonimo. Não sei para que te escondes oh jose lemos cavalgadura burro ordinario

      Eliminar
    3. ruizeco sua bicha maluca e fetichista anti tudo o que é SL Benfica, e quem sou eu sua Maya de pacotilha?

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!