domingo, 10 de novembro de 2013

Vítor Serpa sobre o derby da Taça: Deslumbrante espectáculo de futebol


Um derby histórico! Golos, casos, emoção permanente, intensidade eletrizante, entrega total, espetáculo com direito a meia hora de continuado encantamento, paixão febril nas bancadas, lances de maravilhosa fantasia, jogadores exuberantes na arte de jogar futebol, fantásticas explosões de alegria. Este, senhores, ainda mais do que um derby histórico será, certamente, um derby que ficará para a história dos derbies e do futebol português.

São jogos destes - é importante dizê-lo - que alimentam o futebol por muitos e bons anos. São jogos destes que dão ao futebol uma expressão universal. Este Benfica-Sporting foi um espetáculo deslumbrante. Um jogo de compêndio que irá perdurar na memória daqueles que o viram e daqueles que o vão ouvir contar. É um daqueles jogos que devia começar sempre por «Era uma vez...» como nas histórias de contos de fadas ou de cavaleiros andantes, heróis de façanhas improváveis, que se tornam místicos e eternos.

É curioso que, antes do jogo, muita gente falou sobre a questão de tirar dúvidas sobre se o Benfica estaria, mesmo, a subir de qualidade e de capacidade competitiva e se o Sporting confirmava, ou não, o salto súbito e inesperado para o regresso a uma grandeza que ainda se julgava distante.

Tudo comprovadíssimo. O crescimento do Benfica (exceto nessa pequena-grande questão das bolas paradas) e o pleníssimo direito do Sporting se reclamar da mesma dimensão dos maiores do futebol português.
Foi, aliás, por essa prova comprovada que se deu o fantástico esplendor de um jogo memorável.

Venceu o Benfica, por ironia do destino, num lance que o jogo nem sequer mereceu. Mas venceu, acima de tudo, o futebol. Pena, muita pena, mesmo, que este enorme Sporting tenha ficado desde já afastado da Taça. Se há jogos que mereciam ter só vencedores, este, sem dúvida, era um deles. 

-Vítor Serpa, jornal A Bola, 10 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!