segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pedro Ferreira: Texto brilhante sobre a violência no desporto



Grupos organizados promovem violência gratuita, planeada e anunciada. Utilizam o Futebol para dar azo a violência extremada e actos criminosos perpetrados em público com direito a visibilidade mediática. 


A recorrência destes crimes é cada vez maior. Uns publicam livros a vangloriarem-se dos crimes, dão entrevistas e transforma-se em personagens periféricas ao Desporto com influência directa nos resultados desportivos. 

Outros são conhecidos nos "bas-fond" como elementos ligados directamente à criminalidade organizada e em larga escala. Alguns servem de guarda pretoriana a dirigentes desportivos que fazem da corrupção uma bandeira. 

Comum a todos é sensação de completa impunidade de que gozam. Comum a todos é o aproveitamento que fazem da desculpabilização pública que se segue à violência. Tudo é desculpado na relativização da violência. 

Relativiza-se a morte de um adepto num estádio; relativiza-se o apedrejamento selvático do autocarro de um Clube à entrada de um estádio; relativiza-se a tentativa de homicídio de um presidente de um Clube com o apedrejamento do carro em plena auto-estrada; relativiza-se o fogo posto na bancada de um Estádio; relativiza-se o arremesso de bolas de golfe aos autocarros dos clubes e aos futebolistas no relvado; relativizam-se as agressões públicas a jornalistas que retiram as queixas por falta de proteção... 

Tudo isto se relativiza desde que se relativizou a violência encomendada de um tristemente famoso Abel em tempos idos. Tudo isto se relativiza com o mesmo à vontade com que se relativiza a corrupção desportiva e as provas escutadas da mesma. 

Tudo isto se relativiza ao ponto de hoje em dia conceitos como "estado de direito", "democracia" e "valores civilizacionais" serem umas coisitas relativas e pouco significantes perante o valor absoluto e inquestionável do regabofe assumido com fina ironia no Futebol português. 

- Pedro Ferreira, jornal 'O Benfica', 1 de Novembro de 2013

1 comentário:

  1. Um excelente texto que peca só por uma questão, deveria também referir casos em que energúmenos que se dizem do Benfica também fizeram porcaria por este país afora.

    Sou Benfiquista, mas se há questão em que para mim a 'merda' é a mesma é nos casos de violência gratuita e vergonhosa destes selvagens que se dizem fãs de futebol.

    PS: com isto não quero escamotear a desonestidade e podridão que vem dos dirigentes do clube da fruta e que estão directamente relacionados com a escumalha dos super cagões.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!